E-commerce: como trabalhar?



O e-commerce é um comércio eletrônico que realiza o processo de compra e venda de produtos e serviços pela internet. Ela faz uma conexão entre a empresa e o cliente e é um excelente canal de venda.

O lojista pode comercializar os produtos por meio de um site exclusivo e personalizado, e pode também centralizar dentro dele as operações comerciais por meio de ferramentas online, é o comércio online.

Já imaginou comprar capa para TV 43 sem precisar sair de casa? O E-commerce possibilita esta funcionalidade para o cliente, procurando manter a qualidade do produto como se ele fosse adquirido diretamente em uma loja física.

Esta modalidade de comércio está baseada em dois conceitos: o B2B e o B2C. As transações pela internet visam, antes de tudo, o corte de gastos e ele pode chegar a percentuais consideráveis. 

Isto permite um melhor planejamento financeiro do negócio que lida com limpeza de cadeiras estofadas, por exemplo. 

A empresa precisa ser competitiva no mercado estando à frente das inovações tecnológicas básicas dos produtos e processos.  

Conceituando B2B e B2C

B2B ou Business to Business, é o nome das transações comerciais realizadas entre as empresas. Este tipo de e-commerce é utilizado para relacionamento com os fornecedores, realizando pedidos, trocando dados, captando novos parceiros, entre outros.

B2C ou Business to Consumer, é a transação comercial que a empresa realiza diretamente com o consumidor, por exemplo, um consumidor pesquisa no site da empresa procurando persiana vertical tipo painel.

Ele está buscando informações a respeito do produto como preço, prazo de entrega, assistência técnica, entre outros. 

Portanto, a compra é realizada e o processamento do pagamento pode ser via depósito em conta, boleto bancário, cartão de crédito ou outros.

Como iniciar um e-commerce?

Abaixo alguns passos para começar a trabalhar com o e-commerce, é importante que o planejamento seja bem estruturado e que os objetivos sejam traçados claramente:

  • Escolha um segmento de mercado;

  • Busque uma plataforma de e-commerce;

  • Invista no marketing digital;

  • Defina formas de pagamento.

A empresa que trabalha no segmento de vendas de conexão para esgoto pode terceirizar a entrega do produto, como sendo um dos demais passos a serem seguidos ao iniciar um e-commerce.

 O importante é traçar um objetivo, definir o produto, como também pesquisar fornecedores, definir canais de atendimento para atender o consumidor adequadamente. Investir na identidade visual é mais um passo a ser seguido.

São inúmeros os benefícios de promover vendas online, seja qual for o tamanho da empresa, existe adequação para todas elas. Um destes benefícios é conseguir maior visibilidade para o negócio.

Investir no marketing digital para impulsionar a venda de divisória banheiro granito cinza alavanca o produto no mercado porque certamente ele será mais visto e pode atingir um público em qualquer parte do mundo, expandindo a marca.

Já tentou imaginar a diferença de alcance entre uma loja física de uma loja online? Não dá para comparar o sucesso, principalmente por não ter fronteiras geográficas. Outra vantagem é um ótimo custo benefício.

A diferença de gastos entre os dois tipos de lojas é bem significativa e reduz as despesas da empresa. 

A loja online, quando iniciada, não tem despesas com aluguel, impostos, funcionários, custos operacionais, entre outros.

Resumindo, o investimento de um e-commerce é bem menor se comparado ao de uma loja física. Isto possibilita a destinação dos recursos economizados para outras estratégias como promoções e descontos, por exemplo.

O quanto poderia ser economizado em uma loja online que fornece limpeza de colchão box? Uma delas seria o não pagamento de aluguel e de funcionários, bem diferente se a loja fosse física.

Seguindo os benefícios, também destacamos a maior eficiência na segmentação do público. Por não ter um endereço físico, o comércio que trabalha com e-commerce, por meio do marketing digital, tem esta possibilidade de segmentação.

Recursos como o Google Ads fazem com que as campanhas do produto, direcionadas ao público, tenham maior alcance e a chance de que a compra seja efetivada é muito maior.

Com isto não há necessidade de investimento alto em campanhas de rádio e TV. Mesmo porque estes tipos de publicidade nem sempre encontram o objetivo esperado e o público atingido pode não ser o da loja específica do e-commerce planejado.

Podemos destacar, também, dentre os benefícios, o gerenciamento no processo das vendas. Ele é realizado com muito mais facilidade porque elimina os processos burocráticos de uma loja física.

São ações importantes a serem tomadas por uma empresa que vende bateria heliar 70 amperes. O processo é realizado com mais agilidade, mesmo porque todas as transações são registradas de forma automática.

A gestão online permite que a coleta de informações como estatísticas, valores e outros detalhes do negócio sejam feitas de forma bem mais eficaz. O fluxo de vendas fica muito mais acessível para o empresário, sendo menos propenso a falhas.

Portanto, vender borda de piscina em granito faz com que a empresa tenha mais chances de competir no mercado com outros concorrentes. 

Esta competitividade é mais um dos benefícios das vendas online. Mas, se a loja for física, é bem difícil ter sucesso em uma comparação. Diferente do e-commerce. A chance é bem maior diante de outras marcas.

Sendo assim, sai na frente quem se destaca da concorrência, estabelecendo estratégias mais sólidas e focadas diretamente no público.

Diferença entre e-commerce e e-business 

Os termos não são iguais. Enquanto que o e-commerce refere-se à compra e venda online, o e-business envolve todos os negócios que são realizados on-line.

Portanto, todo e-commerce é um exemplo de e-business, mas nem todo e-business é um e-commerce, pois ele não é limitado às vendas por meio online.

O e-business

Ele é uma forma de utilizar a internet para transferir informações entre funcionários que usam sistemas internos, parceiros de negócios, filiais, clientes, fornecedores, usuários remotos e o público. 

Ele automatiza processos internos, faz com que ocorra o crescimento do negócio por meio do uso de informações e tecnologias avançadas.

Dentre as muitas características podemos encontrar a exibição e as informações eficazes do produto, o negócio para o cliente, e a personalização.

O e-commerce

Falando de uma forma básica, ele envolve a colocação de pedidos e a realização de pagamentos online. 

No comércio eletrônico B2C, a empresa vende mercadorias aos consumidores através do website. Ele envolve, às vezes, apenas uma parte do processo. 

Por exemplo, o pagamento pode ser realizado física ou virtualmente ou um produto comprado online pode ser retirado na loja física.   

O sucesso dos sites de e-commerce é determinado não só pelo que eles oferecem ao cliente ou ao dono, mas também pelos produtos oferecidos e a forma como eles são comercializados, tudo precisa ser funcional.

É preciso ter as ferramentas adequadas para o gerenciamento do website, ajustados aos processos do negócio. Por exemplo, saber se a plataforma utilizada permite o limite de crédito.

Importante ressaltar, também, ao leitor, as vantagens que o e-commerce oferece para empresas e clientes, tais como:

  • Compra e venda mais rápida e produtos fáceis de encontrar;

  • Comprae venda 24 horas por dia, todos os dias da semana;

  • Não há limitações geográficas;

  • Baixos custos operacionais;

  • Melhor qualidade de serviços.

Além disso, os clientes podem selecionar produtos de diferentes provedores sem se movimentarem fisicamente.

Infelizmente, no e-commerce não existe garantia na qualidade do produto, alguns sites não são confiáveis, durante o processo de compra ou venda falhas mecânicas podem ocorrer e a fidelização de clientes está sempre em jogo pela falta de interação.

Trabalhar com e-commerce exige bastante empenho, é necessário tratar o negócio como sendo próspero. 

Refletindo em como ele é tratado, se é um hobby, se é somente um passatempo, ou seja, trate ele com o objetivo de chegar ao melhor desempenho.

Encontrando os recursos adequados, possíveis problemas podem ser detectados antecipadamente, é importantíssimo para a realização de toda a operação.

Tais recursos como segurança, ferramentas de marketing, usabilidade dentre outros precisam ser muito bem observados. Pesquise bem para que eles sejam encontrados e correspondam às necessidades do negócio.

Descubra, também, onde estão os clientes, não localizar o público-alvo desperdiça tempo e os recursos em marketing acabam não dando certo. 

Portanto, identifique onde é o maior retorno sobre o investimento, isso gera mais fluxo contínuo de leads.

Procure dar permissão ao cliente para que ele seja o embaixador da marca, dando maior credibilidade ao negócio de e-commerce. Colete e compartilhe depoimentos. Isto incentiva mais as vendas para quem visitar o site.

A visão das pessoas a respeito do negócio tem muito mais impacto nas decisões das compras e os clientes são os maiores divulgadores ativos que impulsionam a marca ou produto.

Tente aprender como fazer com que os visitantes não abandonem os carrinhos de compra indo procurar os concorrentes, removendo os atritos na finalização do processo. 

Esta finalização precisa ser simples e fácil, por isso:

  • Elimine a necessidade de criação de conta;

  • Reduza o número de telas que o cliente precisa passar;

  • Certifique-se de que sua opção de envio padrão seja a mais barata;

  • Use o preenchimento automático, quando aplicável.

Além disso, salve informações de cobrança, envio e pagamento quando possível, e forneça várias maneiras de pagamentos.

Considerações finais

Sendo assim, seja ambicioso para levar o negócio de e-commerce para o melhor nível desejado e adequado, sempre focando na satisfação do cliente e na comodidade desta forma de compra e venda.

Os benefícios para o empresário e para os consumidores são enormes, revendo todos os conceitos e informações descritas, o lucro surgirá em pouco tempo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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