Marketing 5.0 sinaliza corporações e políticas públicas #EmbuscadoESG

Sim. O povo está dividido. Focar é preciso. As diferenças de oportunidades não podem ser confundidas com a negação das diferenças.

Philip Kotler, que lançou Marketing 5.0, fez um pedido digno de desculpas por ter contribuído com a acumulação de bens e de serviços, estimulado o consumismo como sistema voltado à prosperidade. O futuro, para o Pai do Marketing, requer mudança de mentalidade. Os Direitos Humanos prevalecerão sob demanda. A Pandemia só fez acelerar a economia em redes colaborativas de poder diluído em ganhos coletivos compartilhados, tendo por objetivo propósitos descolados do ganhar dinheiro e com ele status social. É ridículo uma sapateira com dezenas de pares, embora ainda existam os resquícios do velho conceito de luxo. O que prevalece de maneira irreversível é a busca do bem-estar, da qualidade de vida, da função de uso e o não desperdício. Coisa que muitos dos nossos ancestrais, considerados povos primitivos, já praticavam em relação à Natureza: respeito à diversidade presente no reino vegetal, animal e mineral. Hoje, corporativamente, vigora um aprendizado em processo; #EmbuscadoESG.

A figura do Estado, forjada por Séculos, ganha com a descentralização e a circulação do poder em âmbito comunitário. As relações entre os familiares sofrem mudanças. Distanciam-se da centralização do poder na figura do homem, provedor, caçador, detentor da força física. Todos podem e devem contribuir sem subjugar o próximo, independentemente da idade, gênero ou nacionalidade. Os 17 ODSs da ONU e Agendas Globais sinalizam o rumo. As condições objetivas favorecem: uso da Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Automação, Redes Sociais Globais e tantas outras ferramentas dão conta da consecução de metas de maneira sustentável.

A retribalização é uma tendência. O individualismo sede lugar ao coletivismo. Assim, com a prática de não permitir que o poder fixe na mão de ninguém, a chefia do Estado terá como papel social apenas garantir que o poder emerge segundo a necessidade de todos. Neste contexto, em que todos produzem e a diversidade amplia os resultados, reconhecimentos individuais serão vivenciados também, mas com espírito esportivo olímpico. O sucesso dos que revelam ter melhor desempenho servirão de inspiração e estímulo motivacional.

Resgatando a metáfora da bússola, o magnetismo humano atrai o conhecimento científico como indicador de rumo -- lembrando ainda que, a física quântica resgata o valor vital do "balanço energético". Estamos engatinhando rápido na Lei da Atração, conectando ideias aliadas a sentimentos. A espiritualidade, seja qual for a religião ou meio de acesso ao que é Divino, constitui matéria apropriada ao desenvolvimento da ciência, com consciência e o indispensável senso de justiça.

As liberdades individuais não devem ser confundidas com o direito de fazer mal a outros seres vivos. A fé na humanidade ser capaz de superar a violência faz prevalecer em mim a esperança do aprendizado contínuo: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. [Marcos 12:30–31].

Parabéns a todos que contribuem e participam do Programa Adote Uma Escola 2022, que faz parte do Jovens em Rede, da Link Tecnologia Social, sediada em Guarujá e que tem por missão "Não deixar ninguém para trás, com educação integral e desenvolvimento comunitário sustentável, de forma remota, a partir de Escolas da Rede Pública no Brasil".

Vencedor do Movimento LED - Luz na Educação - da Rede Globo, o Programa Adote Uma Escola 2022 também conta com o apoio do Guarujá Convention and Visitors Bureau -- Visite Guarujá, com destaque para o Projeto Geração A, de autoria do jovem Natan Prado dos Santos, selecionado para participar do evento de premiação do Desafio LED - Me dá uma luz aí!, a ser realizado no próximo dia 9 de julho de 2022.

Bora lá, Em Busca de Um Novo Mundo.


Postar um comentário

0 Comentários