TikTok Ads: Funcionamento, custos e processo de análise



O TikTok é uma rede social que surgiu em 2018 e não para de crescer. Na época de seu lançamento, era apenas uma plataforma de vídeos onde os usuários compartilhavam clipes curtos dublando alguma coisa ou fazendo coreografias.

Isso conquistou a internet e desde então essa rede social cresce continuamente, trazendo vídeos dos mais variados tipos, além de ser o local ideal para explorar todo o potencial criativo das organizações.

Para se ter uma ideia, o crescimento do TikTok desde 2018 alcançou a marca de 800%, e atualmente, ele conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos. Analisando esse aspecto, fica claro que se trata de uma grande oportunidade para os negócios.

As empresas procuram continuamente maneiras de impactar as pessoas e as redes sociais já se mostraram caminhos muito promissores nesse sentido. Elas são ótimos espaços de interação e comunicação, além de excelentes ferramentas de anúncios.

Assim como o Facebook, Instagram e Twitter, agora as marcas podem fazer anúncios no TikTok Ads, mas antes de investir, é importante conhecê-lo.

Neste artigo, vamos explicar sobre o surgimento do TikTok for Business, quais são os custos que o envolvem e mostrar um passo a passo para utilizá-lo.

O surgimento do TikTok for Business

TikTok for Business nada mais é do que uma ferramenta usada pelos profissionais de marketing para criar anúncios nessa rede social. 

A plataforma ajuda os profissionais a criar seus anúncios e a definir vários aspectos para ele, como:

  • Orçamento;

  • Alcance de público;

  • Análise de dados;

  • Tipos de anúncios.

A plataforma já anunciou que seu objetivo é permitir que as organizações soltem sua criatividade, e para isso ensina as empresas a usarem o aplicativo, por meio de um serviço e-learning.

É possível criar diferentes tipos de anúncios nessa rede social, como TopView, In-Feed Ads, Branded Hashtags, Brand Takeovers, Branded Effects.

Independentemente do tipo de anúncio que um fabricante de móveis para dormitórios infantis queira criar, é muito fácil trabalhar com essa plataforma.

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é criar uma conta empresarial para que possa gerenciar, montar e monitorar os anúncios. Feito isso, ela vai descrever suas informações e o tipo de pagamento que deseja fazer.

Existem dois modos de criá-los, sendo o simplificado e o personalizado, e nas duas opções, o anunciante monta a campanha seguindo um passo a passo.

Primeiro é necessário esboçá-la, em seguida, é fundamental definir os grupos de anúncios e após isso começar a criá-los. No modo simplificado, a empresa segue um fluxo simples e direto para criar a campanha e deixa o resto do trabalho para a plataforma.

Agora, se uma empresa de troca de tela de celulares optar pelo modo personalizado, terá total controle sobre seus anúncios e acesso a opções avançadas de personalização, como no caso dos testes A/B, interações do criador, entre outros.

É importante dizer que a escolha dos modos não é algo permanente, ou seja, a empresa pode mudar sempre que quiser.

Quais os custos para anunciar?

Para fazer qualquer tipo de anúncio pago na internet, é necessário dispor de um orçamento, e com o TikTok não é diferente.

O anunciante pode selecionar um orçamento diário ou vitalício e essa opção pode ser alterada a qualquer momento durante a execução da campanha.

Atualmente, é necessário dispor de um orçamento mínimo diário para o nível de campanha. Para criar grupos de anúncios, o orçamento deve ultrapassar uma certa quantia de 20 dólares por dia.

O custo por anúncio não é divulgado pela plataforma, entretanto, ao acessá-la, você vai encontrar todas as informações, caso queira criar suas campanhas dessa forma. 

Entretanto, é importante dizer que os valores estão abaixo do que é cobrado pelo Facebook e o Instagram.

Além disso, um fabricante de kit elevatório para churrasqueira pode escolher entre diferentes estratégias de lances otimizados para objetivos específicos.

Como criar anúncios no TikTok?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o TikTok e de que maneira funcionam os anúncios por meio dele, vamos mostrar um passo a passo simples para criar as campanhas. Veja:

Criar uma conta

A primeira coisa que a empresa precisa fazer é criar uma conta para ter acesso ao TikTok Ads, bem como todos os recursos oferecidos pela plataforma, como análise de métricas, informações sobre o público e as ferramentas de criação.

Depois de preencher todas as informações solicitadas sobre o negócio, como segmento, localização e o tipo de produto ou serviço que quer promover, a plataforma vai fazer uma análise para aprovar o perfil.

Definir o objetivo da campanha

Assim como acontece com qualquer outra rede social, é muito importante definir os objetivos da sua campanha.

Um fornecedor sorvete pode querer direcionar tráfego para seu site, aumentar o número de downloads do aplicativo, melhorar as vendas pela internet e atrair potenciais clientes.

Segmentar o público

Agora que você já sabe qual é o objetivo do negócio, chegou o momento de segmentar o público-alvo das campanhas. A segmentação ocorre por meio de critérios, como:

  • Gênero;

  • Idade;

  • Localização;

  • Interesses;

  • Comportamentos;

  • Tipos de dispositivo.

A empresa pode criar públicos personalizados ou públicos semelhantes, sendo a segunda opção uma forma de atingir usuários similares aos clientes que compram com ela.

Definir o orçamento

Para definir o orçamento, é necessário escolher entre as opções diário ou total e estabelecer uma data de início para os anúncios.

O negócio também pode modificar ou pausar os investimentos a qualquer momento, o que ajuda a fazer as correções necessárias para otimizar os anúncios.

Escolher um formato

Para criar os anúncios, é necessário fazer o upload dos arquivos de propriedade da empresa ou criar algo totalmente novo, por meio da ferramenta de criação da rede social.

Como falamos anteriormente, uma empresa especializada em acabamento piscinas de fibra pode escolher entre diferentes formatos. No Top View, o vídeo é exibido em tela cheia, assim que o usuário inicia o aplicativo.

A opção In-Feed Ads são anúncios em tela cheia e com som, muito semelhantes aos vídeos publicados organicamente na plataforma.

Quanto ao Branded Hashtag Challenge, a empresa lança desafios para incentivar os usuários a participarem.

Por fim, o Branded Effects possibilita que as marcas personalizem diferentes recursos interativos, como filtros e efeitos especiais, o que aumenta o nível de engajamento.

Analisar os resultados

Quando se trata de marketing digital, uma das etapas mais importantes é analisar os resultados das campanhas, e ao criar anúncios no TikTok, a análise não deixa de ser necessária.

Por meio dele, um fabricante de caixa box personalizada tem acesso a ferramentas de gerenciamento que ajudam a acompanhar e analisar o desempenho dos anúncios.

Fazer testes, a organização obtém todas as informações que precisa para otimizar suas campanhas e melhorar suas estratégias continuamente.

Criar anúncios divertidos

Como dica final, para se dar bem nessa rede social, é fundamental investir em anúncios divertidos, justamente por isso, o TikTok é mais voltado para certos segmentos do mercado.

Seu público é majoritariamente composto por pessoas mais jovens, por isso, a essência das campanhas é mais descolada, leve e descontraída.

Uma auto escola deficientes, por exemplo, deve fazer com que suas campanhas sejam sempre criativas e divertidas para a audiência.

Tenha em mente que essa rede social se popularizou e continua crescendo porque é voltada para vídeos curtos, inspiradores e dinâmicos. A maioria das produções são engraçadas e feitas por pessoas bem jovens.

Uma marca que realmente queira conquistar os usuários e formar uma audiência engajada precisa trabalhar com os seus anúncios da mesma forma, caso contrário, eles vão desagradar o público e os resultados não serão satisfatórios.

Ao mesmo tempo, é importante lembrar que as campanhas, por mais que sejam divertidas e descontraídas, precisam estar de acordo com os valores e o posicionamento que a organização deseja alcançar.

Além disso, assim como em outras estratégias de marketing, dentro ou fora das redes sociais, os anúncios de uma empresa de aluguel de ônibus para passeio escolar precisam entregar valor para as pessoas.

Ser uma marca descontraída e leve não é sinônimo de perder a seriedade e o respeito para com o público. Saber equilibrar todas essas características é o segredo para fazer uma campanha de sucesso no TikTok.

Considerações finais

Portanto, estar presente nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia, principalmente nas plataformas que crescem continuamente, como é o caso do TikTok.

As organizações já perceberam todo o potencial desse aplicativo e por conta disso ele mesmo lançou sua ferramenta de anúncios digitais.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre ela e de que maneira trabalhá-la para que suas campanhas sejam um grande sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários