8 dicas para fazer seu dinheiro render mais



É possível aumentar seu dinheiro e fazer render, apesar da inflação enfrentada pelo nosso país. Tudo isso a partir de uma reeducação financeira e a elaboração de estratégias para investimento.

Inclusive, saiba que investir não é só aplicar na opção que pareça mais vantajosa a curto e longo prazo. Trata-se de estudar qual opção trará ganhos significativos para uma virada de chave em suas finanças.

No texto a seguir, entenda melhor o que é inflação e investimento, além de algumas dicas para fazer seu dinheiro render, e quais são as melhores opções de rendimento para 2022.

Inflação: entenda o conceito?

Inflação é o termo usado na área da economia para se referir ao aumento generalizado e contínuo de serviços e bens de um sistema econômico. 

Ela é feita através de uma porcentagem, que representa a variação dos preços de qualquer produto que esteja sendo ofertado no mercado mundial.

Deste modo, se em algum período é observado que o preço do espeto cromado para churrasqueira aumentou, quer dizer que houve inflação no valor deste produto.

Os conhecimentos aprofundados sobre inflação se aprimoraram em 1838, com o aumento de preços que aconteceram de forma persistente naquele ano, e que hoje fazem o poder aquisitivo de uma moeda baixar consideravelmente.

Ou seja, quanto maior for o índice da inflação, mais o poder de compra dessa moeda irá cair.

Faça seu dinheiro render mais

Para começar a fazer seu dinheiro render, é preciso aprender a economizar e poupar, o que mostra a importância de estar preparado em alguns aspectos, como obter resultados em longo prazo e não ficar ansioso para ver os resultados do investimento antes do tempo.

A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar o dinheiro a render mais, aumentando assim o patrimônio financeiro do investidor. São elas:

  1. Anotar as despesas

Tenha um controle do que entra e sai do seu bolso, pois é algo fundamental. Para isso, fazer anotações de gastos e custos é de extrema importância.

Afinal, deste modo é possível definir qual rumo vai cada parte do seu dinheiro, e o que sobrará para o lazer, investimento ou reserva.

Apesar de parecer difícil para algumas pessoas, esse é um hábito muito importante e necessário a ser colocado na rotina.

Para quem ainda não tem o costume de fazer isso, para começar, é interessante anotar todo e qualquer gasto fixo que tenha durante o mês, desde o aluguel até a compra de um produto de limpeza de colchão a seco.

  1. Fazer um planejamento financeiro

Um bom planejamento financeiro permitirá um controle maior do dinheiro, ajudará a evitar gastos desnecessários, e ainda auxiliará a alcançar as metas que dependem que as finanças estejam em dia.

Além disso, o planejamento ajuda a cortar ou reduzir gastos desnecessários, trazendo economia e diminuindo a chance de um possível endividamento no futuro.

Um plano financeiro deve ter informações reais e completas de suas finanças, as despesas, os objetivos, as prioridades e também uma parte para reserva de emergência ou para um investimento.

  1. Separar e definir os gastos

Ter atenção redobrada com as despesas é importante, ainda mais com gastos fixos, que são as contas obrigatórias a serem pagas todos os meses como aluguel, condomínio, água, luz, internet, escola ou faculdade. 

Com essas e outras despesas definidas, ter um controle dos gastos financeiros essenciais e avaliá-los fica muito mais fácil.

Deste modo, avaliar quanto sobrará no final do mês para contratar um serviço de lavagem de tapetes grandes, para a limpeza do seu tapete que queria já faz um tempo.

  1. Ter uma reserva financeira

É fundamental ter uma reserva de rendimentos para imprevistos que possam acontecer no dia a dia e que dependam de um gasto financeiro.

Por motivos de saúde, desemprego, problemas em casa ou outros tipos de imprevistos não esperados, que podem surgir a qualquer momento da vida.

O tempo de uma reserva financeira vai depender da estabilidade da renda fixa de cada um, isto é, quanto mais instável maior ela deve ser.

Como quando um empreendedor ou autônomo que oferece serviços de polimento lente farol e precisaria de uma reserva de emergência de 12 a 18 meses das despesas mensais.

Já para um funcionário público que tem uma renda muito mais estável, uma reserva de 6 a 9 meses de suas despesas já seria o suficiente.

  1. Usar menos o cartão de crédito

O uso do cartão de crédito precisa ser anotado com muita precisão e usado com muita moderação, afinal, pode atrapalhar totalmente o controle de uma vida financeira.

Se o consumo no cartão de crédito é frequente, é recomendado diminuir o seu uso e não contar esse crédito como extensão da renda mensal.

Isso porque, como se sabe, no final do mês será necessário usar parte da renda real para pagar a fatura e será preciso usar o cartão novamente para outros gastos necessários.

É aí que as pessoas acabam entrando no chamado crédito rotativo, que muitas das vezes pode ter juros altos.

  1. Buscar uma renda extra

Para conseguir uma renda extra, é possível encontrar um outro meio de ocupação remunerada além da que já se tem, visando melhorar ou aumentar suas finanças.

Existem diversas opções para isso, desde serviços freelancer até a venda de marmitas e doces, venda de produtos como paver calçada, aluguel de automóveis ou imóveis, venda de roupas, móveis ou objetos usados.

É preciso procurar uma área para a qual esteja disponível ou tenha alguma habilidade e enxergue potencial para conseguir ganhar dinheiro.

Uma dica é pesquisar sobre o mercado e estudar muito sobre a opção escolhida para conseguir aprender mais sobre ela e como ter bons retornos.

É importante saber sobre o que será a ocupação para obter sucesso nela, mesmo que seja fazendo uma diária de panfletagem.

  1. Cortar gastos supérfluos

Nem sempre é fácil, mas economizar é a base para conseguir investir um bom dinheiro e fazê-lo render, e o passo inicial é ter definido todos os gastos e receitas.

Para conseguir aumentar o rendimento do dinheiro, também é necessário se atentar aos gastos por impulso, que não são necessários.

Da mesma maneira, é uma boa prática usar a educação financeira na rotina. Para uma pessoa organizada financeiramente, muitos problemas são diminuídos.

  1. Investir o salário

É importante ter bem definido um perfil de investidor, quanto vai investir e por quanto tempo, para achar os meios de investimento que mais combinam com seu objetivo.

É recomendado além dos investimentos tradicionais, fazer cursos, graduações e especializações.

Qualquer curso que ajude a aprimorar conhecimentos sobre hidrojateamento para pintura ou diversos outros assuntos, possibilita melhores empregos e salários no futuro.

O que é investimento?

Em termos econômicos, o investimento é o capital que se aplica com o objetivo de receber rendimentos a prazo.

Essas aplicações são feitas por uma escolha, que é a de abdicar de um benefício imediato, visando tê-lo em dobro em um futuro na maioria das vezes improvável.

Assim, uma pessoa que tem uma poupança com um bom valor para trocar a sua esteira eletrica residencial usada por uma nova, mas resolve investir em ações de uma empresa para vendê-las daqui há um tempo por um preço maior.

Em cinco anos, pode converter esses valores em até o dobro, além de poder trocar sua esteira terá mais um dinheiro extra para usufruir ou investir novamente.

Mas a questão que vale ressaltar é que a pessoa terá de fazer uma concessão de cumprir o seu desejo imediato para ter o seu capital duplicado.

Com isso, é possível entender que investir é fazer seu capital aumentar sem ter que trabalhar para isso. Os investidores chamam isso de fazer seu dinheiro trabalhar por você.

No Brasil, existem muitas formas de fazer um investimento, através de investimentos na caderneta, títulos públicos, ações, fundos imobiliários, entre outros.

Também é chamado de investimento a aplicação de um valor determinado para a abertura de um negócio próprio.

Melhores investimentos para 2022

Os meios de investimento que geram mais lucro mudam a todo tempo, e em 2022 não será diferente. A seguir, listamos os principais tipos de investimentos para fazer ainda este ano, tanto para renda fixa, quanto para variável. São eles:

  • Tesouro Selic;

  • Tesouros Prefixado;

  • Tesouros IPCA;

  • Títulos privados;

  • Crédito privado;

  • Fundos DI;

  • Fundos de inflação.

São os investimentos de renda fixa mais em alta nesse ano. Já para os de renda variável, as possibilidades mais vantajosas em 2022 são ações e fundos de investimento.

No entanto, para obter sucesso em qualquer um desses investimentos, é preciso ter boa performance em avaliar a consistência do mercado e gerenciar os riscos de investir.

Considerações finais

Aprender a fazer o dinheiro render pode ajudar uma pessoa a alcançar diversos objetivos, tanto de curto quanto de médio e longo prazo.

Mas além de saber onde investir, é preciso se habituar a ter bons hábitos financeiros e aprimorar seus conhecimentos sobre rendimentos e mercado de investimento.

Portanto, seguir essas dicas pode ajudar qualquer pessoa a dar um passo importante para melhorar as finanças ainda este ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários