Cidades paulistas ganham Ludotecas para assistência de vítimas de violência


Franca e Osasco receberam do Instiuto Sabin, braço social do Grupo Sabin, espaços Ludoteca desenolvidos para escuta e oitiva a crianças e adolescentes em situação de violência


Julho, 2022.
O Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, anunciou a doação de dois novos espaço Ludoteca em São Paulo. Osasco e Franca receberam os ambientes dedicados às vítimas de algum tipo de violência.







Em Osasco, o espaço foi criado dentro do Centro de Apoio Psicossocial Infantil de Osasco, o Caps "Liliane Alves Dias", resultado da parceria do Instituto com a Prefeitura Municipal de Osasco e a Secretaria de Saúde de Osasco. Em Franca, unidade foi está instalada na Clínica de Psicologia, do Centro Universitário Municipal de Franca (uniFacef). No estado de São Paulo já são 12 espaços Ludotecas. Em todo o Brasil são 117 ambientes.

"Há 14 anos, quando lançamos o primeiro espaço Ludoteca, no Distrito Federal, tínhamos um contexto social diferente do atual. A sociedade mudou, mas, infelizmente, os números mostram que a violência contra crianças e adolescentes ainda é um problema social grave e urgente", afirma o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

Criado em 2008, o projeto consiste em firmar parcerias pelo Brasil para a fubdação de espaços onde são distribuídos conteúdos e materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos, dentro de um ambiente seguro com privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.

"Nos últimos dois anos, a pandemia escancarou a exposição de crianças e adolescentes vítimas de abusos dentro de casa. É fundamental que organizações públicas e privadas se unam para colocar de pé projetos que proporcionem o ambiente adequado e também capacitação para os profissionais que trabalham no acolhimento das crianças", pontua o executivo.

O gerente destaca ainda que, ao consolidar a entrega de mais uma Ludoteca, a instituição reafirma o compromisso assumido quando o projeto foi desenvolvido de dedicar ações estruturais planejadas para não somente acolher essas vítimas, mas também compreender os impactos que situações e violência podem causar na vida dessas pessoas. "O programa Ludoteca proporciona atendimento humanizado, digno e acolhedor orientado pelos princípios da Constituição Federal/1988, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pelas legislações protetivas em vigor. Além disso, aprimora a assistência dos profissionais da Administração Pública que atuam na rede de atenção à violência nas áreas de saúde, justiça, assistência social e segurança pública", explica.

"As ludotecas se somam às nossas estratégias ESG para ir além de ofertar saúde de excelência, mas também retribuir à sociedade a confiança no Sabin e fortalecer a nossa relação junto às comunidades de Norte a Sul do Brasil", declarou a presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.

A executiva celebra ainda os investimentos sociais da empresa que já somam de R$ 52 milhões em iniciativas de impacto social, desde a criação do Instituto. “Quando olhamos para estes valores e vemos que foram destinados para ações que já beneficiaram mais de 1,2 milhões de pessoas é gratificante”.

Sobre o Instituto Sabin
| Sem fins lucrativos, o Instituto Sabin foi criado em 2005. Responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin, é organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuação em 12 estados, além do DF. O instituto tem a missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social.

Postar um comentário

0 Comentários