Esfriou? Confira as receitas de cremes com a chef Anouk Migotto do Donna Pinha







Com as temperaturas despencando, nada melhor que um delicioso creme para aquecer; saiba como preparar duas super receitas da chef.


Diante da frente fria que promete despencar as temperaturas em todo o país, a renomada chef Anouk Migotto do Restaurante Donna Pinha, em Santo Antônio do Pinhal/SP, revela duas receitas simples de cremes para esquentar os próximos dias.
Acostumada com o frio das montanhas, a chef, que mora há mais de 20 anos na Serra da Mantiqueira, ressalta o poder da gastronomia na nossa vida. “A previsão é de geada na Mantiqueira nos próximos dias e nada melhor que um caldinho, uma sopa ou creme para ‘aquecer a alma’, diz Anouk. “Mas, claro, que será um prazer ainda maior recebê-los aqui no Donna Pinha”, acrescenta.
A chef separou duas deliciosas receitas que valem a pena: cremes de palmito e de cebola – este último, inclusive, faz parte do seu livro “Donna Mantiqueira” que reúne 40 deliciosas receitas. Informações sobre o livro podem ser adquiridas pelo site: www.donnapinha.com.br ou @donna_pinha (insta).

Anote as receitas:

CREME DE PALMITO
Ingredientes
- 1 frasco de grande de palmito
- 1 unidade de cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 2 xícaras de leite quente
- 2 xícaras de caldo de legumes
- 1 colher de sopa de manteiga
- * 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- cheiro verde
- noz-moscada
- sal

Modo de preparo: Derreta a manteiga com o azeite e refogue as cebolas até que fiquem transparentes, coloque o alho e refogue novamente. Coloque a farinha e rapidamente o leite quente, mexendo bem para não formar grumos.  Coloque metade do palmito e o caldo de legumes, e deixe ferver. Bata tudo no liquidificador e deixe novamente na panela até que engrosse no ponto desejado (se houver necessidade de engrossar mais, dissolva uma colher de sobremesa de amido de milho em um pouco de água e engrosse aos poucos). Coloque o restante do palmito em rodelas e sirva com uma pitada de noz-moscada, parmesão e acerte o sal. Cheiro verde para finalizar. Dica: Sirva em um pão tipo italiano.


CREME DE CEBOLA
Ingredientes
- 1 kg de cebola
- 1 ½ litro de caldo de carne
- 1 colher de (sopa) de azeite
- 3 colheres de (sopa) farinha de trigo
- 1 colheres (sopa) açúcar
- 1 xicara de vinho tinto seco
- Queijo gruyère ou emmental e uma torrada
 
Modo de preparo: Corte as cebolas bem finas, o máximo que puder (aconselho passar pelo mandolim ou processador, mas não pode triturar para manter a crocância). Leve ao fogo com o azeite, e refogue mexendo sempre, à medida que for querendo grudar vá adicionando um pouco de água (mas bem pouco somente para não grudar). Quando estiver levemente dourando adicione o açúcar e mantenha o processo de ir colocando um pouco de água para não grudar e queimar. Deixe que fique com uma coloração bem caramelo. Adicione a farinha de trigo com o vinho misturado à parte e o caldo de carne. Deixe que chegue à textura de um caldo espesso. Coloque a torrada com o queijo por cima e sirva em seguida. De uma leve torradinha no pão com o queijo antes de colocar no caldo, isto trará sabor ao prato.

FOTOS/DIVULGAÇÃO: Douglas Fagundes
Legendas:
- Creme de palmito
- Creme de cebola
- Chef Anouk Migotto do restaurante Donna Pinha

Postar um comentário

0 Comentários