Como criar landing page: 6 dicas essenciais



A landing page é um recurso muito importante para atrair visitantes e convertê-los em leads. Isso é necessário porque conseguir dados de contato das pessoas que acessam o site da empresa é muito mais fácil com a ajuda dela.

Vamos partir do princípio de que embora atrair muitos visitantes seja ótimo, isso não tem o menor sentido se eles não passarem para a próxima etapa com o seu negócio, ou seja, se eles não forem transformados em potenciais clientes.

Da mesma forma, gerar leads não vai aumentar o faturamento da marca e ela precisa de ferramentas que seja capaz de acelerar as vendas. A ferramenta usada é a nutrição.

De acordo com uma pesquisa realizada, a falta de nutrição de leads prejudica muito o desempenho da equipe de vendas. Além disso, 79% dos leads não vão se transformar em clientes porque não ocorre contato frequente.

Mesmo assim, um site capaz de gerar leads está no caminho certo, visto que este é o primeiro passo para automatizar as vendas e potencializar as estratégias de marketing.

A landing page deve fazer parte desse processo, por isso, neste artigo, vamos explicar como criá-la, como promovê-la e para que serve.

Como criar uma landing page?

A criação de uma boa landing page pode melhorar consideravelmente os resultados da empresa, tanto para gerar leads quanto para agregar valor à persona. Também é uma forma de conhecer mais sobre seu público e aumentar o tráfego dos canais.

Mas, ela só será capaz de cumprir todas as suas funções, se a empresa souber criá-la do jeito certo. Algumas dicas para fazer isso são:

1.    Pensar no título e subtítulo

O título e o subtítulo da landing page de um fabricante de carpete beaulieu astral precisam ser chamativos, atraentes e claros, mostrando para a persona o tipo de material que ela vai encontrar.

Eles são as primeiras informações que os usuários vão visualizar ao acessar a página e a maneira como o conteúdo é anunciado faz toda a diferença.

Nesse sentido, o profissional responsável por criar a página precisa usar a criatividade para trabalhar bons títulos e subtítulos, aumentando as chances de a persona inserir suas informações pessoais no formulário. Outros itens indispensáveis são:

  • Nome de um profissional reconhecido;

  • Usar a palavra ”grátis”;

  • Aguçar a criatividade;

  • Usar listas numeradas.

Mas, criar bons títulos e subtítulos não é o suficiente para que a landing page realmente seja capaz de converter.

2.    Criar um bom texto

Para que o leitor execute a ação esperada, é fundamental criar um bom texto para descrever a oferta. Uma empresa de usinagem precisa ser objetiva, sucinta e ao mesmo tempo saber aguçar a curiosidade do usuário.

Para conseguir isso, procure destacar aspectos relevantes sobre o material ofertado, usar bullets points e apresentar os benefícios trazidos pelo material.

3.    Usar boas imagens

As landing pages precisam de boas imagens assim como qualquer outra página da internet. As ilustrações usadas são fundamentais para chamar a atenção do leitor e incentivá-lo a adquirir o material.

Escolha aquelas que realmente fazem sentido com o que será oferecido. Por exemplo, se a moeda de troca pelo preenchimento for um e-book sobre organização financeira, você pode incluir gráficos ou até uma planilha com as contas.

Isso vai fazer com que o leitor se sinta mais tentado a inserir suas informações e executar as ações que a organização pede.

4.    Investir em um bom layout

O layout é tão importante quanto as imagens, por isso também precisa ser atrativo e prender a atenção do usuário. Ele também vai ajudar a convencê-lo sobre a aquisição do material.

Nesse contexto, é fundamental que ele tenha um design relacionado com a empresa e o produto que ela oferece, como no caso de móveis para sala planejada ripada.

Também é muito importante usar cores claras e não exagerar na quantidade de informações, caso contrário, a página pode ficar visualmente poluída.

5.    Criar um formulário

As informações que você vai solicitar no formulário são muito importantes para a tomada de decisão. Veja quais dados realmente precisam ser coletados, como nome, e-mail, telefone, local de trabalho e cargo.

Procure ser o mais econômico possível na hora de solicitar as informações, pois caso você peça muitos dados, o usuário pode simplesmente não querer preenchê-los.

O exagero causa o incômodo e se a pessoa estiver aqui preencher muitas informações pessoais apenas para adquirir um e-book, pode simplesmente desistir de acessar o conteúdo.

6.    Criar um bom CTA

CTA é uma sigla para Call-To-Action (chamada para ação), um recurso usado para estimular o usuário a realizar a ação que a empresa espera.

Na landing page de um fabricante de maquina de vibroacabamento, o botão de CTA precisa estar em uma posição estratégica, de preferência logo abaixo do formulário.

A cor usada precisa de alugar com o restante da página e usar uma frase atrativa, como “baixe agora’ ou “acesse gratuitamente”.

Como promover uma landing page?

Para que essa estratégia realmente funcione, outro ponto muito importante é promovê-la, para que realmente possa atrair a atenção das pessoas.

Existem várias maneiras de fazer isso, sendo uma delas por meio das redes sociais. Essas plataformas aumentam a visibilidade da marca e conseguem viralizar muitos conteúdos.

Depois de criar e personalizar a sua landing page, compartilhe o link nas redes sociais, e faça repostagens nos próximos dias para garantir que o máximo de pessoas possível possa acessá-la.

Se preferir, pode enviar o link para os clientes que estão na sua base de leads por e-mail. Para facilitar esse trabalho, um fabricante de persiana romana tela solar deve usar uma boa ferramenta de automação.

O e-mail marketing é uma excelente estratégia para criar proximidade com os potenciais clientes, e enviar uma landing page é uma forma de evitar que a relação com essas pessoas se esfrie.

Por fim, a marca também tem como opção anunciar em mídias pagas e elas trazem uma boa quantidade de tráfego qualificado para as ofertas. Dentre as opções mais comuns para divulgar a landing page estão o Facebook Ads e o Google Ads.

Os usuários buscam ativamente soluções na web e a partir dessas buscas podem encontrar a página de aterrissagem do seu negócio.

Tanto no Facebook quanto no Google, as campanhas podem ser utilizadas pelas ferramentas oferecidas pelas próprias plataformas, potencializando o alcance e melhorando as conversões.

Para que serve uma landing page

O objetivo de uma landing page criada por uma empresa de parafusos está relacionado à ação do visitante na página, e o conteúdo apresentado tem como objetivo fazer com que o usuário realize uma ação.

De maneira geral, os principais motivos que fazem uma marca investir na criação de uma página de aterrissagem é aumentar as vendas diretas e captar potenciais clientes.

Esse tipo de página é voltada para a venda, pois costuma apresentar um produto em questão e um botão que incentiva uma ação.

Mas, também existe a landing page voltada para a geração de leads e seu foco é captar os potenciais clientes e convertê-los, por meio de uma estratégia de nutrição.

Se um fabricante de totens controle de acesso estiver acostumado a trabalhar com Inbound Marketing, saberá que investir nessa prática é fundamental para atrair os consumidores.

Depois que a marca gera leads, inicia um relacionamento contínuo com o usuário, o que pode acontecer por e-mail, SMS e outros tipos de canais digitais.

O fato é que uma estratégia de e-mail marketing começa depois que a organização gerou um lead e cada contato vai abastecer o banco de dados da companhia.

A mesma situação se aplica para as organizações que preferem trabalhar com o inside sales, pois ao capturar o potencial cliente, fica muito mais fácil levá-lo para o departamento de vendas e acelerar o processo.

Uma escola focada em aula violão iniciante precisa ter em mente que a página de aterrissagem fica apenas com o trabalho de capturar o potencial cliente. A estratégia de nutrição, por sua vez, vai acontecer posteriormente.

Em linhas gerais, ela só se inicia quando ele já está na base de dados da empresa, mas, sem dúvidas, qualquer organização que queira trabalhar o funil de vendas e gerar leads, precisa da landing page.

Considerações finais

Portanto, o marketing digital trouxe muitas possibilidades de divulgar uma marca, seus produtos e serviços, bem como atrair os consumidores para as soluções que as empresas oferecem.

Um dos recursos mais importantes para se iniciar um relacionamento com seu futuro cliente é a landing page. Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ela e tudo o que pode fazer pelo seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários