SkilLab, startup especializada em gamificação, mira expansão para os EUA e países da América Latina

 

A empresa utiliza métodos inovadores para recrutar, engajar e aumentar a produtividade nas empresas. A meta é expandir internacionalmente, focando no desenvolvimento de conteúdos também em inglês e espanhol.

 

 

Fundada pelo brasileiro Ivan Prado, a SkilLab iniciou as atividades em 2015, na Alemanha, com workshops de liderança e autoconhecimento, e se formalizou em 2016. A empresa tinha como inspiração duas metodologias: a “Jornada do Herói”, ou monomito, estrutura de storytelling mais utilizada em mitos, lendas, romances e obras narrativas em geral, criada em 1949 pelo antropólogo Joseph Campbell, cujo conceito apresenta uma forma cíclica de contar histórias em que o protagonista supera vários desafios para se tornar um herói; e o “modelo caórdico”, de Dee Rock, estrutura de liderança que explora o espaço entre o caos e a ordem para buscar formas de incentivar a inovação e desburocratizar processos. Desde o seu início, a companhia vem realizando ações de impacto social, desenvolvendo cursos de empreendedorismo para jovens, microempreendedores e população carcerária.

 

Em 2018, a SkilLab viu no mercado corporativo a necessidade de abrir espaços de conversa e aprendizagem, usando a facilitação e o design thinking como ferramentas de cocriação para tornar as empresas mais humanas e inovadoras. Ao refletir sobre treinamentos marcantes em sua trajetória, o CEO Ivan Prado fechou um contrato global com a Celemi, empresa sueca de simuladores de negócios (jogos corporativos que ensinam desde habilidades técnicas como finanças corporativas a comportamentais como tomada de decisão). Com essa mudança, a companhia optou pela realização de um rebranding (ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto com o objetivo de mudar a percepção do público com relação à marca) e de um reposicionamento, nos quais é referência em gamificação e soluções sob medida. Entre outros clientes atendidos pela SkilLab nos últimos anos estão as empresas Vale, Sandoz, Instituto Embraer, Embaixada dos EUA, Sebrae MT, SPIC, Grupo NotreDame Intermédica e BASF.

 

As sete principais áreas que a SkilLab trabalha são gamificação, melhor ferramenta para tornar os processos mais dinâmicos, divertidos e prazerosos, revolucionando a maneira como os colaboradores trabalham ou fidelizam clientes, incentivando a motivação, promovendo a competição saudável e estimulando a autoavaliação e evolução dos participantes; facilitação, técnica utilizada para apoiar e ajudar um grupo de pessoas que têm algum objetivo que pode se tomar uma decisão pragmática, explorar mais a fundo temas relevantes, criar e redesenhar processos, construir e aprofundar vínculos entre os participantes; design de jogos divertidos e interativos para serem utilizados individualmente ou em equipe com o intuito de despertar sinapses que auxiliam na aprendizagem e desenvolver a colaboração da equipe, reforçando o sentimento de igualdade entre os colaboradores, aumentando a confiança entre eles e, ainda, ajudando a destacar e fortalecer indivíduos com personalidade de liderança.

 

O design instrucional é modelo que ficou muito famoso com as plataformas EaD – Ensino à Distância e o método 6Ds – as seis disciplinas que transformam a educação, trazendo mais resultados para as empresas -, ajudando a elencar necessidades de treinamentos efetivos, criação de agendas, formatos e avaliações; design thinking, procedimento que pode ser dividido em cinco tópicos: empatia (conhecer o problema ou a necessidade), definição (definir o escopo do trabalho), ideação (criar possíveis cenários e soluções), prototipação (criar uma versão teste da solução), teste e desenvolvimento (testar e aprimorar a solução); treinamentos criados por uma rede de especialistas que oferecem diferentes soluções desenvolvidas sob medida e com foco no usuário a fim de motivá-lo e engajá-lo de forma divertida e assertiva, oferecendo soluções sobre inovação, soft-skills (habilidades comportamentais relacionadas à maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações), cultura organizacional, entre outras atividades; e andragogia que, diferente da pedagogia, procedimento de aprendizagem para crianças, surge da necessidade de aprendizagem para adultos e tem como intuito aplicar procedimentos mais adequados a essa faixa etária por meio da autonomia, orientação, prontidão e motivação para aprender.

 

SkilLab já oferece soluções de seu portfólio para algumas das maiores empresas do Brasil e da América Latina. A meta é expandir internacionalmente, já que a pandemia acelerou a aceitação de soluções digitais, focando no desenvolvimento de conteúdos também em inglês e espanhol. “Este ano, nossa meta é investir na SkilLab Inc, braço da companhia nos EUA, além de expandir nossa relação para países da América Latina - SkilLab LATAM, como a Colômbia, onde já mantemos alguns parceiros”, ressalta Ivan.

 

Gamificação como ferramenta de mudança e engajamento

 

Por meio da gamificação, a SkilLab aplica técnicas de jogos em um contexto real para motivar pessoas a realizarem determinadas ações em diversas áreas. Todo jogo tem um objetivo que precisa ser cumprido e, para isso, os jogadores precisam superar obstáculos. A psicologia por trás da metodologia revela que a conquista e a superação movem o ser humano. Assim, é possível estimular o aprendizado, instruir comportamentos, criar uma sensação de recompensa e facilitar sua inclusão no mundo dos negócios. Como a competição e a colaboração estão no centro do processo, é comum que empresas que utilizam soluções gamificadas obtenham reconhecimento público de seus colaboradores que desenvolvem maior sentimento de pertencimento, incrementando seus resultados.

 

A gamificação não representa apenas a interação entre os participantes de um ambiente, mas baseia-se principalmente no estudo de comportamento dos mesmos. Adquiridas por meio desta metodologia, essas práticas podem ser a chave para aumentar o lucro de uma empresa, o sucesso da venda de um produto ou, ainda, o aumento da retenção da aprendizagem de um conteúdo, atividades que se destacam entre os motivos de busca das organizações por uma consultoria de gamificação.

 

Sendo assim, na área da educação a gamificação traz benefícios como maior interação social e participação dos alunos; aulas mais dinâmicas; desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração; promoção do diálogo; alunos mais empenhados, curiosos e motivados; maior absorção e retenção de conteúdo; estímulo ao protagonismo e resolução de problemas; melhoria de resultados e desempenhos; e desenvolvimento de competências socioemocionais.

 

Principais cases da SkilLab

 

1 - AOC 

O projeto foi desenvolvido em parceria com a E-content Lab para AOC - maior fabricante mundial de monitores. Objetivando o fortalecimento da marca e engajamento da comunidade gamer, durante 10 semanas a SkilLab sugeriu e ativou diferentes desafios com a ajuda de três streamings que são referências para o público-alvo da ação. 

 

Uma importante discussão sobre a diversidade neste ambiente foi levantada e isso impactou mais de um milhão de usuários em diferentes redes sociais. A principal mensagem foi o enfoque no feminismo por meio do empoderamento e da emancipação das mulheres, naturalizando sua participação em um ambiente quase sempre relacionado ao masculino. O intuito foi conscientizar os participantes sobre a necessidade de um ambiente seguro para todos, livre de assédio e de combate ao machismo estruturante. 

 

2 - Sebrae MT (Líder de si mesmo)

A partir do design instrucional, a SkilLab desenvolveu um BootCamp formativo para o Sebrae-MT. Com uma curadoria de conteúdos, foi criada uma metodologia com atividades práticas e extremamente atuais focada nos objetivos e necessidades de aprendizagem relacionados à temática da formação.

 

Durante 16 horas foram aplicados os diversos conceitos sobre a atuação em uma posição de liderança, autoconhecimento e desenvolvimento para lidar com outras pessoas, incluindo atividades em um guia do participante e outro guia de facilitação para o consultor. Com isso, o consultor teve uma base para aplicar e desenvolver as habilidades necessárias para aplicação dos materiais. 

 

3 - Sebrae MT (Comunique-se)

Ideal para todo mundo que quer se comunicar com excelência, o BootCamp Comunique-se buscou desenvolver essa habilidade essencial para as organizações. Os relatórios e pesquisas sobre o futuro do trabalho a mencionam como aptidão fundamental para este século. E isso vai além de se comunicar como um simples comunicador; é sobre utilizar essa ferramenta no dia a dia de muitas maneiras. 

 

SkilLab facilitou pessoalmente uma turma piloto na sede do Sebrae, em Cuiabá, onde os processos foram testados diretamente com o público-alvo, colhendo feedback para promover melhorias. 

 

4 - Instituto Embraer (hackathon) 

Durante o primeiro ano de pandemia, a SkilLab topou um desafio proposto pelo Instituto Embraer: criar um hackathon exclusivo para os alunos, voluntários e colaboradores da instituição. 

 

Social Innovation Day nasceu com a demanda de propor soluções para o planeta com base em aspectos socioambientais, ODS e OSG. Durante um final de semana foram exploradas seis etapas do processo de design thinking, uma técnica aplicável no dia a dia em diferentes projetos. Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas soluções para o desafio proposto. A partir dos projetos desenvolvidos, foram criados vídeos que passaram por uma avaliação de banca onde foram considerados critérios como criatividade, inovação, tangibilidade e possibilidades de escalonamento. 

 

5 - SPIC

Em seus relatórios e pesquisas de clima, a SPIC identificou que seus funcionários e colaboradores gostariam de melhorar a cultura de feedback. A SkilLab aceitou o desafio e propôs duas soluções diferentes. Primeiro criou um jogo de cartas, em formatos físico e digital, desenvolvendo dinâmicas para retribuir feedbacks de maneiras divertidas.

 

Para complementar, foi realizada uma ação gamificada on e off, em que foram estruturadas cinco semanas de conteúdos onde os participantes passaram por diversos momentos de atividades e missões que colocaram à prova suas habilidades ao oferecer feedback. Afinal, essa deve ser uma prática cotidiana, por isso a importância de desmistificá-la como sinônimo de medo e apreensão. 

 

6 - Grupo Notredame GNDI

O GNDI procurou a SkilLab com uma dor bem clara: eles precisavam melhorar seus treinamentos de segurança e meio ambiente que são aplicados com obrigatoriedade anual. A demanda era desenvolver dois jogos com pautas distintas. Um sobre o descarte de resíduo hospitalar e outro para segurança e combate a incêndios. Para o desenvolvimento dos jogos, a SkilLab recebeu diversos materiais com normas, vídeos de apresentação e realizou diversas pesquisas. Dessa forma, a empresa cocriou todo o repertório dos jogos. O jogo de descarte de resíduo hospitalar auxiliou as pessoas a entenderem além da grande importância desse direcionamento, principalmente o local correto a ser descartado. Consegue imaginar um local onde existem cerca de 20 a 30 coletores distintos? O desafio do jogo foi a retenção de aprendizagem para que esse descarte ocorresse sempre da melhor maneira.

 

Já para a demanda de segurança e combate a incêndios, foi desenvolvido um jogo de cartas que simula 4 tipos de incêndios diferentes para 10 cenários. A startup elaborou as medidas que auxiliam e melhoram o combate durante uma solução de um incêndio e também o que pode agravá-lo.

 

Com recursos lúdicos e visuais, a SkilLab trouxe essa realidade para que os players mentalizassem melhor o que deveria ser feito mediante cada situação. A companhia contou com a colaboração da própria empresa com sugestões de equipamentos médicos, extintores e perguntas utilizadas na brigada de incêndio que foram necessárias para a ativação de cartas durante a execução do jogo. As cartas foram elaboradas para um jogo de três a sete pessoas. Ambos os jogos são utilizados anualmente para o treinamento de mais de 50 mil colaboradores na empresa até hoje.






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