É cada vez mais difícil encontrar no nosso dia a dia qualquer atividade onde não se está permeado de propagandas, discursos de marketing e vendas, sendo assim o marketing passa a estudar cada vez mais como vender, um desses esforços são as neurovendas.
Por muito tempo, a grande questão quando se falava em marketing era a capacidade dos formatos de se impactar mais pessoas em seu dia a dia, acontece que a internet e por consequência, o marketing digital resolveu com bastante eficiência essa questão.
Em redes sociais, anúncios, inbound marketing ou qualquer estratégia contemporânea de marketing que pode ser vista no dia a dia de um usuário conectado, ter que chegar até o público é muito fácil, simples e até com poucos recursos, possível.
A grande questão do momento para uma empresa de secador de ar para compressor, passa a ser como essas peças publicitárias podem se tornar cada vez mais eficientes e a resposta foi se desenvolvendo dentro e fora do marketing.
Algumas das soluções encontradas compreendem o entendimento de que para vender mais para as pessoas seria preciso conhecer esse público, seu comportamento e como sua mente funciona, a partir disso se elaboram os conceitos de neuromarketing e neurovendas.
Esses dois conceitos muitas vezes são trabalhados em conjunto dentro de um guarda chuva maior, normalmente chamado de neuromarketing, mas é preciso entender como a mente interfere de diferentes formas nos dois ideais.
Em linhas gerais, as estratégias buscaram na ciência uma compreensão do cérebro humano e sua interação com o mundo, os princípios, gatilhos e formatos de produtos que os tornam mais atrativos e competitivos para os determinados públicos.
Com uma estratégia baseada na neurociência, seja para vendas ou para o marketing, um produto feito à base de resina epóxi incolor para piso pode ser percebido com muito mais valor por seus consumidores.
O que é neurovendas?
É possível entender neurovendas como um conjunto de conceitos e técnicas que mesclam conhecimentos de marketing e de ciência, em especial, a neurociência para gerar elos de aproximação entre o consumidor e o valor ofertado pela empresa.
O termo surgiu nos Estados Unidos com o nome de neurosales a partir de um conjunto de estratégias que visam vender mais a partir de insights gerados no estudo do funcionamento do cérebro humano e nas condições que levam uma pessoa a concluir uma compra.
Por mais que a estratégia de neurovendas esteja muito relacionada a compras motivadas pelo desejo ou até pelo impulso.
Sendo essas, características típicas das vendas B2C, onde empresas vendem para o consumidor final, também pode ser aplicada no B2B, de empresas para empresas
No caso de uma marca de tratamento de concreto aparente que realiza serviços e oferece seus produtos para outras empresas, o uso de neurovendas passa a ser mais complexo, aparecendo no momento da negociação entre o vendedor e o gestor do cliente.
Por mais que o nome dê essa impressão, o neuromarketing não é sobre iludir, ludibriar ou até hipnotizar seu público para garantir vendas mais fáceis e lucrativas, mas sim entender de acordo do o perfil dos clientes, como aprimorar a proposta de valor da marca.
A partir dos estudos de comportamento, pesquisa e testes em laboratórios, a empresa pode através do conceito de neurovendas não só adaptar seu discurso como seu produto em si e também seu formato de valor e de valor percebido pelo público.
Na prática, a estratégia de neurovendas pode ser vista no dia a dia de vários tipos de empresas de serviços e produtos por meio de gatilhos mentais, ou seja, as ações buscam despertar certos estímulos que induzem o público consumidor a realizar a compra.
O que é neuromarketing?
Por sua vez, o neuromarketing é marcado por um estudo semelhante, mas não relacionado de forma direta com as vendas em si, mas com a atração e fidelização do público consumidor, ao invés de convencer a comprar, o neuromarketing cria uma preferência.
O neuromarketing também é importante por trazer a percepção para uma clínica especializada em vaginoplastia labioplastia de quando um cliente passa a confiar e preferir o trabalho da sua empresa em detrimento de outras marcas.
De forma geral, o neuromarketing opera no dia a dia do setor de marketing respondendo algumas perguntas que cumprem funções essenciais em qualquer estratégia de marketing, esses questionamentos devem ditar o posicionamento da marca em questões como:
Identificar o que leva um consumidor a preferir um produto;
O que faz um comprador escolher uma empresa;
Como o consumidor pode gastar mais e estar mais satisfeito;
Qual o formato de produto mais atrativo para o consumidor.
Em linhas gerais o neuromarketing se aplica na realidade quando uma empresa de portão de alumínio com vidro passa a aplicar na sua comunicação os conceitos que mais geram retorno do seu público a partir dos estímulos e gatilhos utilizados.
Como toda forma de ciência, os reflexos do discurso de marketing no cérebro podem ser testados, comprovados e avaliados.
Dentro de laboratórios, cientistas medem a atividade cerebral, a localização da atividade e a velocidade de resposta a partir de exames clínicos.
Para compreender a importância do neuromarketing, é preciso compreender que o processo de convencimento é tanto impulsivo quanto racional, acontece que quando a racionalidade entra em cena, a chance de se concluir a venda é menor.
Os mesmos gatilhos que podem definir uma venda, também podem afastar o cliente da decisão quando mal utilizado, por essa condição é necessário entender o funcionamento dessas ferramentas e a importância delas na estratégia de marketing.
Quais os resultados das duas estratégias
Por mais que os nomes assustem, os experimentos relacionados ao neuromarketing e ao conceito de neuro vendas é mais simples que o preparo de amostras para análise de compostos orgânicos e pode ser observado na realidade do seu dia a dia.
Agora é importante entender como as estratégias de neurovendas e neuromarketing atuam na rotina da empresa e quais são as suas vantagens, apesar de não ser uma fórmula mágica, esses conceitos ajudam a entender o comportamento do seu público.
Com isso, já é possível compreender que um dos benefícios dessas ferramentas é um aprofundamento do entendimento de quem é o consumidor de uma empresa de insulfilm residencial. Quais são os seus desejos e como eles melhor se conectam com marcas.
Quando uma empresa aplica estratégias e técnicas focadas em neurovendas e neuromarketing, a persona dessa empresa passa a ter mais profundidade, passa a ter necessidades, preferências e estímulos mais eficientes.
Todo esse processo inclui duas ações diferentes, mais diretamente relacionadas aos gatilhos mentais e a neurociência.
Enquanto se estuda os gatilhos mentais que podem ser úteis para o seu negócio. É importante, refinar sua proposta de venda e de marketing da marca.
lembrando que uma empresa de laudo NR 24 que utiliza as técnicas de neuromarketing e neurovendas, garante além de um aumento no seu faturamento um maior refino de seu produto final, com mais qualidade e conexão com as demandas do público.
A experiência de uma empresa que utiliza essas duas técnicas é muito mais satisfatória para os seus consumidores do que a proposta de valor oferecida por outras empresas, a consequência disso é o aumento considerável da fidelização dos clientes.
Nos melhores cases de sucesso desse conjunto de conceitos e técnicas, é possível compreender como uma marca se fortalece ao buscar entender não só quem é o seu cliente mas como a mente dele funciona e o que faz ele tomar uma decisão ou não no dia a dia.
Essas técnicas são utilizadas nos mais altos escalões do mercado por empresas que apresentam esses conceitos e se tornam referências absolutas nas suas determinadas áreas de atuação.
Considerações finais
Todos os dias as empresas dos mais diversos nichos de atuação ou de diferentes portes buscam diferentes formas de se destacar diante da concorrência, vender mais e alcançar mais clientes com alta eficiência em vendas.
Com esses esforços, as empresas e os especialistas em vendas em marketing buscaram respostas fora do tradicional dessas duas áreas de conhecimento, uma das formas que mais apresentaram resultados é a combinação de conceitos científicos com a neurologia.
Especialistas em marketing e vendas se uniram com cientistas para entender o funcionamento do cérebro e como ele atua no dia a dia e na relação das pessoas com as empresas e suas propostas de valor.
A partir desse entendimento as empresas desenvolvem técnicas que utilizam gatilhos mentais e técnicas de persuasão para aumentar sua capacidade de vendas a partir do conhecimento das demandas e dos pontos de contato mais eficientes para esses clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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