MasterChef 2022: 5 dicas para montar a sua cozinha





As pessoas têm procurado cada vez mais conforto, organização e integração nos projetos de cozinhas para suas casas; as arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, da Evertec Arquitetura, listam as principais dicas para quem quer montar uma cozinha nível Masterchef


São Paulo, julho de 2022 - Sabemos que, nos últimos anos, têm crescido o número de pessoas que buscam reformar suas casas. Para se ter ideia, mesmo em meio a pandemia, um levantamento feito pelo aplicativo GetNinjas, mostrou que as reformas residenciais aumentaram 57% em 2020. Um dos ambientes que vem ganhando mais destaque nos projetos das casas, é a cozinha. Há algum tempo, esse espaço era visto somente como um local de atividades domésticas. Hoje, passou a ser um lugar de integração e lazer entre família e amigos. Dessa forma, é importante montar um espaço que atenda às necessidades. 


De acordo com as arquitetas Caroline Monti e Amanda Cristina, sócias-fundadoras da Evertec Arquitetura, o que mais se procura dentro de uma cozinha é praticidade. “Para uma cozinha funcional, sempre buscamos projetar os utensílios. A tecnologia também é uma aliada nesse ambiente, como lava louças, geladeiras e trituradores. Espaços de bancadas com áreas molhadas e secas também são importantes para facilitar na hora do preparo dos alimentos. A praticidade da arquitetura e a decoração precisam andar juntas, principalmente hoje em dia que estamos trabalhando com cozinhas muito integradas, isso faz toda a diferença”, explica Amanda.


Além disso, é importante entender a relação do dia a dia com a cozinha para saber a melhor forma de decorar e equipar o ambiente. “É importante sempre parar para pensar se a pessoa gosta de cozinhar e fará isso sempre, ou acabará cozinhando apenas em alguns momentos específicos. Para cozinhas amadoras ou até mesmo profissionais, é importante entender o quanto a pessoa vai conviver naquele espaço. Uma ótima ideia também é sempre pensar no ambiente integrado com outras áreas sociais, como sala e varanda, para poder interagir com as outras pessoas em casa mesmo quando estiver cozinhando”, entende Caroline. 


Para ajudar quem busca ter uma cozinha funcional e prática, as arquitetas listam algumas dicas. Confira: 


1. Escolha as cores certas: a verdade é que as cores são muito relativas, ainda mais para uma cozinha. O importante é que a pessoa escolha algo que se identifique e esteja procurando para o design do ambiente e da casa como um todo. “Em sua grande maioria, a preferência é trabalhar com uma cor neutra com detalhes aconchegantes. Cores claras dão a sensação de espaços maiores. Também é importante trabalhar com a mesma paleta de cores utilizada em outros espaços da casa”, diz Amanda.


2. Organização: todo mundo gosta que a casa esteja organizada, mas isso é ainda mais importante dentro de um ambiente como a cozinha. “Não é legal cozinhar com pouco espaço ou quando as coisas estão muito desorganizadas. Então, uma bancada grande e prateleiras são itens muito importantes para a organização e decoração do espaço”, complementa Caroline.


3. Escolha bem a marcenaria: escolher uma boa marcenaria e adaptá-la da forma correta na cozinha também é uma ótima forma de manter o ambiente confortável e organizado. “Investir em uma boa marcenaria é sempre uma ótima opção para quem busca uma cozinha perfeita, possibilitando lixeiras embutidas nos armários, organizadores para tampas de panelas e organizadores para as gavetas, por exemplo”, entende a arquiteta Amanda.


4. Materiais com boa resistência: dentro de uma cozinha, o trabalho precisa ser redobrado para os materiais e móveis não acabarem estragando rápido demais. “Desde os móveis até os utensílios, é importante comprar materiais que ofereçam uma boa resistência ao ambiente. O uso de materiais com boa resistência à mancha também são importantes para esse espaço”, completa Caroline.


5. Integração: a integração de espaços tomou o gosto dos brasileiros e têm se tornado uma exigência para se ter dentro de casa. “Em relação a utensílios para a cozinha, quando se pensa em uma integração com outras áreas sociais, é necessário ter uma coifa bonita e funcional. A integração entre cozinha e sala de estar faz com que a casa se torne ainda mais confortável, e possibilita a todos poderem conversar enquanto preparam a comida. É uma nova forma de manter as pessoas ainda mais próximas dentro de casa”, conclui Amanda.


Sobre a Evertec Arquitetura


Formadas em Arquitetura e Urbanismo, as arquitetas Amanda Cristina e Caroline Monti são sócias do escritório Evertec Arquitetura. A Evertec é uma empresa de reforma especializada em execuções de Arquitetônicos e Reformas de Apartamentos, que tem como objetivo tranquilizar os clientes no que se refere ao cronograma físico, financeiro e mão de obra especializada. A empresa administra os projetos executivos, com acompanhamento detalhado e uma equipe de Arquitetos e Engenheiros competentes para que assim possam minimizar os desperdícios de materiais e tempo de obra.

Postar um comentário

0 Comentários