MUSEU DA CASA BRASILEIRA PROMOVE VISITA ORIENTADA AO ACERVO NA PROGRAMAÇÃO NOTURNA

 

Exposição Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB | Crédito Renato Parada



ATIVIDADE ACONTECE NO DIA 15 DE JULHO, SEXTA-FEIRA, ÀS 19H, COM ENTRADA GRATUITA



No dia 15 de julho, sexta-feira, às 19h, o Museu da Casa Brasileira, instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta, promove uma visita orientada ao acervo com Wilton Guerra, museólogo e gerente do Núcleo de Preservação e Conservação do MCB. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site do Museu. A atividade é gratuita.
 

A visita orientada com Wilton Guerra apresentará detalhes do Solar Fabio Prado, construído entre 1942 e 1945, destaques do acervo e, claro, um pouco da história do casal Renata Crespi e Fábio Prado, que viveram no imóvel por 18 anos.

 

“Além dos 52 anos de história do MCB e seu acervo, a instituição foi criada para documentar as diversas formas de morar. Também não podemos deixar de falar do Solar Fábio Prado que reserva ao público aspectos interessantes sobre o modo de vida do casal que foi tão importante para a cidade de São Paulo”, comenta o museólogo que trabalha na instituição há mais de 20 anos.

 

Atualmente, o Solar Fábio Prado não corresponde ao seu projeto original, principalmente no que diz respeito aos revestimentos e as dependências íntimas e de serviço. Ao longo dos anos, foram promovidas muitas alterações, a fim de adaptar a residência à instalação do museu e de seu acervo.

 

O acervo do MCB é constituído de móveis representativos da transformação do mobiliário no Brasil dos séculos XVII e XXI. Há também objetos utilitários, como os utensílios da cozinha brasileira.

SERVIÇO:

Visita orientada ao acervo MCB com Wilton Guerra

15 de julho, sexta-feira, às 19h

Inscrições pelo link: Link

Vagas limitadas

Gratuito

 

Museu da Casa Brasileira

Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h,
Av. Brig. Faria Lima, 2705 -- Jardim Paulistano, SP
Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô
Tel.: (11) 3026-3900

 

Sobre Wilton Guerra

Atua como gerente do Núcleo de Preservação Pesquisa e Documentação do MCB (área responsável pelo acervo) desde 2006. É mestre em Museologia pela USP (2015), bacharel e licenciado em História pela PUC-SP (2003) e técnico em museus pelo Centro Paula Souza (2007). Desde 1998, é pesquisador do Museu da Casa Brasileira (MCB). Em 2000, organizou três volumes (Arquitetura, Objetos e Equipamentos) da coleção “Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira” (Imprensa Oficial). Em 2005, coordenou o projeto “Acervo Virtual -- Equipamentos, Usos e Costumes da Casa Brasileira” (Arquivo Ernani Silva Bruno), que disponibilizou integralmente o Fichário para consulta no site da instituição. Nos últimos anos, participou do desenvolvimento de exposições como: “Renata e Fábio -- A Casa e a Cidade” (2006); “Coleção MCB” (2007); “A Casa Brasileira do MCB -- Memórias de um Acervo” (2008); “A Casa e a Cidade -- Coleção Crespi-Prado”, “Madeira e Móvel -- Um olhar sobre a Coleção MCB” (2012) e “Coleção MCB -- novas doações” (2016). Em 2015, na coordenação do Eixo Protocolos, do Comitê de Política de Acervo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desenvolveu juntamente com a equipe de três outros museus (Museu da Imigração, Museu do Café e Museu Índia Vanuíre) o primeiro Protocolo para Descrição de Mobiliário do Estado.

 

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

Site do MCB

Acompanhe o Museu da Casa Brasileira também pelas redes sociais.

Instagram Facebook Twitter Youtube Linkedin

Postar um comentário

0 Comentários