Google Ads para e-commerce: saiba como fazer campanhas de sucesso



As plataformas de e-commerce desde sempre buscam meios de divulgar seus produtos online de uma forma mais rápida e segmentada, e o maior recurso para atingir o sucesso nesses objetivos é o Google Ads.

Essa plataforma de anúncios criada pela empresa Google é usada para fazer campanhas de links patrocinados na internet.

Os anúncios podem ser exibidos em uma série de canais, e essa cobrança pode acabar sendo feita por cliques ou algumas outras opções.

É inegável que o Google é a maior ferramenta de busca do mundo, mas, nos últimos tempos, tornou-se também a maior plataforma de anúncios da internet.

Trabalhar com essa plataforma é essencial para qualquer estratégia de marketing digital que o e-commerce que vende pote de vidro pequeno tenha.

Com esse pensamento, este artigo explicará a definição de Google Ads e e-commerce, além de apresentar algumas dicas que ajudarão uma campanha a ser um sucesso.

Entenda o que é Google Ads e e-commerce

Como já mencionado, o Google Ads é uma plataforma de anúncios criada pela Google, e seu nome teve uma alteração recentemente, pois antes era conhecida como Adwords.

Com ela, as marcas podem fazer a divulgação de seus produtos e serviços online de uma forma muito mais rápida e mais eficiente.

A principal vantagem para as companhias que usam esse tipo de recurso é que as suas campanhas são exibidas na hora certa para as pessoas que podem realmente se interessar por elas.

Os clientes em potencial de uma fábrica de móvel planejado, por exemplo, podem achar links patrocinados quando pesquisarem sobre os produtos que estão interessados.

As plataformas que usam o e-commerce têm grande necessidade de usar o Google Ads em suas estratégias de marketing. Mas, para entender melhor, é preciso saber o que é o e-commerce.

Um comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce, é um modelo de negócios que foca suas vendas pela internet, desde a divulgação dos itens, até as transações comerciais, tudo é feito online.

Mas mesmo que muitos achem que sim, o conceito de um e-commerce de sucesso vai muito além do que apenas ter um site. Esse tipo de empreendimento deve ter uma estrutura para funcionar de forma totalmente digital, abandonando a necessidade de lojas físicas.

Se uma empresa de e-commerce vendedora de portões automáticos, por exemplo, resolve digitalizar seus processos de venda e atendimento ao público, acaba fazendo isso com outras áreas.

Desde a área de marketing digital e a área de controle de estoque, até a área de controle de finanças e a área de gestão. Ele facilita muito a realização de trabalhos que têm relação com a logística, tornando cada um deles muito mais estratégico.

Vale ressaltar também que, mesmo que muitas pessoas confundam, um e-commerce não é uma loja virtual, ele encobre muito maus processos de comércio, mas não está apenas em sites ou vendendo.

A loja virtual faz parte do e-commerce, mas não se resume apenas à ela, até porque o e-commerce pode vender por vários canais, como:

  • E-mails;

  • Facebook;

  • Instagram;

  • App próprio do negócio.

Por manter um relacionamento com o público somente pela internet, as plataformas de e-commerce devem sempre ficar em boas táticas de marketing digital, e os anúncios pagos não podem ficar fora disso.

Não se deve apenas criar uma campanha e esperar os bons frutos dela, pois quando se fala em usar o Google Ads em uma campanha, é preciso acompanhar todo o andamento dela e alterar o que for precisando.

Como ter sucesso no e-commerce com o Google Ads

Cada campanha de anúncios no Google Ads para e-commerce deve ser feita de acordo com os objetivos que a empresa deseja alcançar. Portanto, é importante citar alguns exemplos de campanhas para se ter sucesso.

1. Anúncios de textos nas pesquisas

Esse tipo de campanha é a mais comum de se achar, pois ela basicamente tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas que estão em busca de produtos e serviços no Google.

Pode ser usada por empresas vendedoras de revestimento fibra de vidro para gerar mais vendas ou aumentar o tráfego de um site, e são fáceis de lidar por se tratar somente de texto.

Nessas campanhas o que ajuda no sucesso é ter um bom estudo de palavras-chave que serão usadas, pois termos mais específicos ajudarão as pessoas a clicarem no anúncio por ter falar sobre o que elas precisam.

2. Campanha de shopping

Essa campanha é muito recomendada para e-commerces terem sucesso, e nos anúncios pode aparecer a imagem de um produto, uma descrição sobre ele e seu preço.

Ela é muito eficaz para os consumidores que estão em uma fase mais avançada da decisão de compras e, em suma, o anunciante só paga por cliques.

Esse tipo de campanha costuma ser usada para a divulgação de lojas virtuais e produtos para atrair o público que tem interesse em comprar.

3. Campanha de Branding

Quando um e-commerce que vende bateria tracionária 24v, e outros itens, quer aumentar o reconhecimento da marca, ele usa o branding.

O Google Ads tem a opção criar campanhas com metas como obter alcance e reconhecimento de marca, o que ajudará a aumentar o tráfego do site e a chamar a atenção das pessoas para interagir com a marca.

Para determinar os locais em que os anúncios vão aparecer, é preciso ter as metas da campanha bem determinadas e estar constantemente avaliando seu andamento.

Nas campanhas com branding também é possível fazer a avaliação de conversões, analisando as pessoas que visualizaram as páginas e não fizeram uma compra.

4. Campanha de remarketing

As campanhas de remarketing visam mostrar os seus anúncios para que as pessoas visitem o site da empresa ou para que usem as aplicações se ela contar com eles.

Quando os usuários saem de um site sem efetuar uma compra, o remarketing tenta garantir que o consumidor tenha novamente o desejo de ir para aquele site e finalizar a compra.

Essas estratégias ajudam muito a aumentar vendas, ter mais alcance no site e a promover a marca de uma maneira ou de outra.

O uso de qualquer uma delas fará com que a campanha da empresa fabricante de sorvetes gourmet seja um sucesso.

Dicas estratégicas para uma campanha ter sucesso

Os sucesso que as campanhas do Google Ads alcançam não são sorte, eles se dão pela maneira como são criadas. E dicas importantes para se obter sucesso em algumas campanhas, são:

1. Defina antes os objetivos da campanha

A primeira coisa que uma campanha deve ter são os seus objetivos bem claros e definidos, pois eles podem variar muito desde o tópico de aumentar a visibilidade da marca, até o número de vendas.

Definir bem o objetivo ajuda a planejar e direcionar melhor a campanha de uma forma mais assertiva, ter o público certo segmentado e ter melhores resultados.

2. Tenha o orçamento bem definido

Um ponto também muito importante quando uma empresa de instalação de persianas sob medida cria uma campanha no Google Ads, é definir o orçamento para os anúncios.

O Google Ads escolhe os anúncios em uma espécie de leilão. Nele, cada anunciante oferece o quanto quer ou pode pagar pelo espaço.

Existem três tipos de sistema para o lance: o CPC (custo por clique), o CPA (custo por aquisição) e o CPM (custo por mil impressões).

No CPC, é cobrado quando o usuário clica no anúncio, no CPA é pago toda vez que fizer uma venda e no CPM é pago toda vez que o anúncio for exibido mil vezes.

3. Trabalhe na segmentação dos anúncios

Quando uma fabricante de reator de vidro encamisado cria anúncios pelo Google Ads, uma das vantagens mais chamativas é a possibilidade de direcionar as campanhas para o público-alvo.

Uma boa segmentação dos anúncios que considere o perfil dos clientes da marca é a melhor pedida para a empresa que tem esse tipo de objetivo.

Supondo que o propósito seja engajar mais as vendas da marca, uma nova dica é focar em campanhas de remarketing, assim, se torna possível direcionar os anúncios para pessoas que já mostraram interesse na marca antes.

Considerações finais

O Google Ads sendo a plataforma principal de anúncios hoje em dia deixa claro que para um e-commerce ele é essencial, pois é um modelo que segue estratégias 100% digitais.

As práticas orgânicas como as estratégias de SEO podem ser muito úteis para um e-commerce, mas nenhuma empresa deve descartar investir em anúncios pagos para ter resultados mais rápidos.

Esteja sempre monitorando e buscando formas de otimizar sempre que possível os anúncios e a campanha em si, só assim será possível garantir que a estratégia do Google Ads para o e-commerce seja realmente um sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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