A saúde além dos hospitais: a importância dos cuidados médicos. Roda de conversa do Rock in Rio Humanorama reflete sobre saúde social

 



 

Aisha Paz e Vera Cordeiro discutem sobre o tema no evento que busca gerar reflexão e ser estopim para movimentos de mudança
 

O Rock in Rio Humanorama 2022 acontece entre os dias 28 e 31 de julho com a proposta de abordar temas urgentes da sociedade, reunindo vozes diversas em diálogos sobre a construção de um mundo melhor e mais humano. Durante a parte do evento online, no dia 28 de julho, Aisha Paz e Vera Cordeiro participam de uma conversa sobre saúde, mas não saúde apenas da forma tradicional, que normalmente pensamos. A discussão, mediada por Mic Aisenberg, curadora de conteúdo do evento, leva o tema “Cuidar além do Curar”, com o intuito de convocar o público a refletir sobre os vários âmbitos necessários para se viver com dignidade e o quanto isso está ligado a questões sociais e de acesso aos direitos básicos.
 

Em um momento instável por conta de doenças responsáveis por crises de nível mundial, a roda de conversa busca ampliar a ideia que temos sobre o que é saúde. "São necessários muitos agentes dentro da mudança para realizar uma transformação efetiva. Num mundo violento, toda e qualquer voz é importante", alerta Aisha. Saúde não é somente a cura e tratamento de doenças. Saúde é um conjunto completo de bem-estar mental, físico e social.
 

Aisha Paz, criadora do projeto Mãos Dadas, compartilha sua história de vida e dificuldades e conta sobre o projeto. "O Mãos Dadas nasceu de um sonho meu de uma vida inteira. Eu sou fruto de uma gravidez de uma mãe adolescente. E eu ouvi frases preconceituosas que me condicionaram a pensar que meu destino era ser mãe jovem também. Apesar de adorar a ideia, não conseguia entender o porquê aquilo tinha que ser maior que meus sonhos."
 

Para Vera Cordeiro, médica e criadora do Saúde Criança, a medicina tradicional sempre tratou do corpo. “Direitos Humanos e Medicina trabalhavam separados. Só que é necessário entender que se a moradia for insalubre, se não tiver recursos para comprar, se houver violência doméstica, esse corpo estará doente. A parte psicossocial não pode ser ignorada e às vezes é a maior causa da doença. A saúde não é só no hospital. É na casa, na rua”.
 

Nas 24 rodas de conversa online do Humanorama 2022, uma outra, que acontecerá no dia 30 de julho, revela “Novos hábitos e rotinas para pessoas estressadas no trabalho” que também fala sobre saúde mental e psicológica, só que dessa vez, no campo corporativo.
 

Daniel Aisenberg, Joana Garoupa, Jean Rosier e Larissa Rodrigues discutem sobre as situações que nos deixam estressados e consomem o nosso tempo no ambiente de trabalho e parecem inevitáveis, mas que podem ser contornadas, ou, pelo menos, minimizadas. Os dinamizadores do Humanorama discutem sobre o poder dos hábitos e rotinas, além de pequenas atitudes relacionadas à nossa vida profissional - reuniões, distribuição de responsabilidades, comunicação -- que podem fazer toda a diferença, principalmente em um momento em que já se fala muito sobre um maior equilíbrio em nossa vida. Eles darão dicas de como explorar esses 'hacks' do dia a dia profissional de forma criativa e descomplicada em uma conversa prática e descontraída.

A VP de Learning Experience do Rock in Rio, Agatha Arêas, comenta sobre a ideia do festival. “Um mundo melhor se faz a partir de uma sociedade mais saudável - física e emocionalmente - habilitada para viver em conexão com o planeta”.
 

As conversas serão transmitidas online, de forma gratuita, na plataforma do evento. Para participar basta se inscrever no site. Ao longo de quatro dias, o Rock in Rio Humanorama explora em formato de conversas as diferentes mudanças que o mundo vem vivendo e como isso gera questões socioculturais que nos afetam diretamente, tanto como indivíduos quanto como sociedade. Serão 24 conversas online e gratuitas.
 

E para aqueles que puderem comparecer ao evento presencial, em São Paulo, os ingressos e a programação completa estão disponíveis no site do evento.

 

Sobre o Rock in Rio Humanorama 

O Rock in Rio é tanto uma plataforma de comunicação quanto um veículo de emoções e causas. Temos o compromisso de ajudar a construir um mundo melhor, não apenas por meio da música e do entretenimento, mas também por causas sociais e ambientais.
 

Rock in Rio Humanorama é a lente que traz a visão e os valores do festival para a conversa que acontece além das fronteiras da Cidade do Rock.
 

Um projeto da Unidade de Aprendizagem do Rock in Rio, tentamos ajudar as pessoas a verem seu papel no mundo de uma forma diferente: com a atitude Rock in Rio.
 

Ao convidar nosso público a refletir sobre questões urgentes em nossa sociedade, gerando conversas e movimentos, também os conectamos com o espírito do tempo.

Sobre o Rock in Rio

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma geração e promover experiências únicas e inovadoras. Em 1985, o evento foi responsável por colocar o Brasil na rota de shows internacionais. Batendo recordes de público a cada edição e gerando impactos positivos nos países onde é realizado, se consagrou como o maior festival de música e entretenimento do mundo. Consciente do poder disseminador da marca, hoje o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável.

 

A internacionalização da marca começou por Portugal, Lisboa, em 2004, onde o evento acontece até hoje, seguido por Espanha (Madri) e pelos Estados Unidos (Las Vegas). No Rock in Rio, os números não param de crescer. Pelas Cidades do Rock já passaram mais de 10 milhões de visitantes nestas 21 edições. Em 37 anos, o festival ganhou o mundo e tornou-se um verdadeiro parque de experiências, mas muito além disso, cresceu e ampliou a sua atuação, sempre com o olhar no futuro.

 

Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, o Rock in Rio preza pela construção de um mundo melhor e se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Desde a primeira edição, já gerou 237 mil empregos diretos e indiretos e investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros.

Postar um comentário

0 Comentários