O Google Shopping é uma ferramenta da plataforma que pode contribuir com as vendas de uma empresa, até mesmo de microempreendedores, por ser uma vitrine virtual dos produtos que são cadastrados no Merchant Center.
Essa plataforma é um gerenciamento de e-commerce do próprio Google, que o possibilita ser semelhante a um shopping online vinculado com a plataforma de busca, por isso, acaba sendo diferente dos demais locais virtuais de venda.
Tendo sua própria aba dentro da plataforma, a pesquisa no Google Shopping mostra os produtos que são relevantes para o que o usuário pesquisou envolvendo tornearia e solda, por exemplo, independente do nicho mercadológico que o produto está envolvido.
O Google Shopping também permite que os usuários pesquisem de acordo com a categoria que deseja e até mesmo, se possuírem alguma marca específica que gostam de consumir.
Sendo uma forma para que as empresas ganhem destaque e conquistem também mais consumidores, o Google Shopping proporciona uma visibilidade maior do que se esperado ao ser bem aplicado.
Como funciona a plataforma do Google Shopping?
A plataforma do shopping é algo fácil de ser utilizado, porque para encontrar o que o usuário deseja, basta realizar uma pesquisa no campo de busca que a própria página oferece.
Contudo, os resultados que são apresentados no topo da pesquisa são de lojas e outras marcas que acabam sendo classificadas como patrocinadas pelo Google, e logo abaixo, outros negócios que foram categorizados organicamente.
O folder de promoção de algum produto também pode ganhar destaque logo no topo da página, e quanto mais informações estiverem preenchidas sobre os produtos no Google Shopping, melhor será a sua classificação, sendo pontos como:
Nome;
Descrições técnicas;
Preços promocionais e opções de parcelamento;
Disponibilidade em estoque;
Imagens;
Exclusividade.
Assim que um produto é colocado no Google Shopping, é importante que as suas informações sejam sempre atualizadas preferencialmente de modo mensal, ou em caso de grande demanda, semanal e até mesmo diária, dependendo do fluxo de vendas.
Como um adesivo para van que se tornou necessário ter nos veículos, e com a alta procura, pode fazer com que as lojas acabem tendo que atualizar as informações de quantidade de estoque com maior regularidade.
Nos últimos anos, a plataforma do Google anunciou que a parte do shopping seria um serviço gratuito, bastando somente um cadastro no Google Merchant Center para que pudesse gerenciar melhor os seus produtos.
Com o aumento do fluxo de produtos que foram sendo colocados, o sistema de mecanismo de busca do Google passou a também integrar a área do shopping, sendo quase semelhante ao da página tradicional.
Contendo resultados orgânicos e pagos, o Google Shopping acaba sendo uma oportunidade para quem está iniciando no mercado a conseguir uma visibilidade, da mesma forma que a plataforma original pode contribuir com ranking de conteúdos.
Como aumentar as vendas?
Sempre que um empreendimento deseja aumentar suas vendas, acaba realizando estratégias e mudando alguns pontos internos, como um restaurante argentino começar a fazer delivery por meio de um aplicativo de entrega de comida.
Tratando-se do Google, atrair a visibilidade para sua empresa é um ponto importante que contribui com um aumento de vendas e uma maior estabilidade dentro do mercado em que se atua, incluindo na área do Google Shopping.
Que também acaba estando ligado às técnicas de estratégias SEO, que otimizam os motores de busca para encontrar mais facilmente os conteúdos que foram aplicados.
As práticas de SEO no shopping contribuem para que as informações do produto sejam encontradas e estejam alinhadas com o que o usuário buscou.
Portanto, é importante também conhecer como funciona o shopping no formato mobile e não mobile.
As configurações para os dispositivos de onde o Google está instalado podem sofrer algumas alterações, especialmente, nas palavras, por isso, é importante se ter um conhecimento para que possa trazer resultados em todos os dispositivos.
Imagens de qualidade também aumentam as vendas, da mesma forma que olhar o veículo antes de alugar limousine noiva é importante e contribui para o fechamento de vendas, as imagens dos produtos acabam sendo uma questão essencial.
Quanto melhor o produto aparecer na imagem, com uma boa iluminação e que reflita como ele é de modo fiel, melhor será para o consumidor fechar venda com aquele negócio, principalmente se forem disponibilizadas de diferentes ângulos.
Estar atento ao mercado é outro fator que contribui, especialmente porque o Google Shopping irá fazer comparações entre os outros produtos que estão disponíveis dentro daquele nicho.
Por isso, é importante fazer um planejamento para que o produto possa se destacar, e analisar o que está funcionando bem dentro da estratégia de venda, assim como, o que pode ser melhorado.
Aproveitar datas que podem trazer descontos para os consumidores também é uma forma de se destacar dentre os concorrentes, porque acaba chamando a atenção desde os valores até as opções de pagamento.
As vantagens do Google Shopping para o e-commerce
Embora existam empresas de fachada ACM vazado que vendem presencialmente e também, no formato online, o Google Shopping pode ser um ambiente vantajoso para quem vende somente no formato de e-commerce.
Em conjunto com as estratégias de marketing digital, o Google Shopping contribui para que haja um maior tráfego no site do negócio, trazendo as páginas para o topo de modo que capte o interesse do consumidor durante as suas buscas.
Outro ponto vantajoso é o fortalecimento do marketing, de modo que se o usuário já viu aquele anúncio da página, possa ver novamente enquanto navega nas páginas do Google ou de seus parceiros.
Os novos produtos de um e-commerce também podem ser destacados de forma diferenciada dos demais dentro do Google Shopping, proporcionando que a vitrine seja como o administrador da página quiser.
O que é vantajoso para as novidades que o negócio está trazendo, como uma nova peça para uma solda em aço carbono, e principalmente, para quem possui um catálogo amplo.
Monitoramento é importante dentro de um empreendimento, e o Google Shopping proporciona que essas análises de desempenho e performance possam ser melhor administradas e adquiridas.
Os dados que o Google entrega podem contribuir com a otimização do negócio, notando o que pode ajudar a ter leads mais qualificados e o que deve-se ter uma alteração para que não acabe afastando os consumidores.
Os custos que o Google tem são baixos, fazendo com que seja procurado cada vez mais pelas empresas desde pequeno porte até as multinacionais.
A conversão de leads que pode-se ter por meio da plataforma tem um custo menor devido aos direcionamentos que o Google faz.
Deste modo, aparecendo o produto para quem há demonstrou interesse no mercado ou então, é um cliente do nicho.
Divergências entre o Shopping e o Ads
Mesmo que ambos ainda possam conter anúncios, ainda há divergências entre os dois modelos de anúncios do Google.
Enquanto o Shopping é somente focado em ser uma vitrine virtual dos produtos que são interligados à plataforma, o Ads já está focado nos anúncios que o administrador inseriu para que pudesse ser apresentado ao Google e aos seus parceiros.
Contudo, ambos podem ser usados em conjunto para ampliar ainda mais os clientes que a empresa já tem ou espera conseguir.
Isso porque o Ads acaba transformando os anúncios e as páginas em grande destaque nas pesquisas do Google, ou aparecendo com frequência no canto ou no topo dos sites parceiros, fazendo com que os usuários acabem conhecendo o negócio de algum modo.
Portanto, mesmo sendo divergentes, acabam se tornando complementares para que possam contribuir com as estratégias de marketing que um empreendimento possui como objetivo, e ajuda na conclusão de metas.
Considerações finais
Portanto, o Google Shopping pode ser uma forma para quem está começando a atuar no mercado, seja na venda de martelinho de ouro funilaria até equipamentos eletrônicos.
Estando ligado aos motores de busca da plataforma principal, a aba do shopping pode também ser dividida entre os produtos pagos que ocupam o topo da página como aqueles que acabam sendo estruturados organicamente.
Quanto melhor as atualizações do produto dentro da área do shopping, melhor será a classificação e as possibilidades para atrair ainda mais a atenção dos consumidores.
O Google Shopping também é uma ferramenta importante para quem está no ramo do e-commerce pelas possibilidades que apresenta, desde o baixo custo para se conseguir consumidores até a chance de ganhar foco no mercado.
Sendo um ponto de busca online para milhares de usuários, o Google de forma comercial proporciona um crescimento para as empresas em pouco tempo, e com isso, uma chance de estar no foco dentro do ramo virtual.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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