VII Encontro de Museus-Casas Literários discute como o passado é reconstruído no presente

 

Esquerda à direita: Casa das Rosas; Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade (Fotos de André Hoff)


 


 

Evento reúne especialistas que atuam em museus-casas e outras instituições culturais de diversas regiões do Brasil. Um dos objetivos do encontro é aproximar esses espaços dos diferentes públicos e democratizar as informações sobre os acervos

 

No mês de julho acontece a sétima edição do Encontro de Museus-Casas Literários ー atividade que reúne instituições com perfil de museu-casa e ligadas a personalidades da literatura ー com o objetivo de promover interações e troca de experiências entre representantes desses espaços, além de propiciar informações para os diversos públicos interessados nas atividades de museus, de visitantes a pessoas que buscam esses locais como apoio para suas pesquisas. O Encontro, que acontece nos dias 28 a 30, chega com uma programação realizada em formato presencial e virtual. Para participar é necessário se inscrever por um dos sites das instituições que formam a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo: Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

 

A atividade totalmente gratuita, promovida pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, focaliza este ano a temática ‘’Agoridade: a reconstrução do passado no presente’’. “Agoridade” é um conceito presente em um ensaio do escritor Haroldo de Campos, patrono do museu Casa das Rosas, e que orienta as atividades da Rede em 2022.

 

O Encontro é voltado para diversos públicos, como profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras ー línguas, literatura, teoria literária e tradução ー, artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, representantes da comunidade acadêmica, de instituições públicas, além de interessados em museus e cultura.

 

No dia 28 de julho, a mesa de discussão ‘’O futuro dos museus-casas em rede’’, estará no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida e também virtualmente, via plataforma Zoom, a partir das 19h. Essa abertura contará com a presença de Angélica Fabbri, diretora executiva da ACAM Portinari; Marcelo Tápia, diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo; Paula Ferreira, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico -- UPPM, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo; e Renata Motta, presidente do ICOM Brasil e diretora executiva do ID Brasil.

 

A mesa também contará com o mediador Ivanei da Silva, museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, e os demais convidados: Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas; Marcelo Tupinambá, coordenador de programação da Casa Mário de Andrade; e Simone Homem de Mello, coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever neste link. Após a mesao público poderá assistir a uma apresentação musical do Coral do museu Casa das Rosas.

 

Já nos dias 29 e 30, o evento traz três mesas de discussão com o tema ‘’A reconstrução do passado: experiências’’, realizadas via Zoom. Representantes de diferentes instituições compartilharão suas experiências e um dos objetivos é criar um grupo de estudos voltado para questões específicas de museus-casas, indo além da realização anual do Encontro. As atividades do sábado se iniciam com duas palestras: ‘’Museu e Anti-museu: outras histórias’’ às 11h, com Francisco Régis Lopes Ramos, historiador, focado em memória, tempo e literatura, e ‘’Reconstruir passados em museus?’’ às 14h30, com a historiadora Aline Montenegro Magalhães, atuante no Museu Histórico Nacional (RJ/IBRAM)

 

Da primeira mesa do dia 29às 16h, participam: Márcia Luíza Freitas Ganem, presidente do Instituto Casa de Castro Alves, localizado em Salvador - BA; Maria João Amado, coordenadora de Comunicação do Memorial Casa do Rio Vermelho, em Salvador -- BA, e Ivan Teixeira de Barros, diretor do museu Gustavo Teixeira em São Pedro - SP. A mediadora desta mesa será Tayna Rios, assessora técnica de coordenação na UPPM, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e integrante da Comissão de Avaliação de Documento e Acesso - CADA.

 

A segunda mesa do mesmo dia, às 18h, terá como mediador Davidson Kaseker, gerente do Museu de Culturas Indígenas, e os seguintes participantes: Ronaldo Alves de Oliveira, coordenador do Museu Guimarães Rosa em Cordisburgo - MG; Marlene Gomes Vellasco, diretora do museu Casa de Cora Coralina em Cidade de Goiás -- GO, Ana Cláudia Rôla Santos, coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens em Mariana - MG.

 

No sábado, dia 30às 11h, acontecerá uma visita virtual aos museus Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, conduzida por Alexandra Rocha, coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

 

A partir das 14h30, acontece a terceira e última mesa do encontro com a participação de Ezequiel Barel Filho, diretor de Cultura de Turismo de Itapira - SP; Solange Duarte Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira - MG; Juliana Maria de Carvalho, coordenadora do museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato, de Taubaté - SP; e Fernando José Arouca, arquiteto e sócio-diretor da Arquiprom. A mediação será de Cecília Machado, coordenadora do Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza.

 

E caminhando para o encerramento do encontro, o público ainda poderá aproveitar duas atividades, que contarão com os representantes das instituições participantes do VII Encontro: o debate com a abordagem ‘’Implementação de grupo de discussão sobre museus-casas literários’’, às 16h, e “Quase sarau”, em que serão feitas leituras de textos dos patronos dos museus, a partir das 17h.

As inscrições para as atividades on-line, dos três dias, devem ser feitas aqui.

 

Para mais informações sobre as áreas de atuação dos convidados e a agenda completa do VII Encontro de Museus-Casas Literários, clique aqui.

 

Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e é gerenciada em parceria com a Poiesis.

 

SERVIÇO


VII ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS


TEMA: “Agoridade: a reconstrução do passado no presente


Mesa de abertura: “O futuro dos museus-casas em rede”

Quinta-feira, 28 de julho, das 19h às 21h

Com Angélica Fabbri, Marcelo Tápia, Paula Ferreira, Renata Motta

Mediação: Ivanei da Silva

Participações especiais: Júlio Mendonça, Marcelo Tupinambá e Simone Homem de Mello

Apresentação de encerramento: Coral da Casa das Rosas

Atividade realizada presencialmente, no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida e transmitida via plataforma Zoom.

Inscrições aqui

Endereço: Rua Cardoso de Almeida, nº 1.943

Vagas: 40


As inscrições para as atividades online, relacionadas a seguir, devem ser feitas aqui


Palestra: “Museu e anti-museu: outras histórias”

Sexta-feira, 29 de julho, às 11h

Com Francisco Régis Lopes Ramos

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Palestra: “Reconstruir passados em museus?”

Sexta-feira, 29 de julho, às 14h30

Com Aline Montenegro Magalhães

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Mesa 1: “A reconstrução do passado: experiências”

Sexta-feira, 29 de julho, às 16h

Com Márcia Luíza Freitas Ganem, Maria João AmadoMuseu Gustavo Teixeira, Ivan Teixeira de Barros

Mediação: Tayna Rios

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

 

Mesa 2: “A reconstrução do passado: experiências”

Sexta-feira, 29 de julho, às 18h

Com Ronaldo Alves de Oliveira, Marlene Gomes Vellasco, Ana Cláudia Rôla Santos,

Mediação: Davidson Kaseker

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

 

Visita virtual: Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade

Sábado, 30 de julho, às 11h

Com Alexandra Rocha

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Mesa 3: “A reconstrução do passado: experiências”

Sábado, 30 de julho, às 14h30

Com Ezequiel Barel Filho, Solange Duarte Alvarenga, Juliana Maria de Carvalho, Fernando José Arouca

Mediação: Cecília Machado

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200


Discussão: “Implementação de grupo de discussão sobre museus-casas literários”

Sábado, 30 de julho, às 16h

Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

 

‘’Quase sarau”: Leituras de textos dos patronos dos museus, por seus representantes

Sábado, 30 de julho, às 17h

Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro.

Atividade realizada virtualmente, via plataforma Zoom

Vagas: 200

 

Será emitido certificado ao participante que tiver 75% de frequência no Encontro, mediante solicitação.

 

Casa Guilherme de Almeida

Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 -- Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas -- Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 
 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Postar um comentário

0 Comentários