MADE IN MINAS GERAIS VOLTA À PRAÇA DA SAVASSI COM A GASTRONOMIA DE CADA REGIÃO DO ESTADO

 


Evento gratuito será no dia 12 de junho e conta com programação diversa, que une chefs e restaurantes, música, palestras, homenagens e produtos mineiros

 

Mostrar a diversidade e a pluralidade do nosso estado, da nossa gente. E, principalmente, essa vontade de “culturar”, de cultivar nossas essências e raízes, transformando em arte o cotidiano. Por isso, no dia 12 de junho, domingo, a partir das 11h, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira. O evento será realizado na Praça da Savassi, em Belo Horizonte, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, das 11h às 19h. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso na Sympla. O público também pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil.

 

“Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais, em 2019: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, enfatiza Jordane Macedo, curador gastronômico e idealizador do evento.

 

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá “culturar” o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região. Na programação, chefs de cozinha, música instrumental e comercialização de produtos mineiros. “Uma oportunidade de viajar por Minas Gerais sem sair do lugar”, ressalta Jordane.

 

A edição de 2022 também irá homenagear o cartunista Ziraldo, que, em 2022, completa 90 anos. Além disso, o evento contará com diversas atrações musicais, como a Ad Hoc Orquestra, conduzida por Guilherme Peluci; o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado e a DJ Aída.

 

No que se refere à gastronomia, o público poderá experimentar pratos de que sempre ouviu falar. O evento contará com a participação de 10 restaurantes. São eles: Restaurante Xapuri (Chef Flávio Trombino)Maria das Tranças (Chef Lulu – Maria de Lourdes)Restaurante Dona Lucinha (Chef Márcia Nunes); Leitão Luiz Ney (Chef Luiz Ney), da Pousada Villa Paolucci; Ora Restaurante (Chef Felipe de Oliveira); Padre Toledo (Chef Fernanda Fonseca)Favoritto Jardins (Chef Fred Trindade); Okikuri (Chef David Dias), Empório 77 Bistrô (Chef Alex Bogas) e o espaço Chef Raiz, com a convidada a cozinheira Adriana Lourenço, de Pimenta, oeste de Minas.

 

O valor dos pratos varia entre R$ 24 e R$ 46. Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação, para eleger o melhor prato da cozinha mineira servido no Made in Minas Gerais em 2022. O melhor prato ganhará o Troféu Dona Lucinha, em homenagem a uma das maiores referências da cozinha mineira, que nos deixou em 2019, aos 86 anos.

 

Para os amantes de cerveja, a Krug Bier é a marca oficial do Made in Minas Gerais. Com fábrica no estado desde 1997, a empresa mantém sua tradição de excelência, vinda da Áustria do século XVIII. É essa dupla essência, austríaca e mineira, que traz, aos produtos da Krug Bier, tamanha qualidade e receptividade do público.

 

Da Fazenda Fangueiro, em Alvinópolis (MG), a Zaro Café também está presente no Made in Minas Gerais. Produzindo cafés gourmets e especiais de alta qualidade, graças a uma tradição familiar de décadas, a Zaro irá comercializar produtos da marca e apresentar drinks fabulosos de café.

 

A Cachaça Prazer de Minas é produzida e engarrafada na Fazenda Prazer de Minas, em Esmeraldas (MG), com capacidade instalada de 30 mil litros por safra. A marca conta com mais de 20 anos de tradição, e qualidade atestada no fato de ser a única Cachaça que representa o Instituto Estrada Real. No evento, além de comercializar doses e suas famosas cachaças, a Prazer de Minas irá preparar drinks de cachaça.

 

Yvy é uma palavra que vem do tupi-guarani e quer dizer “território”, “o chão que pisamos”. Por isso, a marca levará ao Made in Minas Gerais os drinks “Destilar o Brasil” e “Redescobrir o Brasil”, reafirmando seu compromisso em dialogar com os ingredientes caros à nossa cultura.

 

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo site www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais, no Facebook e no Instagram. Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é pet friendly.

 

Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, da Gasmig e do Ministério do Turismo, por meio das leis de incentivo à Cultura, com correalização da APPA, apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, com o programa “BH é da Gente, do projeto Chef Raiz e da Krug Bier. Conta, ainda, com apoio cultural e educacional do Sesc, Senac, Sebrae e do Instituto Ziraldo, com apoio institucional da Frente da Gastronomia Mineira – FGM, apoio social do Instituto Unipontas e da Ampapeb. A produção executiva é da Arreda Produções; a gestão cultural, da Pomar Cultural; e a Comunicação, da Entz e da Personal Press.

 

GASTRONOMIA

 

Chef Flávio Trombino, do Restaurante Xapuri, em Belo Horizonte

 

Prato: “Vira-lata metido a besta”

 

Tradicional em Belo Horizonte, o premiado Restaurante Xapuri proporciona experiências gastronômicas com mineiridade. Afastado do centro, o restaurante é um refúgio para a mente, com opções de pratos autênticos e saborosos, servidos à la carte. Com a cultura da cozinha regional em seu DNA, o chef Flávio Trombino começou a escrever sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa, com a mãe, D. Neusa. Para o evento, o chef vai apresentar o sanduíche “Vira-lata metido a besta”, que leva baguete francesa, linguiça Xapuri, cebola roxa caramelizada no vinagre de jabuticaba e na rapadura, rúcula e mostarda.

 

Chef Lulu (Maria de Lourdes), do Maria das Tranças, em Belo Horizonte

 

Prato: “Frango ao molho pardo”

 

chef Maria de Lourdes, carinhosamente conhecida como Lulu, está à frente do Restaurante Maria das Tranças e vai servir o famoso “Frango ao molho pardo”. O restaurante conquista os clientes pelo sabor do prato, que é seu carro-chefe. A receita, já na 3ª geração da família, mantém seu sabor inconfundível há quase 70 anos. 

 

Chef Márcia Nunes, do Restaurante Dona Lucinha, em Belo Horizonte

 

Prato: “Doce Jequitinhonha”

 

O restaurante Dona Lucinha oferece as receitas que compõem nossa mais cara tradição, trabalhadas de modo que cada prato seja uma obra de arte em si mesma. São os sabores do nosso cotidiano, os aromas de nossa infância, de uma maneira como você nunca viu. A chef Márcia Nunes é filha de Dona Lucinha e, hoje, é a responsável pelo restaurante que leva o nome de sua mãe. Marcinha, que também é historiadora e grande pesquisadora da culinária mineira e da cultura popular do Serro, apresenta, no evento, o “Doce Jequitinhonha”, que remete à “doçura de lugar”.

 

Chef Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes

 

Prato: “Leitão à pururuca”

 

chef Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes, traz o seu famoso “Leitão à pururuca” para o Made in Minas Gerais. Médico e chef de formação e vocação, Luiz Ney aprendeu as técnicas do tradicional leitão à pururuca com seu pai e seu avô. Após uma semana marinando em uma mistura de ervas, vinho, cachaça e outras especiarias, o leitão é lentamente assado em um processo de 7 horas. A renovação da receita veio quando o chef inventou o “pururucador”. O aparelho funciona como uma grelha manual e permite a execução da técnica com perfeição, mantendo a carne do porco suculenta por dentro e crocante por fora. Ainda no mês de junho, o tradicional Leitão à Pururuca do Luiz Ney será servido em um novo espaço, com a inauguração do novo restaurante na rua Direita, 224, na cidade de Tiradentes (MG).

 

Chef Felipe Oliveira, do Ora Restaurante, em Tiradentes e em Divinópolis

 

Prato: “Cupim braseado com mousseline de Baroa”

 

chef Felipe Oliveira, 34 anos, nasceu em São João Del Rei (MG), com formação pelo Senac Grogotó, em 2008, e, atualmente, comanda seu recém-inaugurado restaurante em Tiradentes (MG), o Ora Restaurante. Em boa parte de sua carreira em Belo Horizonte, Felipe atuou em grandes restaurantes na capital mineira, e concorreu, pela revista Encontro, como chef Revelação, em 2013. No Made in Minas Gerais, apresenta o prato “Cupim braseado com mousseline de baroa”.

 

Chef Fernanda Fonseca, do Restaurante Padre Toledo, em Tiradentes

 

Prato: “Risoto de frango com ora-pro-nóbis”

 

É a valorização dos ingredientes e a vontade de sempre trazer os aromas e sabores que movem o restaurante Padre Toledo e a chef Fernanda Fonseca. Uma tradição de família. Atualmente, junto aos irmãos, é a terceira geração à frente do restaurante, que tem mais de 50 anos de história em Tiradentes. Essas raízes mineiras aparecem em todos os pratos do restaurante, especialmente no “risoto de frango com ora-pro-nóbis”, que será servido no Made in Minas Gerais.

 

Chef Alex Bogas, do Empório 77 Bar e Bistrô, em Itabirito

 

Prato: “Miolo de bruaca”

 

De Itabirito, no coração de Minas Gerais, é o Empório 77 – Bar e Bistrô. Essa ligação com nossas raízes, com o nosso Estado, é visível em cada prato, porque é feito com a dedicação e a experiência que só uma cozinha raiz, artesanal, pode proporcionar. No Made in Minas Gerais, o Empório 77 apresenta o “Miolo de Bruaca”, que é um feijão tropeiro.

 

Chef David Dias, do Orikuri, em Montes Claros

 

Prato: “Carne de Sol com mandioca na manteiga de garrafa”

 

chef David Dias apresenta a gastronomia do norte de Minas. Sua carne de sol com mandioca na manteiga de garrafa é feita com ingredientes especialmente selecionados.

 

Chef Fred Trindade, do Favoritto Jardins, de Montes Claros

 

Prato: “Favoritto Burguer”

 

Com mais de 20 anos de carreira, o chef Fred Trindade teve passagens pelo D.O.M, de Alex Atala; pelo Olympe, de Claude Troisgros; e pela Maison Troigros, na França, do chef Pierre Troisgros. Em 2013, representou a cozinha mineira no Madrid Fusión, importante congresso de gastronomia. Fred se preocupa em agregar, em seus pratos, sempre os melhores ingredientes locais, que são parte da essência da cozinha mineira. No Made in Minas Gerais, apresentará o Favoritto Burguer: pão de brioche de manteiga de garrafa, blend especial de hambúrguer de boi “salée” na brasa, queijo requeijão do Norte, com catchup de tamarindo.

 

Espaço Chef Raiz, com participação da cozinheira Adriana Lourenço

 

O espaço Chef Raiz é uma das novidades desta edição. Nele, destaca-se a comida raiz, feita, genuinamente, com base nas tradições mineiras. O chef raiz é aquela pessoa que detém os conhecimentos da terra e do fazer, perpetuam as nossas tradições e a culinária regional. Nesta edição, a convidada do espaço é a cozinheira Adriana Lourenço, que fará “Rapa da panela” - Carne de lata "porco" puxada no arroz. Adriana nasceu e vive em Pimenta (MG), onde aprendeu com seus familiares a plantar, colher, cuidar dos animais e, juntos cozinham transformam insumos em ingredientes que são levados à mesa em seu dia a dia.

 

PALESTRAS

 

Made in Minas Gerais também contará com palestras, que serão realizadas no Espaço Culturar (que ficará no quarteirão da avenida Getúlio Vargas), todas com entrada gratuita.

 

11h15 às 12h

 

Chef Guilherme Melo, chef executivo do Nuúu Restaurante, dentro do Novotel BH Savassi – Contemporaneidade na cozinha mineira e a responsabilidade social dos restaurantes

 

Guilherme Melo abre a série de palestrantes do Made in Minas Gerais com o tema “Contemporaneidade na cozinha mineira e a responsabilidade social dos restaurantes”Desde março de 2021, é chef executivo do Nuúu Restaurante, dentro do Novotel BH Savassi, onde desenvolve o conceito de restaurante e hotel focados na gastronomia mineira contemporânea. Consultor para restaurantes e professor de cozinha para turmas particulares, Guilherme Melo foi chef proprietário do Hermengarda por 10 anos, acumulando diversos prêmios como melhor cozinha variada de BH, melhor contemporâneo, chef revelação e chef do ano, pelas revistas Quatro RodasVejaGula e Encontro. Em 2013, foi um dos representantes de Minas Gerais no Madrid Fusion, com palestra sobre a cozinha mineira, além de preparar jantares no hotel Ritz de Madrid. O surpreendente sabor de cada um de seus pratos é conquistado pelo diálogo que faz entre a criatividade da cozinha moderna e toda a gama de sabores legados pela tradicional comida mineira.

 

12h15 às 13h

 

Rodrigo Rezende – Sommelier de água

 

Rodrigo Rezende, o primeiro sommelier de água do Brasil, certificado pela Fine Waters Academy, também será um dos palestrantes do evento, para quebrar o paradigma de que “água é tudo igual”. Embora especialista em vinho e outras bebidas, como a cachaça, Rodrigo tem se dedicado a difundir a cultura da degustação e apreciação da água mineral, e vai destacar a história, os conceitos e os tipos de águas minerais, dentre outras curiosidades.

 

13h15 às 14h

 

Chef Marina Paixão – Workshop de pipoca gourmet para crianças

 

A palestrante Marina Paixão é chef, formada em Gastronomia pelo Senac, e atua como instrutora de formação profissional na mesma instituição.

No Made in Minas Gerais, Marina irá ensinar as crianças a fazer pipoca gourmet.

 

14h15 às 15h

 

Vani Pedrosa – Festas regionais: sustentabilidade e gastronomia mineira

 

Vani Pedrosa é especialista educacional do Senac em Minas. Com experiência de mais de 20 anos em gastronomia para eventos, atuando há mais de 10 anos no estudo e no uso da gastronomia como desenvolvimento econômico regional e do Turismo em Minas Gerais, é autora e palestrante com foco em temas que abordam o universo da gastronomia e do turismo como forma de desenvolvimento regional, social e humano.

 

ZIRALDO 90 ANOS É MADE IN MINAS GERAIS

 

A edição 2022 do Made in Minas Gerais irá homenagear o cartunista Ziraldo, mineiro de Caratinga, que, em outubro deste ano, completa 90 anos. Ziraldo nasceu artista – autodidata – curioso, comunicador ávido por informação, grande observador das fraquezas e grandezas humanas. Pioneiro no design brasileiro, revolucionário na literatura infantojuvenil, ativamente engajado em temas sociais e políticos, um intuitivo e criativo crítico de costumes.

 

No espaço do Instituto Ziraldo no evento, estarão, em exposição, 20 painéis, que contam um pouco dessa trajetória. Outra novidade, que marca uma das parcerias do Made in Minas Gerais com o Instituto Ziraldo, é a distribuição gratuita, durante o evento, da revista Era uma vez, que destaca momentos importantes da vida do artista, esse mineiro cidadão do mundo.

 

A identidade visual do espaço “Ziraldo Maluquinho” vem de um desenho feito por Alex Costa Garcia, quando ele tinha 8 anos, para um trabalho escolar.

 

ESPAÇO KIDS

 

Made in Minas Gerais contará com Espaço Kids e com contação de histórias de Alessandra Nogueira. Formada em Letras pela PUC Minas, sua paixão pelo mundo do “era uma vez” vem de longe. Foi ouvindo histórias das avós que passou a se encantar pelas narrativas e, desde então, tem como missão contar essas e outras histórias para as pessoas.

 

ATRAÇÕES MUSICAIS

 

Idealizada e conduzida por Guilherme Peluci, a Ad Hoc Orquestra é um projeto que se baseia em técnicas de improvisação coletiva, usadas para criar música em tempo real e promover o encontro entre vários artistas de múltiplas origens. Dentro dessa premissa, a Ad Hoc já reuniu mais de 400 músicos e musicistas de diferentes países em suas sessões de pesquisa, descobrimento e criação de música espontânea. Durante as sessões, quase nada é pré-determinado, valorizando a criação do momento e o encontro. Formando grupos únicos em cada sessão, Guilherme usa diferentes técnicas de improvisação, conduzida para criar um espetáculo em tempo real. 

 

Referência no violão de sete cordas, o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado se destaca por sua performance, que mistura a sonoridade simples à sofisticada composição. Em seu repertório, composições registradas em quatro álbuns: Sambetes Vol.1 (2018), Viamundo (2015), Thiago Delegado Trio: Ao vivo no Museu de Arte da Pampulha (2012) e Serra do Curral (2010). Revelando profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, Delegado incursiona por diferentes gêneros musicais: choro, samba, Bossa Nova e jazz. No palco, o artista explora todas as possibilidades do seu sete cordas, renovando antigos temas e apresentando composições próprias. O resultado é um som moderno, animado, virtuoso e surpreendente. Uma das características mais marcantes do trabalho do instrumentista é a capacidade de atrair o público, tornando a música instrumental acessível a todos, por meio de interpretações calorosas. 

 

DJ Aída também vai animar o público que passar pelo evento. Amante de rock, soul, jazz e pop, a produtora cultural e DJ transita por estilos diversos em seu repertório explorando a pluralidade de ritmos e sotaques da boa música de todos os tempos e lugares.

 

INSTITUTO UNIPONTAS

 

Made in Minas Gerais 2022 é apoiado pelo Instituto Unipontas, organização social criada para estruturar projetos em diversas esferas, unindo pessoas e ideias que gerem transformação social e negócios.

 

No evento, já poderá ser visto um carrinho destinado a cozinheiros, que venderá torresmos, a “pipoca de mineiro”. A iniciativa viabiliza a participação de pessoas que não teriam condições de arcar com um equipamento para começar a empreender.

 

CONSCIENTIZAÇÃO NO ESPAÇO DAS BORBOLETAS

 

Made in Minas Gerais terá um espaço dedicado à conscientização da Epidermólise Bolhosa, uma doença genética, caracterizada por um defeito no tecido conjuntivo, que causa enorme fragilidade à pele. Numa comparação entre a fragilidade da pele e a sensibilidade das asas de borboleta, as crianças com a doença são carinhosamente chamadas de borboletas. Nessa edição, o espaço terá como tema “Das minhas cicatrizes nasceram asas”.

 

As famílias receberão, ainda, um folheto informativo sobre a doença e as formas de auxiliar a causa. No local, também serão comercializadas camisas com frases de conscientização sobre a enfermidade e outros temas. O espaço conta com o apoio da Associação Mineira dos Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa – Ampapeb.

 

SERVIÇO

 

Made in Minas Gerais

Data: 12 de junho de 2022 (domingo)

Horário: a partir das 11h

Local: Praça da Savassi/Belo Horizonte – MG (no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas)

ENTRADA GRATUITA, mediante retirada de ingresso pela Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/made-in-minas-gerais-2022/1587867

 

O público também pode contribuir levando 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao programa Sesc Mesa Brasil.

 

Informações: www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais, no Facebook e no Instagram.   

 

 
 
 
 
 
 
 


Postar um comentário

0 Comentários