É tempo de pinhão, uma semente saudável e versátil no preparo

 

Rico em potássio, fibras e carboidratos ele garante uma refeição saborosa e nutritiva

 

Semente ganha festas e festivais gastronômicos em boa parte das regiões sul e sudeste do país.



O pinhão é um dos alimentos mais tradicionais da nossa gastronomia, em especial nas estações frias do ano. Rico em fibras, carboidratos, proteínas e minerais como cobre, ferro, magnésio, zinco e fósforo, ele ainda ganha, durante o cozimento, alguns nutrientes que passam da casca para a semente. 

Muito comum nas regiões Sul e Sudeste do país, o pinhão é fonte de renda para inúmeras famílias, e ainda é inspiração para temporadas gastronômicas que oferecem criações surpreendentes em quase todo o Brasil. “O pinhão é fonte de renda alternativa para a população dos municípios serranos, e tem uma íntima ligação histórica com os moradores – Conta Carlos Jobson de Sá Filho, presidente da AVEPI - Associação dos Vendedores de Pinhão de Campos do Jordão – Só na região da Mantiqueira estimamos que a produção da semente chega em torno 500 toneladas por ano.

 

Campos do Jordão, interior de São Paulo, faz parte do grupo de cidades que exalta a semente, e até o final de maio oferece um roteiro encantador e saboroso onde o pinhão é o protagonista.

Com mais de 20 restaurantes participantes, e capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira, o Festival do Pinhão apresenta inúmeras formas de preparo e consumo, passando pela versão tradicional, cozido com água e sal, a criações mais sofisticadas como risotos, caldos, farofas, doces e acompanhamentos para massas, carnes e peixes.

Um dos destaques da edição deste ano é o prato da Chef Maria Catão, do restaurante Élio Cucina - Filé de truta grelhado com crosta de pinhão e purê de banana. Ele leva 50 minutos para ficar pronto, e contém ingredientes com um bom custo e benefício, além de ser uma refeição leve e muito nutritiva.


Receita: (tempo de preparo: 50 min.)


Ingredientes:

3 Bananas nanicas

200g Creme de leite fresco

2 Filés de truta

100g de farinha de pão

200ml de azeite

150g de pinhão

Mix de ervas secas

3 Folhas de louro

Meio limão siciliano

Sal a gosto


Purê:

Assar as bananas a 180º com casca até que ela fique preta e estoure. Bata a banana no liquidificador com o creme de leite


Crosta:

Misture a farinha de pão, 100ml de azeite e as ervas


Pinhão:

Cozinhar na pressão com as folhas de louro e sal por aproximadamente 20 min após pegar pressão. Descascar e fatiar. Tempere com 100ml azeite e as ervas


Truta:

Temperar os filés com suco do limão e sal, cobrir com a crosta e levar ao forno por 8 minutos.


Montagem:

Coloque em um prato o purê de um lado, ajeite os filés de truta um em cima do outro, e finalize com o pinhão por cima dos filés. 

Foto: Élio Cucina - Filé de truta grelhado com crosta de pinhão e purê de banana


Sobre o Festival do Pinhão


Até o dia 29 de maio Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal recebem o Festival do Pinhão 2022, evento capitaneado pela Cozinha da Mantiqueira e referência no preparo e aproveitamento da semente.


Com cerca de 20 restaurantes e bares, o Festival apresenta cardápios criteriosamente elaborados com pinhão, e ainda proporciona ao turista uma experiência gastronômica rica nos sabores da Mantiqueira - O pinhão é o símbolo da chegada do outono com suas cores deslumbrantes e o início do frio na região. Nesse período é comum ver a população celebrando a chegada da semente em frente aos fogões a lenha, lareiras e até nas tradicionais sapecadas – Explica Anderson Oliveira, presidente da Associação Cozinha da Mantiqueira – O pinhão hoje é fonte de renda para a população que empreende com a venda direta para turistas, restaurantes e artesãos. A semente para nós é o retrato de uma gastronomia moderna e sustentável, que valoriza a sazonalidade dos alimentos e ainda privilegia o que é da região.


Elaborado para atender todos os gostos e bolsos, a edição deste ano do Festival do Pinhão conta com um simpático esquilo de pelúcia como mascote, que estará disponível nos estabelecimentos, tanto para compra como também como brinde.  


Sobre os bares e restaurantes participantes


Bar Vemaguet

A casa é temática e inspirada na clássica camionete Vemaguet 67. O cardápio, em forma de jornal, conta histórias e curiosidades do carro.

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 140 - Capivari, Campos do Jordão. Mais informações: (12) 3663-3239

 

Bella Vista Restaurante

O local possui vista panorâmica e um menu contemporâneo italiano de sabores e nuances indescritíveis. A casa possui uma bela e recheada adega com mais de cem rótulos de vinhos. Endereço: Alameda pérolas, 182 - Morro do Elefante - Campos do Jordão. Mais informações: (12) 99705-2246


Capivari

O Restaurante Capivari traz em seu cardápio culinária internacional e contemporânea, com caprichada interpretação para clássicos típicos e famosos: trutas, filets, fondues, racletes, bacalhau, feijoada, salmão, cordeiro, pato, peixes, camarão, massas, crepes, risotos.

Endereço: Av. Dr. Antônio Nicola Padula, 270 - J Elizabete, Campos do Jordão. Mais informações: (12) 3663-4612


Cantina Nonna Mimi

A extrema dedicação da proprietária, unida a receitas originais da região dos Abruzzos, faz com que a cantina seja não só um pedaço da Itália em Campos do Jordão, mas uma extensão da casa do cliente.

Endereço: Av. Dr. Januário Miraglia, 2438 - V Telma, Campos do Jordão – SP

Mais informações: (12) 3662-3522

 

Cervejaria Vemaguet

A casa é ampla com vários ambientes muito bem decorados e aconchegantes. Conta com uma lojinha interna onde pode-se encontrar suvenir, canecos personalizados e vários objetos para os apaixonados pelo universo cervejeiro.

Endereço: Rua Vítor Godinho 206 – Capivari. – Campos do Jordão

 

Donna Pinha

Pilotado pela Chef Anouk o restaurante Donna Pinha oferece o verdadeiro sabor da culinária da montanha nas antigas instalações do Santa Truta, em Santo Antonio do Pinhal.

Endereço: Antônio Joaquim de Oliveira 647 Centro - Santo Antônio do Pinhal – Mais informações: (12) 3666-2669


Dona Chica

O restaurante Dona Chica encanta os olhos por conta do verde que cerca o local, e convida o cliente para uma pausa na agitada rotina e à contemplação da natureza enquanto aprecia o melhor da culinária natural.

Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n - Horto Florestal, Campos do Jordão. Mais informações: (12) 99731-3953


Elio Cucina

Restaurante especializado em gastronomia italiana

Endereço: Av. Pedro Paulo, 4755 - Descansópolis, Campos do Jordão


Esquina do Djalma

A casa possui diversas mesas que se espalham na movimentada esquina, possibilitando aos clientes curtirem o boulevard do badalado bairro de Capivari. No cardápio opções de petiscos de boteco, saladas, lanches, sopas, cremes inovadores etc.

Endereço: Esquina da Djalma Forjaz e Macedo Soares – Campos do Jordão


La Gália

O Restaurante La Gália é referência em carnes exóticas. Lá é possível viajar pelos paladares da antiga Gália, região onde hoje se localiza parte da França.

Endereço: Av. Macedo Soares, 340 - Capivari, Campos do Jordão. Mais informações: (12) 3663-2993


Le Foyer

O Restaurante Le Foyer está localizado dentro da Pousada Chateau La Villette. Oferece pratos inspirados na gastronomia franco-suíça, e com influencias do terroir da montanha e da cozinha contemporânea.

Endereço: Rua Cantídio Pereira de Castro, 100, Campos do Jordão

Telefone: +55 12 3663-2767


Matterhorn

O restaurante fica no andar superior do empório e é perfeito para casais e pessoas que gostam de ambientes clássicos e românticos.

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 93 - loja 18 – Capivari - Campos do Jordão. Mais informações (012) 3663 1841

 

Mercearia Campos

É um dos restaurantes mais tradicionais de Campos do Jordão, sendo um dos principais destinos dos amantes da gastronomia e do clima característico da cidade.

Endereço: Rua Djalma Forjaz, 130 - Campos do Jordão. Mais informações (012) 3663 6464

 

Moringa Mantiqueira

A casa oferece o melhor da gastronomia regional na Serra da Mantiqueira, além do armazém com produtos também regionais e expedições guiadas no local.

Endereço: Av. Emílio Ribas, 478 - Capivari, Campos do Jordão. Mais informações (012) 99641-2787


Playpub

Cervejaria convidativa de carta seleta e cozinha apurada de pratos e porções em espaço convidativo com sacada.

Endereço: Av. Dr. Antônio Nicola Padula, 61 - Capivari, Campos do Jordão - SP

 

Sobre a Cozinha da Mantiqueira


O Grupo Cozinha da Mantiqueira foi fundado em 20 de março de 2007 e reúne o que há de melhor da gastronomia regional. Conta atualmente com 30 associados que se dividem entre bares, restaurantes, cervejarias e 1 fábrica de chocolate)

Para mais informações acesse: www.cozinhadamantiqueira.com.br

 

Festival do Pinhão 2022

Realização: Cozinha da Mantiqueira

Quando: até 29/05/2022

Postar um comentário

0 Comentários