Batalha das Minas, moda ostentação e oficina de funk animam as Fábricas de Cultura

 

Foto: Bruno Otero/Divulgação

 



Confira os destaques da programação de maio das Fábricas de Cultura da Zona Norte, Sul e Diadema


Em maio, as Fábricas de Culturaprograma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, abrem espaço para o teatro, dança e música com uma programação gratuita. Confira os destaques:
 

A programação do mês será marcada por com uma dobradinha de funk na Fábrica de Cultura Capão Redondo. No dia 24 de maio, às 15h, a unidade realizará um bate-papo com a pesquisadora e funkeira Renata Prado e a estilista e fotógrafa Fernanda Souza sobre A Moda da Ostentação: A economia criativa do funk e seu impacto no universo fashionista.
 

Já no dia 26, às 14h30, ocorrerá o masterclass Academia do Funk: da teoria à prática, também com Renata Prado. Neste encontro, a funkeira trará uma vivência corporal para ensinar técnicas de rebolar, além de trazer conhecimento histórico e corporal sobre a dança do funk como prática artística a partir da corporeidade periférica, desconstruindo toda a moralidade imposta socialmente.
 

Já a unidade Jardim São Luís terá espaço para o teatro. No dia 18 de maio, às 10h, a Cia Arte Raiz apresenta a peça O Homem que Queria Enganar a Morte. Com tradução simultânea em Libras, a peça traz a história de um homem que, para salvar o filho, pede à morte que o leve no lugar do menino. A morte aceita e diz que daqui sete anos vem buscá-lo. Quando chega o dia, ele decide armar um plano para enganá-la.
 

E no dia 20 de maio, a partir das 10h, será a vez da Cia. Repentistas do Corpo apresenta o espetáculo “Quando Tudo Começou...Um Dia Fora do Tempo”, que mistura dança, teatro, percussão corporal em movimento, imagens projetadas e trilha sonora criadas especialmente para o trabalho. O ponto de partida para esta nova criação é o livro, “Quando Tudo Começou”, do escritor César Obeid, que usa uma narrativa atraente e imagética para recontar alguns dos mitos da criação universal sob a ótica de povos tradicionais ao redor do mundo.
 

No dia 19 de maio será a vez do cinema. A unidade Diadema exibe às 19h o web documentário “Somos Plurais, Vidas Trans Importam!”, que conta com relatos de experiências de vida e luta das pessoas trans em seu cotidiano, seguido de falas contra o combate a homofobia e finalizado com uma apresentação cultural. A atividade faz homenagem ao Dia Internacional contra a Homofobia (17/5). E no dia 20, às 19h30, ocorre a Batalha das Minas, evento na unidade Brasilândia que busca enfatizar o empoderamento feminino e valorizar cada vez mais a participação das mulheres no universo das batalhas.
 

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza no dia 24 de maio, às 15h, a palestra A cegueira não é o fim, com o jornalista Assis Ângelo. Cego, poeta e estudioso da arte popular brasileira, Assis contará histórias de situações que enfrentou e irá falar também sobre os lançamentos de livros, mostrando a importância do fazer cultural como meio do cidadão participar ativamente da sociedade em que vive.
 

Já a equipe de bibliotecas da Fábrica de Cultura Jaçanã promove no dia 27 de maio, às 10h, a oficina Lambe, Lambe, que apresentará a técnica artística associada à arte urbana, na qual cartazes são fixados sobre muros e paredes. Na biblioteca, ele será utilizado em uma obra que ocupa a área do acervo de biografias dando destaque para as obras de “Bell Hooks”. O público poderá levar exemplares para colar nos muros do bairro.
 

E até o dia 31 de maio, será possível visitar na Fábrica de Cultura Diadema a Instalação Trono Cadeira Realeza Periférica, uma intervenção artística criada por jERONa RuyCe, artista plástico e arte educador, que propõe a reflexão sobre as questões territoriais, e lugares que são destinados para a existência da população preta e periférica que anseia ser Reis, Rainhas, Príncipes e Princesas do seu existir.
 

Para entrada nos prédios das Fábricas de Cultura é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade. As unidades do programa recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos.
 

A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.


SERVIÇO:


Fábrica de Cultura Brasilândia

BATALHA DAS MINAS

20/5 -- Sexta-feira -- 19h30

Atividade Livre.

Local: Av. General Penha Brasil, 2508 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP

 

Fábrica de Cultura Jaçanã

LAMBE LAMBE

Com: Equipe de Biblioteca

27/5 -- Sexta-feira -- 14h30

Atividade Livre

Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 - Conjunto Habitacional Jova Rural - São Paulo/SP

 

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

PALESTRA "A CEGUEIRA NÃO É O FIM" COM JORNALISTA ASSIS ÂNGELO

24/5 -- Terça-feira -- 15h

Atividade Livre

Rua Franklin do Amaral - de 701/702 ao fim, 1575 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo/SP

 

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

O HOMEM QUE QUERIA ENGANAR A MORTE

Com: Cia Arte Raíz | Coordenação: Equipe de Biblioteca

Atividade com tradução simultânea em Libras

18/5 -- Quarta-feira -- 10h

Atividade Livre.

Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Parque Santo Antônio - São Paulo/SP

 

QUANDO TUDO COMEÇOU...UM DIA FORA DO TEMPO

Com: Cia Repentistas do Corpo

20/5 -- Sexta-feira -- 10h

Atividade Livre

Local: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 - Parque Santo Antônio - São Paulo/SP
 

Fábrica de Cultura Capão Redondo

A MODA DA OSTENTAÇÃO: A ECONOMIA CRIATIVA DO FUNK E SEU IMPACTO NO UNIVERSO FASHIONISTA

24/5 -- Terça-feira -- 15h

Classificação Indicativa: maiores de 14 anos.

Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo/SP

 

ACADEMIA DO FUNK: DA TEORIA À PRÁTICA COM RENATA PRADO

26/5 -- Quinta-feira -- 14h30

Atividade Livre.

Local: Rua Bacia de São Francisco, s/n - Conjunto Habitacional Jardim São Bento - São Paulo/SP
 

Fábrica de Cultura Diadema

INSTALAÇÃO: TRONO CADEIRA REALEZA PERIFÉRICA EM DIADEMA

Artista: jERONa RuyCe

De 3 a 31 de maio

Visitação: de segundas a sexta das 9h às 21h, e aos sábados 9h às 17h.

Atividade Livre.

Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP

 

WEB DOCUMENTÁRIO: SOMOS PLURAIS, VIDAS TRANS IMPORTAM!

19/5 -- Quinta-feira -- 19h

Atividade Livre.

Local: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP

Esse evento é uma parceria da Fábrica de Cultura Diadema e da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades.
 

------

Fábrica de Cultura Brasilândia

Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

Fábrica de Cultura Capão Redondo

Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

Fábrica de Cultura Diadema

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

Fábrica de Cultura Jaçanã

Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
 

Funcionamento das unidades

De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Exceções: Brasilândia, Capão Redondo e Diadema que atendem das 9h às 17h aos sábados.

Exceto Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha que funciona de terça e quinta das 9h às 21h; quarta e sexta das 9h às 19h; Sábados das 9h às 17h; e Domingos das 12h às 17h.

 

Funcionamento das bibliotecas

De terça a sexta, das 09h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 09h às 14h.

 

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

 

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís e Diadema oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
 

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.
 

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.
 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Postar um comentário

0 Comentários