Visitar exposições no Centro de Estudos do Museu Republicano é opção de lazer para esse fim de férias

 

 

Para aproveitar a última semana de férias escolares, uma boa opção de lazer e cultura para os moradores de Itu e região é conferir as exposições que estão em cartaz no Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão do Itaim, 140 -- Itu).
 

Aberta em abril, a exposição "Museu e República em Itu -- a atuação dos irmãos Lobo" destaca a participação dos músicos ituanos na arte e na história política do país -- o maestro Elias Lobo e seus irmãos José e Francisco participaram, em 18 de abril de 1873, da "Convenção de Itu".


Com acervos da família Lobo, reproduções do Hino Republicano e de partituras de óperas, modinhas e lundus compostas pelo maestro Elias Lobo, o público também pode conferir imagens do piano Herz, de fabricação francesa, que pertenceu ao maestro, e uma réplica tátil do instrumento. Com ele, Elias Lobo compôs parte de sua obra musical, lecionou para jovens da elite campineira e paulistana e para seus filhos.


A outra exposição em cartaz é "Itu e a Revolução de 32", organizada em parceria com o Museu da Música -- Itu, a partir de documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico.


De farda e capacete que foram usados pelos soldados a partituras e hinos compostos para as tropas durante o período, a exposição também apresenta como foi a participação das mulheres na luta, entre outras lembranças.


Com entrada gratuita, as duas exposições, que contam com recursos multissensoriais, podem ser visitadas todos os dias, das 10h às 17h. São obrigatórios o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19. Mais informações: edu.mrci@usp.br.

 

História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
 

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.


Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.




Postar um comentário

0 Comentários