Aplicação do marketing para impulsionar seu negócio



Investir em marketing é fundamental para o sucesso do negócio, e existem várias ações que ajudam a fortalecer a marca. 

Elas são necessárias porque o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo, e os negócios precisam conquistar seu espaço.

Mesmo que o produto ou serviço seja muito bom, os consumidores têm acesso a várias opções, o que dificulta o conhecimento por parte do público, mas uma boa estratégia de divulgação pode resolver o problema.

É nesse contexto que entra o marketing, e para as pequenas empresas que ainda não têm muitos recursos para investir, trabalhar com uma equipe interna e grandes campanhas é um pouco mais complicado.

Entretanto, mesmo que uma organização não tenha um departamento focado nas estratégias de marketing, é possível realizar algumas ações que fortalecem o negócio. 

Além disso, os pequenos empreendedores precisam conhecer essas práticas e evitar alguns erros. É a melhor forma de tornar as estratégias mais assertivas e valorizar cada investimento realizado.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar os principais passos para implantar estratégias de marketing, as ferramentas que ajudam a divulgar e analisar o desempenho do negócio, erros mais comuns e como evitá-los.

Passos para implantar estratégias de marketing

Para investir em boas estratégias de marketing, é fundamental seguir alguns passos, e dentre os mais importantes estão:

Construir a presença digital

Se uma empresa ainda não tem um site que reúna, pelo menos, as informações mais básicas sobre ela, precisa mudar essa situação.

Uma empresa de manutenção em aeronaves deve construir uma presença digital sólida para aumentar sua credibilidade e direcionar as estratégias de marketing digital.

Outro canal importante são as redes sociais, pois além de possibilitarem diferentes estratégias de marketing, a organização consegue interagir com sua audiência e impactar potenciais clientes.

Produzir conteúdos relevantes

Mensagens genéricas e impessoais não fazem mais efeito, hoje em dia, os consumidores querem ter acesso a materiais relevantes e aprofundados, caso contrário, a empresa não conseguirá atraí-los e fidelizá-los.

Por meio desses conteúdos, a organização aumenta a sua autoridade e Conquista mais engajamento, e a boa notícia é que eles podem assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;

  • Imagens;

  • Áudios;

  • Infográficos;

  • Vídeos.

Os materiais precisam abordar assuntos do interesse do público e relacionados ao segmento de atuação da empresa.

Garantir um bom atendimento

A impressão que o cliente tem da empresa é tão importante quanto a qualidade daquilo que ela oferece. É dessa forma que ela consegue fidelizar o público e aumentar os níveis de satisfação.

Isso é tão importante que, hoje em dia, existe um termo conhecido como Customer Experience (Experiência do consumidor), que se tornou um dos pilares fundamentais para uma boa cultura organizacional.

Ao comprar qualquer produto ou serviço, como capa para TV 43 polegadas, o cliente também quer ser bem atendido, sanar todas as suas dúvidas e entrar em contato com a empresa sempre que precisar.

A melhor forma de garantir isso é por meio de um atendimento humanizado, ágil e de boa qualidade, que deve ser feito antes, durante e depois da venda.

Conhecer o cliente

Antigamente, o foco das estratégias de marketing era o produto ou serviço, sempre por meio de ações massificadas. Hoje em dia, o foco é o cliente, afinal, a internet traz ferramentas e soluções que ajudam a segmentá-lo.

Com isso, a comunicação se torna muito mais assertiva e personalizada, trazendo resultados sem precisar gastar muito. Mas, para alcançar esse objetivo, a companhia precisa conhecer seu público-alvo, entender do que ele gosta, dentre outras informações.

Isso ajuda a construir a persona, que nada mais é do que o tipo de cliente com quem o seu negócio quer se comunicar, algo fundamental para as estratégias de marketing.

Que ferramentas usar?

Além de investir em certas estratégias, uma empresa de injeção eletrônica multiponto também precisa usar algumas ferramentas para auxiliar na divulgação e analisar o desempenho do negócio. Algumas delas são:

SimilarWeb

Por meio desse recurso, é possível analisar dados de tráfego de sites e aplicativos, com o objetivo de avaliar a concorrência, identificar competidores, mapear tendências e descobrir nichos de mercado.

A ferramenta coleta diariamente 5 bilhões de eventos que são selecionados, e portanto, aqueles considerados ruins ou problemáticos são excluídos.

Entre as informações disponibilizadas estão o total de visitas, origem do tráfego, engajamento, tráfego orgânico, palavras orgânicas e pagas, tráfego proveniente de anúncios, tráfego de rede social, além de sites e aplicativos semelhantes.

Canva

Esta é a melhor ferramenta gratuita de design e seu maior diferencial é a interface intuitiva, além de várias opções de layout e customização de templates.

Por meio dela, o usuário pode colaborar com sugestões pontuais, para que o processo de aprovação e compartilhamento seja menos burocrático e rápido.

Com o Canva, uma empresa de escada extensiva galvanizada pode criar infográficos, publicações para as redes sociais, newsletters e gráficos.

Google Analytics

Esta é uma ferramenta gratuita do Google e a mais usada pelos profissionais de marketing digital. Por meio dela, é possível monitorar o tráfego de um site, aplicativo ou plataforma e-commerce.

O usuário analisa relatórios e pode customizar os dashboards, de acordo com as necessidades da empresa.

Além de mostrar dados relacionados à experiência do usuário, traz informações sobre a audiência, como idade, segmento de mercado, gênero, entre outros.

Dentre as informações disponíveis estão o número total de visitantes, tempo da visita, origem do tráfego, metas alcançadas, o desempenho da plataforma e as melhores campanhas de marketing.

Google Search Console

Com o Google Search Console, uma clínica de exame ocupacional monitora e preserva a presença de seu site nos resultados de busca.

A plataforma conta com um dashboard completo com todas as informações que podem impactar o desempenho da página, além de melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Dentre as informações que ela oferece está a aparência da pesquisa, tráfego da pesquisa, índice do Google, rastreamento e problemas de segurança.

Erros mais comuns entre os iniciantes

Quem está começando a investir em marketing agora pode cometer alguns erros, mas que ao mesmo tempo podem ser facilmente evitados. Os mais comuns são:

Não definir a persona

A persona é um personagem semi fictício que representa o tipo de cliente ideal para uma marca, sendo fundamental para direcionar as estratégias de marketing.

Seu negócio precisa entender profundamente quem é a pessoa que consome seus produtos e serviços, pois isso aumenta o sucesso das campanhas de marketing.

Para uma empresa de impermeabilização laje descoberta, é uma forma de atender às necessidades dos clientes e até mesmo melhorar suas soluções.

Para evitar esse problema, primeiro conheça o seu público-alvo e seus clientes e faça algumas pesquisas para elaborar a persona.

Investir apenas em anúncios

Alguns empreendedores menos experientes acreditam que o ideal é investir pesado em anúncios no Google, no Facebook e em outros canais, mas essas não são as únicas estratégias de marketing necessárias.

É muito importante trabalhar com as práticas orgânicas também, como no caso do marketing de conteúdo, pois elas são eficientes e de longo prazo.

Para evitar esse problema, uma loja de cortina blecaute sob medida deve equilibrar os anúncios pagos com as estratégias orgânicas, mesmo porque, os anúncios ajudam a empresa a ganhar tempo enquanto as práticas orgânicas não fazem efeito.

Além disso, você pode criar um anúncio para divulgar um conteúdo novo no blog e assim aumentar o alcance da publicação.

Não documentar a estratégia

Uma boa estratégia de marketing precisa ser bem elaborada e documentada, caso contrário, dificilmente vai atingir os resultados propostos.

A empresa tem mais dificuldades para superar os concorrentes, tanto é que de acordo com uma pesquisa da Hubspot, apenas 32% dos profissionais de marketing elaboram e documentam as estratégias.

Isso é muito bom para os negócios porque é a oportunidade de se destacar, e a única forma de evitar esse problema, é documentar as ações de marketing como uma forma de direcionar o que precisa ser feito.

Não avaliar os resultados

Se uma empresa de assessoria AVCB realmente quer obter bons resultados com suas estratégias de marketing digital, então precisa avaliar os resultados.

Se o seu negócio não fizer a mesma coisa, terá a ilusão de que está tudo bem, o que vai prejudicar o retorno sobre os investimentos.

A melhor forma de evitar essa situação é utilizar ferramentas como o Google Analytics, que vão mostrar o sucesso das publicações e fornecer outros indicadores primordiais.

Considerações finais

Portanto, investir em marketing é fundamental para qualquer negócio que queira crescer, se destacar e aumentar as vendas.

Neste artigo, você conheceu todas as informações mais importantes sobre esse processo e com certeza vai melhorar seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 


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