Community marketing: por que você deve se atentar a tendência ?


A elaboração de estratégias de marketing é uma tendência em alta a nível mundial, isso se dá devido à assertividade proporcionada pelas técnicas implementadas. 

Por esse motivo, os profissionais e estudiosos desenvolveram métodos adicionais para a área em questão.

Se antes o marketing consistia em anúncios em televisões e jornais, atualmente a frente de atuação deste foi incrementada. O fator se sustenta como um resultado direto dos avanços dos meios de comunicação e da tecnologia.

Além disso, é importante considerar os impactos gerados pelas relações de oferta e demanda, ou seja, o posicionamento do mercado em geral é que sejam desenvolvidas ferramentas para otimizar as vendas de produtos e serviços.

Nesse sentido, o marketing se consolida como um conjunto de ações que viabilizam o alcance de público, aprimorando o engajamento com clientes em potencial para diversas soluções.

Tendo em vista a pluralidade vista no escopo do marketing, pode-se considerar que este é um recurso adaptável e que pode corroborar para o encontro de resultados satisfatórios nas vendas de uniformes

Em conformidade, quando se trata de recursos para potencializar o fluxo de trabalho das empresas, é válido destacar ainda a presença de novos métodos como o community manager.

Porquanto, o marketing é um recurso altamente preciso nas empresas e por esse motivo vem recebendo novas estratégias e procedimentos, vislumbrando o sucesso das empresas e clientes.

Marketing digital: nova estratégia de comunicação

O marketing digital é uma modalidade presente na esfera do marketing, seu funcionamento se dá de maneira semelhante ao modelo tradicional. Todavia, a principal diferença é pelos canais de comunicação utilizados.

Ao analisar os avanços em tecnologia, deve-se compreender que o apelo das empresas e consumidores foi para que o mundo dos negócios se ajustasse para com o uso das soluções online.

Em adição, a internet se apresentou como um mecanismo para trazer velocidade na comunicação entre indivíduos. Com o desenvolvimento de ferramentas como as redes sociais, a comunicação ficou mais simples e rápida.

Ao notar a posição de relevância que a internet possui no cotidiano das pessoas, as organizações aprimoraram as estratégias de contato com o público, surgindo então o marketing digital. 

Cabe validar que o recurso em pauta pode ser implementado em diferentes contextos, sendo aplicável tanto para multinacionais quanto para pequenos negócios locais como um empreendimento que distribui salgados assados.

No entanto, para que o marketing digital possa ter sua funcionalidade garantida, é essencial uma análise interna das efetivas particularidades, considerando ainda o perfil e comportamento de clientes em potencial. 

Saiba o que é o community marketing

O público possui papel fundamental no plano de ação organizacional e por esse motivo foram desenvolvidos métodos no marketing para lidar inteiramente com este público, ou melhor comunidade. Trata-se do community marketing.

Para melhor entendimento do conceito de community marketing, deve-se considerar as etapas de negociação. Durante os processos de venda de toalhas para secar cabelos, por exemplo,  os vendedores devem realizar análise de mercado.

Tal análise é necessária para que a abordagem e repertório utilizados na negociação sejam condizentes com a demanda de clientes e do mercado. Entretanto, para que as vendas sejam concretizadas, são requeridas etapas anteriores.

As etapas que antecedem a negociação são sobremodo invisíveis aos clientes, mas ainda assim altamente importantes para as organizações. Sendo algumas delas:

  • Compra de insumos;

  • Produção;

  • Armazenagem e estoque;

  • Anúncio nos canais de comunicação;

  • Transporte.

Essas são as etapas tradicionalmente vistas nos processos de comercialização de produtos no geral, quando se trata do fornecimento de serviços é importante desconsiderar as etapas de estoque e transporte.

É importante validar ainda que cada empresa possui suas necessidades e objetivos específicos, independente do bem ou serviço que está comercializando. Mas, ainda assim uma “comunidade” é atingida em seus processos.

Logo, o community marketing caracteriza-se como o recurso que atua no gerenciamento do relacionamento com clientes, parceiros e demais agentes envolvidos nos processos de negociação. 

Afinal, o que é uma comunidade no marketing?

O conceito de comunidade aponta diretamente para um grupo de dois ou mais indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum e por isso estabelecem um relacionamento engajado. 

Contextualizando com o marketing, a comunidade pode ser compreendida não só como o público-alvo das estratégias de venda, mas também os demais parceiros envolvidos no processo. 

Entenda como desenvolver o gerenciamento de comunidade

Devido aos desafios encontrados com frequência no mundo corporativo, as vendas propriamente ditas não acontecem de forma linear. Aliás, por esse motivo foram desenvolvidos métodos em marketing.

Apesar de serem áreas distintas, o marketing e vendas são forças complementares, uma vez que seu escopo de continuação prossegue a partir do outro.

Em outras palavras, isso quer dizer que para dispor de fechamentos nos pedidos de instalação de tela para cobrir quadra, é essencial a implementação das estratégias de marketing.

A ausência do marketing no plano estratégico não necessariamente exclui a capacidade dos vendedores em formalizarem vendas. Porém, é primordial considerar aspectos de mercado, os quais inclusive exigiram o desenvolvimento de métodos adicionais.

Questões como as oscilações na economia e as movimentações da concorrência tem tornado os negócios cada vez mais desafiadores. O papel do marketing é promover condições para aprimorar os fechamentos de negócios e parcerias.

Não obstante, dada a importância da comunidade aos negócios, é válido que as empresas realizem o gerenciamento do relacionamento com clientes e parceiros em prol do próprio crescimento comercial e financeiro.

Conheça o modelo SPACES

O gerenciamento de comunidade ou community management é o termo generalista que trata acerca de diferentes tipos de modelos de gestão. 

O modelo SPACES é um método conhecido a nível mundial, porquanto, cabe detalhar seu funcionamento e aplicação no gerenciamento de comunidade de marketing.

Suporte

O modelo de conexão de comunidade no escopo de suporte aponta diretamente para o momento em que os próprios membros de um grupo ou comunidade se ajudam com diferentes dúvidas do dia a dia.

Um exemplo são os fóruns, páginas e grupos nas redes sociais ou específicos de uma marca. Neles, os usuários trocam dicas e recomendações, podendo inclusive sanar problemas básicos com placas de comunicação

Para promover melhor entendimento na comunidade e trabalhar na aproximação da marca ou empresa com o público, é essencial analisar algumas métricas como as taxas de tráfego, perguntas e respostas.

Produto

O gerenciamento de comunidade aplicado no contexto de produto é a etapa que analisa os feedbacks dos clientes e compradores em potencial acerca de uma solução apresentada, o intuito é observar as críticas e elogios.

A análise do indicador em pauta ajuda as organizações no desenvolvimento de novos produtos, como locação cadeira de rodas, garantindo o suprimento da demanda no mercado. 

Aquisição

A esfera da aquisição é a etapa do gerenciamento de comunidade que trabalha diretamente com o engajamento de público.

Pode-se exemplificar o modelo com o trabalho de embaixadores e defensores de marcas, os quais tem o propósito de possibilitar o crescimento de negócios. Essa etapa é responsável por fomentar o desejo de consumo.

Conteúdo e contribuição

Considerando que os negócios são uma via de mão dupla, ou seja, devem ser construídos não só pelo lado da empresa mas também levando em conta o posicionamento e interesse dos consumidores, tal esfera é responsável pela manutenção de protagonismo.

Na análise e gerenciamento de comunidade, é válido compreender os conteúdos e o posicionamento de clientes, principalmente nas redes sociais que são ferramentas primordiais aos negócios. 

O intuito da esfera em pauta é gerar sinergia com a missão, visão e valores de uma marca ou empresa com o público, atribuindo valor com aquilo que está sendo oferecido, válido desde barraquinhas para eventos até produtos alimentícios essenciais.

Engajamento

A etapa do gerenciamento de comunidade que trata sobre o engajamento analisa o comportamento dos consumidores e potenciais compradores.

A principal finalidade neste ponto é trabalhar na educação dos consumidores visando gerar a fidelização e consequentemente a consolidação de uma carteira 

Sucesso

O sucesso, como o nome sugere, é a etapa do gerenciamento responsável por aprimorar a experiência dos clientes.

São considerados neste sentido, os comentários e métricas vistos na etapa de suporte e conteúdo, vislumbrando viabilizar a melhor experiência ao público. 

Confira dicas para aprimorar o community marketing

O marketing de comunidade é a esfera que otimiza o relacionamento de marcas e empresas para com seu público-alvo e seus respectivos parceiros. 

Logo, se o intuito é obter resultados satisfatórios na venda de bens ou serviços como a troca de tela de celulares, por exemplo, trabalhar no marketing de comunidade e no gerenciamento deve ser uma prioridade. Para isso, seguem algumas dicas:

  1. Elabore a segmentação

A segmentação é etapa indispensável em todo plano de ação de marketing, tendo em vista que é nesse processo que são mapeadas informações relevantes sobre o consumidor, detalhando seu perfil e comportamento.

Realizar a segmentação é algo crucial, pois neste momento pode-se determinar os canais de comunicação da comunidade, a linguagem utilizada por ela e ainda prevê a capacidade de recursos para gerar uma melhor conexão.

  1. Humanize o relacionamento

O relacionamento é ponto de entrada para os negócios, por esse motivo a recomendação é que as empresas busquem aprimorar ao máximo o relacionamento, isto é, padronizar o atendimento e abordagens feitas.

Humanizar o atendimento é utilizar métodos assertivos de comunicação mas ainda dar abertura para a fala de clientes, neste caso, dar abertura para o relato da comunidade.

Considerações finais

Portanto, o community marketing é a modalidade dentro do marketing responsável por desenvolver o engajamento e relacionamento com clientes e parceiros.

Contudo, é possível concluir que o marketing de comunidade auxilia nas estratégias de marketing digital e também no crescimento de negócios. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.









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