Maneiras para erguer seu empreendimento com as redes sociais



As redes sociais podem trazer uma infinidade de possibilidades para os negócios, posicionando-se como uma solução para qualquer empresa que queira alcançar seus objetivos de maneira mais rápida.

É por meio dele que a companhia consegue aumentar sua visibilidade, quantidade de clientes e, consequentemente, as vendas. Só que muitos gestores têm dificuldades para criar um bom planejamento de marketing digital dentro das redes sociais.

Essas plataformas se mostram cada vez mais importantes porque promovem a interação entre a organização e o público, além de melhorarem consideravelmente o atendimento ao cliente, como é o caso do Facebook.

A maioria dos usuários segue, pelo menos, uma marca nas redes sociais, sendo estas empresas dos mais variados segmentos. Eles querem ficar por dentro de novidades sobre os mais variados produtos e serviços.

Além disso, quando têm alguma dúvida, também costumam esclarecê-la nas redes sociais, pois é um canal direto e muito mais humanizado, do ponto de vista do consumidor.

Neste artigo, vamos mostrar de que forma a interação dentro delas traz bons resultados, quais são os melhores meios de divulgação, ferramentas que ajudam na gestão das redes sociais e a importância de cuidar do financeiro neste sentido. Acompanhe!

Como a interação com o público traz resultados

A interação com o público dentro das redes sociais traz muitos resultados positivos porque aumenta a credibilidade.

A empresa se mostra mais transparente e ágil na hora de esclarecer dúvidas e consegue retornar os clientes de maneira eficaz, e tudo isso é muito valorizado no mercado atual.

Se um fabricante de motor de portão com braço está nas redes sociais, precisa aproveitar bem a interação com o público, pois isso vai transmitir a imagem de um negócio preocupado com as necessidades dos clientes.

As redes sociais são excelentes para a interação porque fidelizam os clientes, e clientes fiéis são a garantia do aumento das vendas e da propaganda boca a boca.

Mantenha contato frequente com as pessoas que compram em sua loja, pois elas podem oferecer feedbacks acerca da experiência que tiveram. É uma forma de melhorar as promoções, notícias e até mesmo os produtos e serviços.

Com isso, mais pessoas vão se interessar em fechar negócio e divulgar a marca. As redes sociais também são excelentes plataformas para aperfeiçoar o negócio, pois é essencial que a empresa ouça a opinião e as reclamações das pessoas.

Esses canais podem ser usados para aumentar a transparência e o compromisso com o cliente, porque traz mais credibilidade para a companhia e ajuda a melhorar produtos e serviços.

Por fim, por meio das redes sociais, uma empresa de limpeza de sofá consegue aumentar suas vendas, pois a interação entre o público e a organização é constante e de maneira muito mais próxima.

Melhores redes para divulgar o negócio

A internet traz uma grande variedade de canais para divulgar o negócio, mas, sem dúvidas, as redes sociais são excelentes opções. As melhores plataformas para trabalhar a divulgação de produtos e serviços são:

  • Instagram;

  • Facebook;

  • YouTube;

  • WhatsApp.

O Instagram é uma rede social para a divulgação de imagens e vídeos, e desde que foi comprado pelo Facebook, em 2012, trouxe novas funcionalidades que potencializam ainda mais a divulgação.

Ele está cada vez mais interativo por conta das enquetes, sequência de vídeos, perguntas, GIFs e outras funcionalidades, o que favorece a interação com o público e torna tudo mais prazeroso.

É uma excelente oportunidade para negócios que querem estreitar os laços com o público e humanizar a marca. Por exemplo, pelos stories é possível transmitir um pouco mais sobre os bastidores da corporação.

O Facebook, por sua vez, é a maior rede social do mundo, e só no Brasil possui 130 milhões de usuários. Apresenta diferentes funcionalidades que podem ser aproveitadas, promovendo a interação e a troca de ideias.

Uma empresa de sistema de cftv industrial pode aproveitar o Facebook como marketplace e divulgar anúncios sobre seus produtos e serviços, além dos conteúdos postados no blog.

Quanto ao YouTube, cerca de 95% dos usuários de internet utilizam essa plataforma para consumir vídeos, considerada atualmente como a maior rede social de materiais audiovisuais.

Isso se deve ao potencial de divulgação do site, devido à possibilidade de investir em anúncios transmitidos antes ou depois dos vídeos.

Por meio dele, seu negócio pode mostrar detalhes das soluções que vende, oferecer dicas, entre outras alternativas.

Por fim, o WhatsApp, embora não seja uma rede social propriamente dita, é um excelente aplicativo para interagir com a audiência. É usado por pessoas do mundo todo e no Brasil, já permite movimentações financeiras.

Atualmente, o WhatsApp Business é um canal de comunicação indispensável, posto que ajuda um fabricante de cordão para caneca a esclarecer dúvidas, receber feedbacks, vender e assim por diante.

Contudo, para que todas essas plataformas tragam resultados satisfatórios, é fundamental utilizar algumas ferramentas.

Ferramentas para gestão de redes sociais

Existem algumas ferramentas feitas exclusivamente para ajudar o empreendedor a administrar melhor as redes sociais do negócio. Dentre as melhores opções, estão:

AgoraPulse

Essa ferramenta é ideal para a publicação e interação em todos os canais sociais, ajuda a monitorar conversas relevantes e possui pacotes que variam de preço e de funcionalidades.

Por meio dela, também é possível monitorar a criação de relatórios para analisar dados e observar o desempenho das ações nas redes sociais.

Commun.it

Essa ferramenta está disponível apenas para o Facebook, Twitter e Instagram e uma de suas funcionalidades é receber notificações em tempo real, para saber sobre comentários, likes e outros tipos de interações no perfil do negócio.

É uma excelente opção para empresas, como uma de metro paver colocado, que costuma promover eventos de curta duração.

Hootsuite

Se você quiser replicar o mesmo conteúdo em diferentes plataformas, esta ferramenta pode ajudar, uma vez que também serve para acompanhar variáveis, como replies e DMs em tempo real.

É um recurso gratuito que ajuda a fazer as publicações e o monitoramento dos perfis da empresa, dentro de uma mesma plataforma.

Social Flow

Fechando o nosso quadro de dicas de ferramentas, a Social Flow é uma ferramenta indicada para quem quer participar das redes sociais e construir uma audiência, obtendo um excelente retorno sobre os investimentos.

Por meio dela, é possível fazer publicações, aplicar patrocínios e escolher o que vai adquirir, considerando as necessidades da equipe de marketing.

Mas, para poder investir em todas as ferramentas que seu negócio precisa e ter sucesso com as estratégias de marketing nas redes sociais, é necessário cuidar bem do financeiro do negócio.

Importância de cuidar do financeiro do negócio

Toda empresa, como um fabricante de bateria acdelco 60ah, precisa de uma boa gestão financeira para planejar e controlar os usos de seus recursos.

Todos os setores acabam influenciados, tendo em vista que o orçamento define para onde vão os recursos.

As organizações almejam o lucro, mas isso não depende apenas das vendas e das estratégias de marketing, mas também do modo como o dinheiro é aplicado.

O modo como os recursos financeiros são administrados precisa estar de acordo com o propósito da companhia, considerando seu processo organizacional.

Ele também deve ser coerente com os colaboradores, ou seja, todos devem estar conectados a um propósito, pois é isso que vai garantir uma boa gestão.

Um fabricante de peças fundidas em ferro tem total conhecimento sobre o quanto ganha e o quanto gasta, mas nem sempre é assim com outras empresas.

Quando o negócio não sabe o dinheiro que entra e sai do caixa, as decisões em relação a aplicações e investimentos acabam sendo equivocadas. Com isso, vários problemas começam a surgir.

Esses e outros exemplos são provenientes da falta de informação, análises equivocadas e planejamento mal feito, por isso, é fundamental entender e respeitar a gestão financeira.

Ele envolve planejamento e análise financeira, cuidados na hora de aplicar os recursos da organização, controle de contas a pagar e receber, analisar crédito e cobrança, além de administrar muito bem o fluxo de caixa.

Logo, uma empresa de chave codificada para moto também deve aplicar essas práticas em tudo o que engloba seu financeiro, como investimentos, lucros, despesas fixas e variáveis, financiamentos, entre outros.

É dessa forma que a corporação terá bons resultados, poderá estabelecer metas, analisar seus resultados e determinar prazos.

Considerações finais

As redes sociais são plataformas inteligentes e que oferecem excelentes estratégias de marketing para as empresas. Por meio delas, é possível impulsionar o seu negócio e fazê-lo crescer dia após dia.

Contudo, não se esqueça de que, além de promover a interação e a divulgação da marca nesses sites, é crucial ter uma boa organização financeira para que possa investir de maneira escalável em suas estratégias de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.






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