Entenda por qual motivo elas trabalham mais no inverno



As baterias são mais exigidas em temperaturas baixas. Entenda como isso acontece


Acordar cedo para se deslocar, depois de uma noite fria, e ser surpreendido com a não partida do carro é algo que já ocorreu com a maioria dos motoristas. É natural que as primeiras partidas da manhã sejam mais prejudicadas no inverno ao invés do verão por uma série de questões.


O que acontece é basicamente uma reação em cadeia. No inverno, o óleo do motor apresenta maior viscosidade e exige mais energia do motor de arranque/partida para funcionar o veículo e, caso o percurso que o condutor vá seguir não seja o suficiente para proporcionar a recuperação de carga da bateria, o desgaste pode ser maior e até fatal para bateria em casos de baterias que estão com a capacidade de retenção de energia comprometida pelo tempo de uso.


Além de se esforçar para fazer o primeiro giro do motor, a bateria precisa da contribuição da câmara de combustão. Carros a álcool ou com tecnologia Flex mais antigos contam com o reservatório de partida fria que ajuda o etanol na combustão. A grande questão é: há gasolina neste compartimento? Se existe, ela é de qualidade?


“Muitas vezes o motorista abastece o tanquinho no verão e só vai lembrar dele no inverno. Se a gasolina não for aditivada, é muito provável que ela acabe prejudicando a partida matinal. Combustível velho demora mais para queimar exigindo mais ainda da bateria, explica Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal. O ideal é fazer o descarte do combustível velho e substitui-lo preventivamente, logo no início do período com ocorrências de baixas temperaturas.


Atualmente, os carros flexíveis em combustível utilizam sistemas para aumentar a temperatura do combustível ou injeção direta no cilindro. Mas de qualquer forma, a bateria continua sendo como aquele ‘empurrão’ para o movimento inicial nas manhãs geladas.


De acordo com as instruções do fabricante das baterias Moura, é muito importante checar outros componentes do veículo, principalmente o alternador. Ele é o responsável por recarregar a bateria. Outra dica do especialista é não desligar e ligar o motor em congestionamentos e nunca dar partida no veículo com aparelhos eletrônicos ligados.


Uma maneira para o motorista não ser surpreendido é ele fazer uma revisão gratuita em uma das 130 lojas da DPaschoal. Usando um aparelho que mede a voltagem da bateria, após executar a diagnose o consultor entrega, sem custo nenhum, um laudo impresso para que o cliente saiba exatamente qual o tempo de vida da bateria. A ideia de começar a usar este tipo de diagnóstico para mais de 40 itens nasceu com o programa Economia Verde, que defende o consumo consciente como “Medir e Testar” antes de trocar.


Sobre a DPaschoal

Desde 1949 a DPaschoal atua na prestação de serviços de manutenção automotiva para veículos leves e pesados com a premissa do SER – Sustentabilidade, Educação e Responsabilidade Social. Com 120 lojas em 08 estados e mais de 100 municípios, a DPaschoal busca economizar tanto para seus clientes, como para o planeta. Seu princípio é o de medir e testar, com ferramentas exclusivas, para avaliar a real necessidade de ter que trocar peças ou pneus com total transparência e honestidade. A DPaschoal possui uma universidade interna e o Centro de Treinamento Técnico e Inovação para garantir que os profissionais sejam altamente qualificados. O grupo DPaschoal também conta com Fundação Educar que atua ativamente na comunidade com projetos sociais, a DPK - especialista em distribuição automotiva para todo o Brasil e o Maxxi Training Academy integrando fornecedores na capacitação de profissionais do mercado, além da Daterra que se preocupa em desenvolvimento de projetos e pesquisas agrícolas sustentáveis.

 



 
 

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