Investir na qualidade de vida dos funcionários geram resultados a empresas



Sendo um espaço em que os funcionários passam boa parte do dia, as empresas têm buscado investir cada vez mais na qualidade de vida no trabalho, uma experiência que promove uma série de benefícios não só para o colaborador, mas também para o negócio.

Para colocar essa ideia em prática, o setor responsável por pensar nas melhorias para todo o ambiente, que geralmente é o RH, traça ações de endomarketing e também investe na aplicação de atividades que exercitem o corpo e a mente do time de funcionários. 

Toda essa prática desencadeia importantes resultados para a produtividade da empresa e também para a carreira do profissional, que sente-se mais motivado para realizar as suas demandas do dia a dia. 

Benefícios da qualidade de vida no trabalho 

Independente do segmento, seja uma empresa de limpeza de carpete empresarial ou uma agência de publicidade, todo negócio deveria apostar em melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores no trabalho, uma prática que só tem vantagens.

Com o passar do tempo, os negócios começaram a perceber a importância de um bom clima organizacional e como essa sensação desperta pontos positivos, como:

  • Redução de faltas;

  • Diminuição da rotatividade;

  • Retenção de talentos;

  • Aumento da produtividade.

Todos esses pontos estão conectados e somam-se criando uma forte cultura organizacional que também é destaque no mercado, fazendo o empreendimento ser reconhecido até por quem não atua nele. 

Além disso, há diversas métricas que mostram como estão as condições do ambiente de trabalho, como é o caso dos laudos PCMSO PPRA e LTCAT, que fazem parte de um controle de saúde ocupacional. 

Redução de faltas 

Existem vários fatores que levam um funcionário a se ausentar de suas atividades no trabalho, a questão saúde é a principal delas. 

Esse impacto no bem-estar pode ocorrer tanto por situações que não estão relacionadas com a empresa quanto com aquelas que estão, como ansiedade, burnout, depressão e disfunções físicas, e lesão por esforço repetitivo, por exemplo. 

Quando isso ocorre, é muito comum que o funcionário passe a ter que frequentar ainda mais o hospital e faça uso de atestados médicos, o que o afasta por alguns dias das suas funções, desfalcando o time de colaboradores. 

Essa situação acaba gerando prejuízos para a empresa, impactando, principalmente, na entrega das demandas como um todo. 

Diminuição da rotatividade

Muitas empresas sofrem com o problema de uma alta rotatividade, ou seja, funcionários que entram e logo saem do empreendimento, seja porque foram demitidos por justa causa ou porque procuraram novas oportunidades.

Nem sempre essas novas oportunidades estão ligadas com um lugar que paga um salário maior, mas que possibilita ao colaborador um trabalho menos estressante, que se preocupa com o seu bem-estar. 

Assim, sem nem pensar duas vezes, esse funcionário aceita a proposta e embarca em um novo trabalho, que pode ser em uma empresa terceirizada de limpeza, por exemplo.

Retenção de talentos

E se há uma menor rotatividade, com certeza há uma maior retenção de talentos, ou seja, o empreendimento consegue manter por muito tempo aquele colaborador que é diferenciado, que executa suas demandas de uma forma incrível. 

Essa retenção só traz benefícios para o negócio, afinal, ter colaboradores engajados, que gostem do que estão fazendo é essencial para que as tarefas sejam executadas com maestria e faça o empreendimento se destacar no mercado. 

Aumento da produtividade 

Quando existe um investimento diferenciado no bem-estar dos funcionários, que vai além da instalação de um exaustor axial 400mm, consequentemente a empresa consegue motivar esses colaboradores e fazê-los trabalhar com mais agilidade.

Consegue promover um espaço calmo, menos estressante, que faz o funcionário ter menos exaustão mental e corporal, o que gera um aumento significativo da produtividade.

Portanto, não é mistério que a produtividade é uma das chaves do negócio justamente por promover um maior aumento das tarefas, melhor tomada de decisão, uma análise mais profunda do que está sendo realizado. 

Por isso, é tão essencial que o empreendimento procure formas de construir um espaço que tenha mais saúde. 

Essa construção pode ocorrer de diversas maneiras, seja com a compra de materiais físicos, como uma divisória de PVC com porta sanfonada ou outros meios. 

Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Para ter um espaço que possibilite todas as vantagens acima, além de muitas outras que vão surgindo com o tempo é preciso que o RH se direcione para as melhores práticas que existem atualmente para promover um ambiente saudável. 

  • Atividades físicas;

  • Comunicação com a equipe;

  • Premiação;

  • Eventos internos;

  • Locais divertidos.

Isso pode ocorrer por meio de prática de exercícios físicos em grupo, com a compra de uma esteira academia usada e também com outras práticas do endomarketing, como desenvolvimento de eventos, política de benefícios e pesquisa de clima organizacional. 

Atividades físicas

É impossível ter um ambiente de trabalho saudável sem estimular a prática de exercício físico, seja dentro da empresa ou fora dela. Esse estímulo é muito importante para que o colaborador não desenvolva problemas de saúde e sinta-se mais disposto.

Caso o empreendimento queira que funcionário se exercite dentro do espaço de trabalho, ou seja, que realize uma atividade laboral, pode contratar um profissional de educação física, que fará exercícios com todos durante alguns minutos do dia. 

Porém, se isso não for possível, outra opção é premiar aqueles colaboradores que estão indo para a academia, correndo, fazendo algum esporte fora do horário de trabalho. Essa premiação pode ocorrer com um fogareiro de churrasco a gás ou hora extra. 

Comunicação com a equipe

Manter uma comunicação com todo o time de colaboradores também promove um espaço mais agradável, acolhedor, pois gera o sentimento que todos ali são importantes e que a empresa está disposta a escutar suas questões.

Além dessa conversa direta com a equipe, o empreendimento também pode apostar na aplicação de pesquisas para saber como está o clima organizacional, assim vai entender o que precisa ser mudado, o que está agradando e o que pode ser melhorado. 

Premiação

A premiação é um fator que gera motivação e também transmite o sentimento de reconhecimento, que é tão importante para o trabalhador. 

Assim, é importante que o empreendimento esteja sempre de olho nos seus talentos e os reconheça.

Apostar em corda de crachá de uma cor diferenciada para aquele funcionário que mais se destacou no mês é uma ótima forma de gerar identificação e satisfação de todo o time, que também ficará mais estimulado na hora de realizar as suas demandas do dia a dia. 

Eventos internos

Organizar eventos que promovam a integração entre os colaboradores também é uma forma de proporcionar um ambiente saudável, com maior qualidade de vida, já que deixa a equipe mais unida e mais confiante. 

Esses eventos, que podem ocorrer uma vez ao mês ou mais, de acordo com a cultura de cada empresa, podem ser direcionados para workshops sobre carreira ou até mesmo um simples jantar para que todos coloquem a conversa em dia. 

Locais divertidos

Construir locais divertidos dentro da empresa é uma prática que vem se tornando cada vez mais frequente, já que promove vários benefícios para os colaboradores.

Ter uma sala de descanso com jogos, livros, comidinhas e outras coisas mais faz toda a diferença, principalmente para aquele colaborador que precisa descansar no horário de almoço ou que está muito estressado por causa de alguma demanda. 

Lembrando que para ter um ambiente assim é preciso investir em estrutura e outros objetos, mas esse espaço também pode ser construído por negócios que estão com o orçamento mais reduzido, para isso, basta usar a criatividade.

Considerações finais 

Uma empresa que se preocupa com os seus colaboradores é uma empresa que se destaca em meio a tantas outras. Além de conseguir um time mais engajado, também consegue uma posição de referência no mercado, atraindo olhares de novos talentos.

Outro ponto positivo de promover um ambiente saudável para todos é que a produtividade será um tema presente em toda equipe, que se sentirá mais estimulada em executar suas funções e também em honra o nome da empresa que está trabalhando. 

Nos dias de hoje, é fundamental ter um posicionamento humanizado e também proporcionar a todos um espaço de trabalho que tire o melhor de cada um.

E não apenas cause estresse e demais preocupações que atingem a saúde física e mental do colaborador. 

Assim, colocar em prática ações que criam para o funcionário um local em que ele pode realizar suas tarefas da melhor forma possível promove para toda a empresa benefícios que vão além do faturamento, mas que transformam o bem-estar de todos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários