Muito se fala sobre construir um posicionamento na internet, e para que isso aconteça, é necessário trabalhar com diferentes canais digitais.
Dentre os mais usados pelas marcas estão as redes sociais, pois promovem engajamento e interação.
Essas plataformas foram criadas originalmente com a intenção de conectar pessoas, mas elas se popularizaram muito e logo as empresas perceberam sua importância para divulgar produtos e serviços.
Hoje em dia, não encontrar um negócio nas redes sociais chega a levantar dúvidas a respeito de sua credibilidade e até mesmo sua idoneidade. Só que não basta apenas criar um perfil para a empresa, é necessário mantê-lo ativo.
É dessa forma que ele vai colaborar com as estratégias de marketing digital e colaborar com o posicionamento da organização nesse meio. Só que os empreendedores que estão começando agora precisam disputar espaço.
Ao mesmo tempo em que o marketing digital e seus canais democratizaram a divulgação de produtos e serviços, também aumentaram a concorrência. Ter um bom posicionamento é necessário para se destacar.
Neste artigo, vamos mostrar as vantagens e desvantagens de criar posicionamento nas redes sociais, como ele aumenta o crescimento dos dados da empresa e como conquistá-lo.
Vantagens e desvantagens do posicionamento nas redes
Construir o posicionamento de uma marca nas redes sociais tem suas vantagens e desvantagens. Em primeiro lugar, elas são vantajosas porque economizam tempo e dinheiro, pois suas configurações são simples e é possível publicar gratuitamente.
Outra vantagem inquestionável é que promove o relacionamento com o consumidor, algo fundamental porque as pessoas desejam se relacionar com as marcas antes de comprar e depois de fazer uma aquisição.
Antes da compra, uma empresa de vistorias veiculares pode usar essas plataformas para atrair o cliente, e depois de vender, elas serão úteis no processo de fidelização.
Por fim, um bom posicionamento também resulta no crescimento da companhia, tendo em vista que o Brasil é um dos países que mais utilizam as redes sociais no mundo.
Estar presente nelas é uma forma de mostrar para os clientes que seu negócio se preocupa com sua opinião, possibilita que eles compreendam um pouco mais sobre a marca e ainda aumenta a sua credibilidade.
Entretanto, essa prática também traz algumas desvantagens. Uma delas é que esses canais funcionam como um tipo de fórum aberto, onde as pessoas podem compartilhar suas opiniões e discutirem sobre um assunto.
Nesse contexto, qualquer tipo de comentário vai ficar visível para outros usuários, o que significa que um cliente insatisfeito vai expor sua insatisfação para outros potenciais clientes.
Em comparação com outros canais, como o site, o blog e o e-mail, as redes sociais possuem menos funcionalidades e são mais limitadas em relação à postagem de conteúdo.
Por exemplo, se uma loja quiser impulsionar um conteúdo sobre cortina de lona de enrolar, precisa investir, caso contrário, a publicação só vai aparecer para quem a plataforma achar que deve exibir.
Por fim, se a companhia não tem intenção de produzir conteúdos regularmente, simplesmente não vale a pena estar presente nesses sites.
Os usuários procuram conteúdos diários, assim sendo, é necessário manter o perfil sempre atualizado, o que demanda tempo, dinheiro e esforço.
Como o posicionamento cresce nos dados da empresa?
Muitos gestores e empreendedores já perceberam que a internet traz um mundo de oportunidades e a integração pode acontecer por meio das redes sociais.
A união entre a tecnologia móvel, como no caso dos smartphones e tablets, aumenta ainda mais o alcance dos contatos. Os usuários têm participação ativa e interagem entre eles e os recursos atuais também aumentam a confiança nas compras digitais.
Essas plataformas também são ótimas para promover o marketing viral, o que acaba trazendo mais visibilidade para as páginas do negócio, como no caso do site institucional.
Todos os anos, um fabricante de isolador para barramento tem acesso a oportunidades em diferentes plataformas, sendo as mais usadas no país, como:
Facebook;
Instagram;
YouTube;
Twitter;
LinkedIn.
Qualquer negócio que queira crescer, precisa garantir sua presença na web. Por exemplo, ao criar um perfil no Facebook, a organização consegue criar uma imagem melhor de si mesma, mas é importante que seja um espaço profissional.
Da mesma forma, quem atua como autônomo precisa pensar em maneiras inteligentes de difundir seus produtos e serviços. Independentemente de qual seja a sua situação, é possível trabalhar com anúncios e publicações de diferentes tipos.
Um exemplo disso são os eventos, que nada mais são do que difundir um conteúdo enquanto ele ainda está acontecendo. Mas, para trabalhar com eles, é necessário conhecer o interesse da audiência previamente.
Agora, se um fabricante de lavadora de piso profissional criou uma conta no Twitter, precisa estar sempre ativo e interagir com os demais usuários. Esta é uma excelente plataforma para difundir notícias e manter o público bem informado.
Se ele for usado da maneira correta, consegue melhorar a imagem do negócio rapidamente. Quanto ao YouTube, é indiscutivelmente uma excelente plataforma de marketing social.
Você pode, por exemplo, transformar as postagens do blog em um conteúdo em formato de vídeo. Os vídeos costumam ser o formato preferido das pessoas porque são mais didáticos e fáceis de compreender.
A marca consegue fornecer mais informações sobre seus produtos e serviços e sobre assuntos que são do interesse da audiência.
Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber construir o posicionamento do seu negócio nas redes sociais.
Como construir posicionamento nas redes sociais
Uma auto peça precisa investir em algumas estratégias para construir um bom posicionamento nas redes sociais. Dentre elas estão:
Estabelecer uma comunicação pessoal
As redes sociais foram criadas para promover a interação e a troca de informações entre as pessoas, mas existem muitas empresas que utilizam essas plataformas para negociar, vender e se posicionar.
Elas são bem-sucedidas porque descobriram o jeito certo de construir esse posicionamento, que nada mais é do que investir na humanização de suas estratégias de marketing.
Isso acontece por meio de uma comunicação aberta e um comportamento humano, fazendo com que os usuários sintam que estão interagindo com outra pessoa e não apenas com o nome de uma companhia.
Em outras palavras, evite uma comunicação extremamente formal ou extremamente informal. O ponto de equilíbrio consiste em encontrar a maneira certa de falar com as pessoas que se interessam por seus produtos e serviços.
Enquanto um escritório de advocacia precisa adotar uma linguagem mais formal e uma posição mais séria, um buffet com foco em festas de debutante pode adotar um comportamento diferente, pois atua em outros segmentos.
Criar uma persona
Seu negócio só vai conseguir se comunicar com as pessoas do jeito certo quando criar a persona, que nada mais é do que um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal.
Por meio de pesquisas com pessoas que já compram com você, é possível definir algumas características, como profissão, idade, gênero, escolaridade, estado civil, problemas, desejos e necessidades.
A persona não serve apenas para conquistar um bom posicionamento nas redes sociais, mas também para direcionar todas as outras estratégias de marketing digital.
Posicionar-se em questões sociais
Hoje em dia, é muito comum que as pessoas deixem de comprar com uma marca por conta de seu posicionamento social ou político, mas é muito importante saber fazer isso.
Nem sempre a neutralidade é válida e segura, pois a omissão diante de alguns aspectos pode levar ao boicote, já que o negócio pode ser visto como conivente.
O ideal é que uma empresa de medicina do trabalho escolha bem as questões que vai defender, analisando os temas e de que maneira seu público se posiciona sobre eles.
Um dos temas mais escolhidos pelas empresas é o meio ambiente, afinal, defender com unhas e dentes o ecossistema é fundamental para a sobrevivência de todas as espécies que existem no planeta.
Ao invés de ser omisso, procure uma causa que seja do interesse de todos, independentemente de religião, orientação sexual ou etnia.
Ao fazer isso, um fabricante de peruca full lace humana cacheada mostra que se preocupa com questões importantes, sem defender apenas um lado.
Considerações finais
Portanto, as redes sociais são ferramentas imprescindíveis para as estratégias de marketing digital, por isso, devem fazer parte do seu planejamento e de seus investimentos.
Construir um bom posicionamento requer investir em algumas práticas valiosas e que fazem toda a diferença para a imagem da marca nesses canais.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e de que maneira seu negócio pode trabalhá-lo para alcançar excelentes resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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