Dr. Emilio M Cirillo fala sobre as Vantagens e Desvantagens do Home Office

 



EMILIO MICHELE CIRILLO
  • Doutor em Educação pela Universidad Católica de Santa Fe – ArgentinaMestrado em Administração ênfase em Liderança pela UNISA Universidade de Santo Amaro -Brasil
  • MBA en Liderança e Estratégia Operacional pela UNISA Universidade de Santo Amaro – Brasil
  • Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Senador Flaquer Santo André – Brasil
  • Professor convidado de pós-graduação na Universidad de Chile, Professor no Mestrado da UDE -Universidad de la Empresa – Uruguay, Professor de pós-graduação na Universidade Plesbiteriana Mackenzie.
  • Fui gerente, Diretor nas seguintes empresas: Celanese do Brasil, Cyanamid do Brasil, Laborterápica Bristol, Laboratório Isa, Owens Corning Fiberglas, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Toda mudança tem seu lado POSITIVO e seu lado NEGATIVO, com o HOME OFFICE (Trabalho em casa) não foi diferente, com a PANDEMIA do COVID-19 muitas empresas optaram pelo HOME OFFICE, principalmente as empresas de TI, para sabermos mais sobre as vantagens e desvantagens do HOME OFFICE convidamos o Dr. Emilio Michele Cirillo para falar sobre o assunto.


1- Quais são suas atuais atividades?

R- Como professor, leciono presencialmente (vou duas vezes ao ano) na Universidad de La Empreza no Uruguai no curso de Mestrado em Administración de Emprezas com a disciplina Negociación no modelo de Harward, e na Universidade Plesbiteriana Mackenzie no curso de Pós-graduação de Governança Corporativa em TI, com a disciplina de Planejamento Estratégico e Marketing em TI.

2- Como você vê as atividades retornando pós pandemia?

R- O que noto é um movimento normal de quase todas as atividades, o que mais chama a atenção é a quebra de paradigma de trabalho presencial para o trabalho em home office que alguns segmentos ainda estão adotando e pelo jeito devem assim permanecer.
As pessoas e as empresas se adaptaram muito rapidamente a essa mudança e viram ganhos na produtividade e na qualidade de vida, aqui me refiro ao grande tempo despendido em deslocamento.

3 – Ainda em relação a ganhos e perdas, para que lado pesou a balança?

R- Nesse tempo todo de pandemia, muitas atividades como técnicos, consultores, analistas, atendimento telemarketing e outros, foi bastante positivo, tanto que, muitas pessoas se mudaram para outras cidades mais tranquilas, pois as atividades podem ser executadas de qualquer lugar, (desde que tenha um bom sinal de internet).
Como exemplo negativo foram os alunos que não possuíam recursos de computador e de internet, causando um atraso no aprendizado.

4- Como você qualifica o trabalho em Home Office sendo que algumas empresas retornam presencialmente e outras permanecem em Home Office?

R- No inicio foi muito ruim porque as pessoas não estavam treinadas para essa forma de trabalho, e sua adaptabilidade foi em muitos casos difícil, senão vejamos:
  1. Primeiro foi uma quebra de paradigma, pois, as pessoas não estavam acostumadas a trabalhar em casa, e quando se viram obrigadas a isso tiveram que criar hábitos um dos mais difíceis foi o novo comportamento em criar novas rotinas. Como voce não está no escritório, os movimentos da casa criam uma perda de concentração.
  2. Muitos funcionários não tinham um Lap top de qualidade, o que obrigou as empresas a investirem. Muitos lares o sinal de Internet é fraco, o que dificulta em muito realizar suas tarefas, muitas pessoas não possuem um lugar adequado dentro de casa, muitas tem o problema dos filhos pequenos que requerem uma atenção especial quanto a alimentação e distração, barulho de trânsito, barulho em casa, se a pessoa mora em apartamento as obras de reformas causam muito barulho, criança chorando, cachorro latindo e etc.
  3. Hoje as pessoas se adaptaram melhor e promoveram alterações que as prejudicavam.

5 – Em relação a adaptação do trabalho em Home Office, quais sugestões podem ser propostas para uma melhora no trabalho?

R- Primeiro criar um ambiente propicio, ter equipamentos de qualidade, ter uma boa internet, ter uma boa ergonomia, área longe de barulhos domésticos (cachorro, filhos, trânsito, obras, som de rádio, televisão, etc.) foco no trabalho, criar horários para almoço e café, evitar distração.
Vestir-se adequadamente, não ficar de pijama, bermuda, shorts etc.

6 – Em sua opinião este trabalho de Home Office tende a crescer ou estagnar?

R- Alguns segmentos tendem a manter o serviço em home office e muitos estão adotando um ou dois dias da semana no escritório e 4 ou 3 dias trabalho em casa. Ainda é um pouco cedo para se ter uma clara definição.
O que se notou muito foi o crescimento do Ensino a Distância e a tendência é crescer.

7 – O Que o Sr. sugere em relação aos profissionais de TI, que são os que mais trabalharam em Home Office neste período?

R- A tendência é que se mantenha pois, nesse segmento a produtividade é medida em trabalho executado, daí sua boa funcionalidade.

8- Como consultor, quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas de porte médio?

R- Geralmente os gestores sentem grande dificuldade de gerir os custos e estabelecer preços aos seus produtos ou serviços.
Aqui chamo a atenção de que muitos gestores não dominam a área de custos e preços. A pregunta que se faz é:
Você controla mensalmente o lucro por produto ou serviço?
Os produtos ou serviços tem seus preços corretos e atualizados?
Você controla os Resultados da empresa mensalmente?
Esse é o grande desafio dos gestores das empresas.











Postar um comentário

0 Comentários