ITACARÉ-BA É MODELO DE SUSTENTABILIDADE COM AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Recentemente, a  prefeitura de Itacaré-BA promoveu um curso de fabricação de vassouras ecológicas direcionado aos catadores da Associação Vitória de Itacaré. Ministrado pelo Professor Josenilton Macedo, conhecido como Galopeira, com larga experiência na área, e realizado no Centro de Reciclagem, o curso ensinou como produzir vassouras a partir do aproveitamento de garrafas pet. A Prefeitura de Itacaré, além de montar uma oficina no Centro de Reciclagem, doou para a Associação um kit para a produção de 1.008 vassouras.

 

A iniciativa, além de contribuir para a preservação do meio ambiente local, que é cercado da Mata Atlântica, assegura aos catadores uma renda extra com a venda das vassouras. A Prefeitura de Itacaré adquiriu as vassouras ecológicas para a limpeza pública e o prefeito Antônio de Anízio informou que todas as repartições públicas, em breve,  contarão com as vassouras ecológicas produzidas pela Associação de Catadores Vitória. As ações sociais, educativas e ambientais integram o Programa Lixão Nunca Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Regional.

 

Além da reciclagem de resíduos secos e molhados e de orientações sobre a separação correta e adequada do lixo, que já estão sendo realizadas pelo Programa de Coleta Seletiva,  a Prefeitura faz campanhas de conscientização de moradores e empresários sobre a importância da coleta seletiva e  responsabilidade social e com o meio ambiente. Ademais,  ações de educação ambiental são desenvolvidas nas escolas municipais.  Deste modo, a  Prefeitura tem como metas ampliar cada vez mais a coleta seletiva, envolver toda a comunidade e bairros, garantir  geração de renda e transformar Itacaré em modelo.


Postar um comentário

0 Comentários