Automação no Instagram: como fazer e quais ferramentas utilizar



A presença de empresas nas redes sociais é cada vez mais essencial e essas plataformas exigem uma atividade constante e imediata, muitas vezes inviável quando feita apenas com o trabalho humano. Para isso, existem as ferramentas de automação

Existem cada vez mais dados na internet, em especial nas redes sociais, ter controle dessas informações é essencial. 

As ferramentas de automação são responsáveis por otimizar processos e aumentar os resultados de cada ação realizada na plataforma. 

Grandes empresas usam as ferramentas de automação para alavancar sua produção e manter a constância junto a coleta de informações, já para pequenos empreendedores essas ferramentas tornam o investimento nas redes sociais mais viável.

Existem ferramentas que podem ser utilizadas por empresas de sinalizações industriais no dia a dia para agilizar processos de postagem com agendamento, interação com o público e o tratamento dos dados para influenciar na gestão de um perfil de redes sociais. 

Esses programas são criados pelas próprias empresas que gerem a plataforma quanto também por parceiros autorizados que desenvolvem aplicações que ajudam no trabalho diário do perfil em acordo com os termos de uso do Instagram. 

Com boa parte do trabalho que pode ser chamado de mecânico de agendamento e respostas das interações sendo feito de forma automática o trabalho humano tanto criativo quanto estratégico pode receber mais atenção por parte da equipe ou do gestor do perfil.

Automatizar os processos faz com que os gestores possam colher mais resultados com menos trabalho e menos tempo dedicado. 

Além de facilitar, essas ferramentas desenvolvem relatórios complexos com informações muito relevantes. 

Ao buscar essas ferramentas, as pessoas também podem encontrar programas que identificam seguidores que retiraram curtidas ou deixaram de ver seu conteúdo, adicionam mais seguidores a sua conta e outras funções que geram punições ao perfil que utilizar. 

Por que automatizar o seu Instagram

Estar presente nas redes sociais deixou de ser uma novidade no cenário comercial ou uma tendência para se tornar uma realidade em diferentes meios de atuação e para empresas de todos os portes. 

Contudo, as estratégias que apresentam os melhores resultados se tratando de redes sociais dependem de uma presença quase que em tempo real, integral e constante, essa                                                                                                                                                                                                      frequência nem sempre é fácil de ser mantida no dia a dia das empresas. 

Essa realidade de falta de tempo é ainda mais grave quando se trata de uma pequena empresa ou um empreendedor que trabalha com rótulos BOPP

Em geral, é nessas empresas que o empreendedor e o gestor acumulam a função de social media com as demais tarefas. 

A automação permite que as empresas possam agilizar diversos processos relacionados ao marketing para empresas dentro das redes sociais. 

A criação de relatórios, o agendamento de postagens e interações automáticas facilitam o dia a dia de trabalho em um perfil. 

Assim, o trabalho se torna realmente integrador e em tempo real, já com as aplicações de automação devidamente utilizadas, é possível que o gestor de redes sociais tenha mais tempo para produzir o conteúdo e até estabelecer um novo processo de criação. 

Uma das questões mais relevantes dentro do cenário de redes sociais é o engajamento, ou seja, para garantir resultados, uma empresa de locação de aparelhos a laser deve manter a audiência ativa no dia a dia com uma rotina de conteúdo e comunicação. 

Com a automação esse processo é muito mais dinâmico e eficiente, em poucos cliques é possível programar posts para toda semana que gerarão engajamento durante todo esse período, independente do tempo dedicado ao perfil durante esse tempo. 

Ações que usam mais as ferramentas de automação

Antes de utilizar qualquer ferramenta de automação nos processos do dia a dia do seu perfil do Instagram, é preciso conhecer as opções, suas possibilidades e quais ferramentas podem, devem ou não devem ser utilizadas para uma empresa de sofás.

Em geral, todas as ferramentas adotadas devem oferecer otimizações nos processos e nunca uma vantagem competitiva do perfil. 

Isso é importante de ser levado em conta uma vez que não é difícil ver programas de aumento de seguidores ou comentários. 

Por mais que essas aplicações ofereçam resultados visuais atrativos, seu perfil pode ser punido na plataforma, tem seu engajamento real reduzido e sua segurança de dados comprometida e não gera resultados de vendas ou de relevância no mercado. 

Para evitar o famoso barato que sai caro, é importante utilizar apenas as ferramentas gratuitas disponibilizadas pelo próprio Instagram e para ferramentas pagas, vale sempre a pena consultar o histórico das empresas em sites de avaliação de consumidores. 

As ferramentas validadas pela rede social e que geram bons resultados quando utilizadas exercem a função de: 

  • Agendamento de posts; 

  • Geração de relatórios de performance do perfil;

  • Respostas rápidas e automáticas ao engajamento; 

  • Indicação de insights e verificação de tráfego do perfil. 

Para usufruir de todos esses pontos no dia a dia do perfil de uma empresa terceirizada de recepcionista é necessário se cadastrar nas plataformas promovidas por gestoras parceiras e fazer as devidas autorizações nas páginas referentes ao próprio Instagram. 

Por mais que o Instagram tenha crescido muito para empresas e dispor de diversas funções desenvolvidas para uso comercial da rede social, é evidente que a interface ainda é muito eficiente para pessoas físicas mas pode ser ineficiente para perfis de empresas. 

As aplicações de automação permitem que empresas tenham as abas de conversa, por exemplo, empresas têm mais conversas e precisam de respostas mais rápidas, além de uma maior organização das diferentes demandas de público. 

Como realizar automações no Instagram

Entendendo os benefícios das aplicações que automatizam funções essenciais do Instagram do dia a dia, resta entender como colocar essas ferramentas a favor do seu perfil, seja de uma pequena loja ou de uma indústria de máquina de lavar piso profissional.

As aplicações fornecidas por terceiros, ou seja, outras empresas que recebem aval do Instagram para desenvolver suas ferramentas em geral cobram pelos serviços, ao menos as mais confiáveis e eficientes, no entanto, costuma-se oferecer planos gratuitos e testes. 

Antes mesmo de fazer qualquer inscrição, o empreendedor que realiza a gestão do perfil de Instagram de um restaurante focado em finger food deve tomar algumas precauções e planejar bem esse uso de ferramentas para equilibrar eficiência e custo benefício. 

Um primeiro passo é compreender quais as ações que demandam mais tempo dos gestores ao longo dos dias, produzir conteúdo, postar nos horários corretos, responder mensagens diretas, estudar as métricas ou interagir nos comentários, todas são possibilidades.

Após identificar qual área da gestão de redes sociais precisa de mais otimização dentro da sua empresa, é possível consultar a disponibilidade de possibilidades de ferramentas para verificar qual atende melhor às demandas com o menor custo ou mais facilidades. 

Por segurança, é importante que mesmo antes da automação, o perfil de Instagram da sua empresa tenha o acesso vinculado a certificação de dois fatores, essa credencial e seu vínculo com o facebook serão exigidos para a inscrição na maioria dessas ferramentas. 

Ao fazer a configuração e a inscrição das ferramentas, é necessário preencher o máximo de informações e validar as autorizações necessárias para o aplicativo funcionar na sua totalidade. 

Por fim, é necessário descobrir o funcionamento de cada ferramenta e realizar testes para otimizar o desempenho das ferramentas ao longo do tempo de uso. 

Considerações finais

Em um mercado cada vez mais competitivo, a demanda por aumentar a produtividade e a eficiência das ações só cresce e junto com ela a capacidade de automação de determinados processos. 

Se até serviços de limpeza podem começar a ser automatizados, as redes sociais não podiam fugir dessa tendência. Quem trabalha com gerenciamento de redes sociais está cada vez mais acostumado a conviver com esse tipo de ferramenta. 

Empresas de grandes orçamentos conseguem realizar uma produção de conteúdo vinte e quatro horas com o máximo de eficiência enquanto as mesmas ferramentas possibilitam que pequenos empreendedores alimentem as suas redes no dia a dia. 

É a partir das ferramentas de automação da plataforma e fornecidas por terceiros que os usuários podem agendar postagens, realizar o atendimento automático, responder comentários e interagir com o seu público. 

Para aplicar essas ferramentas dentro do dia a dia de quem trabalha com Instagram com efetividade é necessário que se conheça a plataforma e verifique que as empresas que fornecem esse serviço cumprem as normas para não prejudicar o seu perfil. 

Pode- se listar diversas vantagens com base na utilidade e na eficiência dessas ferramentas, mas os principais benefícios dessa estratégia estão em permitir que as pessoas foquem seu tempo em potencial estratégico e criativo para aumentar os resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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