Saiba como controlar suas finanças e sair do aperto


 

Saber como controlar suas finanças é muito importante para que o dinheiro seja seu aliado e te ajude a construir seus sonhos e projetos de vida. Quando não existe esse controle, ele se torna um pesadelo e os problemas não param de aparecer.

Algumas pessoas acreditam que dinheiro é tabu e outras sentem tanta dificuldade em controlar o orçamento, que todo mês ficam no vermelho.

Além disso, existem aqueles indivíduos que não fazem nenhum tipo de controle, mas são capazes de manter as contas em dia. Mesmo isso pode ser um grande risco, mas independentemente de quem você seja nesses grupos, é crucial controlar o orçamento.

É assim que as famílias conseguem ter saúde financeira, planejar a vida, alcançar metas e objetivos, além de fugir dos problemas e necessidades financeiras.

As constantes crises econômicas que o Brasil está vivendo exigem ainda mais atenção com o modo como tratamos o dinheiro. Se não houver zelo e responsabilidade, ele vai faltar.

Para entender um pouco mais sobre essa questão, vamos explicar sobre a importância do controle financeiro e dar algumas dicas que vão tirar você do vermelho. Confira!

Importância de controlar as finanças

Cerca de 1/3 dos brasileiros não avaliam se precisam de um produto ou serviço antes de comprá-lo, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

O Brasil tem um longo histórico de descontrole financeiro por parte das pessoas, mas as crises econômicas trazidas pela pandemia fizeram com que tudo piorasse muito.

Além dos constantes aumentos no combustível, gás de cozinha e até nos alimentos básicos do dia a dia, a falta de organização financeira está levando muita gente a ficar sem dinheiro por mais tempo do que antes.

Algumas coisas na vida são uma necessidade, como a instalação de rede na sacada para quem tem filho pequeno em casa. Mas se não houver organização e disciplina, o dinheiro vai faltar e não vai ser possível alcançar um objetivo simples como este.

O histórico é longo, tanto é que 6 em cada 10 brasileiros admitem que somente às vezes ou quase nunca dedicam tempo a qualquer ponto relacionado à ação de controlar suas finanças.

Além disso, 17% usam o cartão de crédito frequentemente, além de outros tipos de facilidades, como o cheque especial e até empréstimos no banco. Há ainda pessoas que também precisam recorrer a créditos para complementar a renda.

Para ter uma vida financeira saudável, é necessário se esforçar, buscar informação e exercitar a disciplina constantemente.

A internet facilitou a vida das pessoas de muitas formas, e assim como é fácil contratar uma empresa de pintura comercial e residencial, também é simples encontrar informações que ajudam a controlar o bolso.

Mas mesmo diante dessa facilidade, a verdade é que a maioria simplesmente não procura informação para mudar o cenário. Isso acontece porque muitos acreditam que dá trabalho e que é mais fácil lidar com o endividamento e a restrição.

Só tem dinheiro quem tem disciplina e comprometimento para viver de acordo com sua realidade financeira, sem se deixar levar por decisões equivocadas.

Dicas para sair do vermelho

Chegou o momento de saber como controlar melhor suas finanças e evitar os problemas provenientes da desorganização financeira. Algumas dicas para isso são:

1 - Evitar o consumo por impulso

Todo mundo tem alguns itens de consumo que compram frequentemente, mas realmente não precisam, e está na hora de evitar esses hábitos consumistas, que pesam no bolso e não te levam a lugar nenhum.

O propósito é sair do vermelho, portanto, é o momento de fazer alguns sacrifícios e colher bons frutos no futuro. Nesse contexto, corte tudo o que não é necessário e priorize apenas os itens essenciais.

Pense em tudo o que está comprando em excesso, como almoçar fora todos os dias, excesso de canais da TV a cabo e serviços de streaming que mal tem tempo para assistir, dentre outras possibilidades.

Avalie com calma todos os seus gastos para retirar aquilo que não tem serventia e priorizar outros serviços que precisa fazer agora, como limpeza de pele masculina.

2 - Vender o que não usa mais

Todo mundo tem alguma coisa que vale um dinheiro e que não usa, como um vestido de festa que comprou para um casamento e nunca mais precisou ou até um carro que está parado na garagem porque agora trabalha como home office.

Aquilo que parece sem serventia ou muito velho para alguém, pode ser de valor para outras pessoas e elas vão se interessar em adquirir certos itens.

Contudo, antes de vender algum item, certifique-se de que está em boas condições e que pode ser aproveitado por quem comprar.

O desapego pode ser resolvido com aquele profissional que te entregou um cartão de visita psicologia, portanto, procure ajuda caso seja muito difícil se livrar de alguns excessos e, principalmente, acabar com o consumismo.

Quem tem muitas peças de roupas em boas condições, pode até mesmo organizar um brechó online, afinal, é possível descobrir um novo tipo de negócio que te interessa.

3 - Pagar as dívidas mais caras primeiro

Dívidas mais caras ou com juros mais altos precisam ser priorizadas na hora de resolver a situação. Lembre-se que elas são as principais responsáveis por fazerem as pessoas se endividarem cada vez mais.

Quanto mais altos forem os juros, maior fica o valor da dívida, por isso, faça uma lista de tudo o que precisa pagar e veja aquilo que tem maior valor para resolver primeiro.

Durante esse processo, alguns momentos de fraqueza podem acontecer, mas com um pouco de bom senso e raciocínio, é perfeitamente possível superá-los.

4 - Fazer uma renda extra

Você pode atuar como freelancer para fazer uma renda extra com aquilo que você faz de melhor, e dentre as opções mais comuns estão:

  • Fotógrafos;

  • Redatores;

  • Programadores;

  • Designers.

Outras profissões e habilidades também podem se transformar em uma renda extra, como produzir sacola personalizada artesanal, doces ou marmitas saudáveis para vender.

Fazer um dinheiro a mais é muito importante para quem quer tirar o pé da lama o quanto antes e se recuperar. É uma quantia a mais que vai te trazer fôlego e superar esse momento de um jeito menos dolorido.

5 - Registrar todos os seus gastos

As pessoas não ficam ricas apenas por conta do seu salário ou do quanto elas gastam, na verdade, muita gente que tem dinheiro sobrando conseguiu isso porque teve e mantém um bom controle financeiro.

São indivíduos que sabem exatamente o quanto pagaram por um ensaio fotográfico de gestante, pelo aluguel, o café na padaria, a conta de água, dentre outras despesas em seu orçamento.

Isso quer dizer que se você quiser ser independente financeiramente, precisa de um controle efetivo de suas finanças, sabendo o quanto ganha e o quanto gasta.

Uma pessoa que não tem noção disso tem mais dificuldade para se organizar financeiramente e sair do vermelho.

Para fazer esse registro, você pode usar um aplicativo ou então uma planilha no computador. Quem tem um pouco mais de dificuldade com tecnologia pode anotar tudo em um caderno, afinal, o principal objetivo é visualizar o orçamento.

Anote tudo o que ganhou no mês e tudo o que gastou, como aluguel, confecção de cartões de visita, luz, internet, e assim por diante.

Coloque os gastos com cartão de crédito e procure identificar o que você pode tirar do seu orçamento agora que não vai fazer falta, mas que vai te ajudar muito a sair do vermelho.

6 - Negociar as dívidas

Para dormir tranquilo e ter uma vida verdadeiramente organizada em relação ao dinheiro, é crucial renegociar as dívidas e não fazer mais.

Converse com seus credores, podendo ser tanto pessoas quanto empresas, para negociar dívidas que se acumularam ao longo do tempo e que por alguma razão ainda não foram pagas.

O ideal é quitá-las à vista, mas, se não for possível, procure fazer uma negociação que realmente caiba no seu bolso e que você possa honrar ao longo do tempo.

7 - Comprar à vista

Se você está negociando dívidas passadas, então não faz sentido pagar pela produção de video convite parcelado no cartão de crédito, pelo contrário: o pagamento precisa ser à vista, senão você nunca vai conseguir sair dessa bola de neve.

É claro que existem alguns itens difíceis de comprar à vista para boa parte das pessoas, como um carro ou uma casa, mas ainda assim, é interessante guardar dinheiro para pagar uma boa parte e evitar parcelar tudo o que for comprar.

Considerações finais

Lidar com o dinheiro e controlar suas finanças pode ser um desafio no início, mas com o tempo, as pessoas se acostumam com essa organização.

Além disso, ela traz tantos benefícios que dificilmente alguém vai abrir mão desse cuidado e voltar a se preocupar com o dinheiro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários