Cuidados básicos para manter seu jardim



A correria rotineira na vida da maior parte da população de modo geral, acaba afastando os indivíduos da natureza, o que é prejudicial para a saúde mental e qualidade de vida no longo prazo, entretanto, manter um jardim em casa auxilia a mitigar esses malefícios.

Ter um "cantinho verde” em casa ou no escritório é a principal recomendação dos especialistas em saúde, tendo em vista que como consequência da mobilidade urbana, há um afastamento dos cidadãos em relação à natureza.

Estar distante de árvore, plantas, flores e gramados no cotidiano surte alguns efeitos na saúde no médio e longo prazo, entre eles:

  • Estresse excessivo;

  • Deficiência de vitaminas;

  • Problemas respiratórios;

  • Perda da qualidade de vida.

Sendo assim, por esse motivo, investir em um espaço dedicado para o cultivo, ainda que pequeno, da natureza se tornou uma tendência em alta entre os indivíduos.

Mesmo com poucos recursos, é possível comprar sementes de capim tamani e começar de forma amadora a cultivar o próprio jardim. 

Ao contrário do pensamento corriqueiro, não é preciso ser expert no assunto, afinal, o mercado atualmente disponibiliza diversos conteúdos para que os interessados possam aos poucos e conforme a necessidade, se aprofundarem no tema.

Sendo assim, para pessoas que almejam tornar o cultivo de jardins como um hobbie ou uma nova competência, é momento de substituir o regador plástico infantil e começar a se aproximar das orientações dos profissionais em jardinagem e paisagismo.

Natureza urbana

Se antes era comum encontrar lugares com uma vasta presença verde, atualmente esses espaços têm se tornado cada vez mais difíceis de serem encontrados, dando abertura para o avanço industrial.

O êxodo rural foi o processo que surgiu atrelado às revoluções industriais, tirando o foco do estilo de vida de subsistência e dando abertura para o capitalismo, que é baseado na venda de mão de obra e empréstimo de capital. 

É graças ao sistema capitalista que o mercado pôde desenvolver tecnologias, as quais são positivas para praticidades no dia a dia, permitindo a produção de serviços e produtos como o tanque de polipropileno 1000 litros

Entretanto, para atingir o nível de avanço no sistema capitalista em que o mundo encontra-se atualmente, foi preciso abrir mão do modelo tradicional de convivência e todos os aspectos comuns.

Entre esses aspectos, está a natureza e a convivência com a mesma. Para conseguir atender a demanda despertada pelo êxodo rural, as árvores tiveram que abrir espaço para a construção de imóveis industriais, residenciais e comerciais.

Todavia, sabendo da relevância que a natureza possui para o meio ambiente e para a própria existência humana, cientistas e especialistas na saúde alertam que é preciso reverter o processo de afastamento do “verde”.

Cabe ao governo e órgãos reguladores tomarem medidas para a recuperação das matas no país, assim como é de responsabilidade dos cidadãos também agirem com o autocuidado e se aproximarem da natureza e dos benefícios que essa agrega.

Aproximar-se da natureza não é o mesmo que sair das metrópoles e retornar para o antigo padrão de vida, mas sim permitir que haja abertura para o verde no cotidiano, seja com plantas próximas a janela de esquadria de alumínio ou com jardins.

Os avanços tecnológicos permitem inclusive o fenômeno conhecido entre especialistas da área, a chamada natureza urbana é o conceito que refere-se ao processo de aproximar novamente o “verde” nas metrópoles.

Para isso, é válido contar com jardins verticais e otimizar os espaços disponíveis em casa ou no escritório, podendo ser utilizado neste escopo até mesmo uma projeto decoração sala quadrada decorada com plantas e flores..

Criando o jardim

Para criar o jardim, o primeiro passo é avaliar os espaços que verdadeiramente possam ser usados para tal finalidade sem maiores impedimentos no futuro. 

No entanto, se engana quem acredita que é preciso dispor de grandes espaços. Com o entendimento da pauta de moradia urbana, há diversos métodos de otimização de ambientes em prol de agregar mais verde. 

Aliás, os jardins verticais inclusive, são ótima opção para quem tem pouco espaço. Aproveitar os vãos das escadas é uma alternativa para aproveitar melhor os ambientes. 

Depois de pensar na otimização do local, é hora de colocar a mão na massa e escolher os itens que irão compor o jardim.

É preciso que os indivíduos estejam atentos para os cuidados básicos que cada tipo de planta e flor possui, principalmente para pessoas que passam longos períodos distantes de casa. Afinal, o desejo é cultivar e não destruir.

Por isso, os profissionais de jardinagem e paisagismo indicam que é fundamental escolher com atenção as plantas, flores e até o gramado que irá fazer parte do jardim. Iniciantes devem focar em itens de fácil cultivo. 

Em adição, assim como diversos ambientes do lar requerem cuidados básicos como as limpezas e manutenções, como a retirada de entulho ensacado do jardim. Eles necessitam de uma rotina diária de manutenção para se manterem saudáveis e vivos.

  1. Cuide do gramado

O gramado é a principal característica de um jardim bem cuidado, seja ele horizontal ou vertical. Presente até mesmo nos ditados populares, o gramado é essencial para harmonizar o ambiente.

Indo de encontro com o que é pensado entre a maior parte do público e iniciantes em jardinagem, para conseguir manter o gramado bem cuidado não é obrigatório desprender muitos cuidados e tempo.

A rega diária é fundamental como também a poda, permitindo a criação de um local sofisticado e cuidado. Em ambientes onde há muita presença de gramado, é válido contar com o apoio de filtro coalescente

Para melhorar o ambiente, varrer as folhas secas pelo menos uma vez na semana auxilia na construção de um gramado verde e bem cuidado.

  1. Dê atenção ao solo

Tão importante quanto desenvolver a qualidade externa do jardim, é investir nas raízes e no solo, que efetivamente podem assegurar colheitas de qualidade. 

Há relatos de cultivadores iniciantes que sinalizam a dificuldade em manter as plantas e flores saudáveis, mas quando na verdade e após analisado, o problema está no solo. 

Por isso, antes de iniciar as plantações, é preciso adubar o solo e deixá-lo aerado e fofo, para que as sementes consigam se desenvolver com força e saúde. Acerca da frequência em que o solo precisa receber adubo, é importante avaliar o tipo de plantação.

De modo geral, os jardins precisam ser adubados organicamente a cada 3 meses, entretanto as plantas que brotam flores precisam ser adubadas mensalmente, evitando inclusive a proliferação de pragas.

  1. Elimine os vilões

São considerados vilões de jardins as ervas daninhas, insetos e pragas. Independente de seguir as recomendações citadas anteriormente, é indispensável contar com mecanismos para eliminar regularmente agentes nocivos para a plantação.

As ervas daninhas agem “roubando” os nutrientes do solo, que deveriam ser destinados para as folhas, folhagens e plantas. Da mesma forma agem os insetos e pragas, roubando o protagonismo e saúde do jardim. 

Fazer o uso de lonas para mitigar os problemas desde a raíz é essencial, em outras palavras, eliminar os espaços para evitar o crescimento das ervas daninhas é preciso. Além disso, usar regularmente inseticidas para evitar visitas indesejadas.

  1. Rega frequente

As regas fazem o diferencial no crescimento saudável da plantação e em concordância com a afirmação dos especialistas, precisam estar necessariamente no cronograma de cuidados básicos com o jardim.

A depender do tamanho do jardim cultivado, ao invés de contar com o trabalho remoto e que demanda tempo, é válido investir na instalação de tubo PBA classe 20 que age no fornecimento de água filtrada e pode ser usado em jardins.

Determinadas plantas e flores requerem cuidados específicos, como os cactos e suculentas que exigem uma rega mais lenta. 

Por isso, observar as recomendações para cada planta é primordial para manter a boa aparência.

Entretanto, tratando de modo geral, a indicação é que as plantas sejam regadas ao menos duas vezes na semana, e em regiões de altas temperaturas pelo menos três vezes.

Usar argila expandida, mantas térmicas e lonas auxilia no processo de preservar a umidade do solo, permitindo uma rega com menor frequência ao longo da semana.

Considerações finais

Sendo assim, o êxodo rural demonstrou o quão nocivo pode ser o afastamento humano com a natureza, afetando a respiração e impactando a sensação de bem-estar e qualidade de vida no médio e longo prazo.

Manter uma boa relação com o meio ambiente é investir no próprio futuro, inclusive para reverter os malefícios, é válido contar com jardins em casa, otimizando espaços como vãos de escadas e paredes.

Contudo, para estreitar laços com a natureza e manter um jardim saudável, mesmo para os cultivadores iniciantes, é preciso seguir as recomendações de especialistas em jardinagem e paisagismo, e enfim consolidar a rotina de boas práticas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários