Atividades físicas que ajudam a desenvolver o crescimento



Atividades físicas são uma prática que contribui em muitas áreas da vida para trazer mais bem-estar ao corpo humano, desde o que se refere a um auxílio para manter uma dieta equilibrada, como também no que diz respeito ao crescimento de crianças e jovens.

Exercícios como correr e pular são capazes de ajudar nas fases de crescimento, por auxiliarem a massa óssea durante os primeiros vinte anos de uma pessoa, já que durante a prática da atividade, ocorre um estímulo nas células ósseas do corpo.

Além disso, por se tratar de uma fase em que a estrutura física de uma pessoa passa por constantes mudanças, a atividade física ligada ao crescimento deve ter um acompanhamento médico.

Da mesma forma que acontece antes de fazer procedimentos como um bronzeamento artificial de fita, por exemplo.

A importância das atividades físicas e dos esportes

Mesmo que o significado de esportes e atividades físicas sejam diferentes, ambos ainda são essenciais para auxiliar no crescimento durante a infância e até na adolescência, período onde os hormônios estão trabalhando rapidamente e caracterizando a puberdade.

No caso dos esportes, atividades que são organizadas com regras e podendo ser praticadas de forma individual ou em grupo, devem ser feitas com o acompanhamento de profissionais, assim como ocorre em consulta andrologia e demais procedimentos.

Isso porque, na infância, algumas formações corporais ainda estão ocorrendo, o que requer acompanhamento médico e de profissionais do esporte, bem como um personal trainer, para que não se torne algo prejudicial no futuro da criança.

Do mesmo modo, praticar um exercício pode ajudar em questões como socialização entre demais pessoas e habilidades motoras, inclusive na fase da adolescência ou adulta.

Os exercícios que uma criança ou adolescente realiza na fase de crescimento devem ser os ideais para o seu corpo, dentre os fatores de peso, altura e até mesmo se há problemas de saúde ou a possibilidades deles serem desenvolvidos por conta da genética.

Seja se o pai consultou um médico especialista em disfunção erétil antes da concepção ou se há histórico de câncer, doenças cardíacas e diabetes.

Variando conforme as idades, as atividades físicas podem contribuir para que fatores como estresse, problemas de coluna ou cardiovasculares ocorram e, se houver, tenha menos efeitos capazes de prejudicar negativamente um indivíduo.    

Esportes que contribuem com o crescimento

Antes de iniciar as atividades físicas, assim como ocorre para a realização de um procedimento como abdominoplastia para barriga tipo avental, é importante que haja um conhecimento dos esportes que podem ser praticados para contribuir com o crescimento.

1. Natação

Sendo um dos mais populares, a natação é um esporte que favorece o crescimento das crianças por trabalhar áreas como a coordenação motora, por conta dos movimentos, a respiração de modo correto e ativação da memória.

A natação passa a ser recomendada para bebês com mais de seis meses de idade, e como estímulo, os campeonatos contém a inscrição para crianças a partir dos cinco anos.

A água auxilia no regulamento da temperatura corporal e na capacidade pulmonar ao prender a respiração enquanto os braços, pernas, costas e o abdômen são trabalhados, fazendo com que o corpo até mesmo ganhe uma boa forma física.  

2. Balé

O balé é um dos esportes que pode ajudar na interação das crianças, sendo um dos mais sociáveis por terem práticas em duplas, além de garantir que haja uma disciplina entre os praticantes para se conseguir realizar os movimentos.

Tanto no balé como em outras danças, a concentração é exercida por quem o pratica, além de trabalhar bem os músculos para evitar sessões de rpg para hernia de disco, uma vez que garante o fortalecimento da estrutura óssea.

3. Lutas

Esportes que melhorem as habilidades motoras e os reflexos como judô, capoeira e karatê são ótimos durante o período de crescimento, posto que proporcionam disciplina, assim como a dança.

Além disso, também aumenta a concentração do indivíduo para desenvolver velocidade e resistência muscular, sendo recomendado para as crianças a partir de quatro ou cinco anos.

4. Vôlei

Por ser realizada em grupo, o vôlei é um esporte de interação social. Isso porque a partida depende do trabalho em grupo do time para vencê-la com movimentos rápidos e precisos com a ajuda de uma bola.

A recomendação é realizar a partir dos sete anos, uma vez que o vôlei trabalha o entendimento de regras e equilíbrio, sendo um dos mais praticados nas aulas de educação física na escola.

5. Handebol

Assim como o vôlei, o handebol ajuda em benefícios motores, além de fortalecer os músculos e o tempo de respiração do indivíduo pela agilidade que as partidas proporcionam.

Sendo aconselhado a prática a partir dos oito anos de idade, as decisões rápidas que as partidas de handebol proporcionam podem ajudar no raciocínio e no trabalho da memória.

6. Basquete

Jogar basquete em fase de crescimento é uma opção e uma ajuda para o alongamento dos ossos. Devido aos saltos que a partida exige no arremesso ou apanhamento da bola, e por ser de maneira constante, há um favorecimento para que a estrutura óssea seja esticada.

Essa atividade física pode ser feita ao ar livre em quadras abertas e, com isso, servir de ajuda na respiração e no fluxo sanguíneo, além de ser aconselhado começar a praticar após os seis anos de idade.  

7. Futsal ou futebol

Tanto o futebol como o futsal são um dos esportes mais populares que começam a ser praticados desde a infância, e vai até o momento em que o indivíduo busca por uma esteira elétrica à venda para ajudar a musculatura antes de uma partida casual.

Da mesma maneira que os outros esportes, o futebol é uma atividade que acelera o metabolismo e pode se ter um controle cardíaco e respiratório, sendo aconselhado que se comece a partir dos cinco anos.

Assim como os outros esportes, a prática do futebol ocorre muitas vezes nas aulas de educação física nas escolas, a partir da idade recomendada até o período da adolescência. 

Como escolher o esporte ou a atividade física ideal?

Quando se planeja iniciar uma vida saudável, o excesso de informações que surgem podem acabar se tornando mais complexas e, ao invés de ajudar, acaba conflitando com o desejado.

Por essa razão, algumas etapas podem ser colocadas em pauta antes da escolha, sendo algumas:

  • Opinião de um médico;

  • Conhecer os esportes;

  • Perguntar para a criança;

  • Encontrar locais próximos.

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é importante que haja uma visita a um médico para saber se é recomendável dentro dos padrões corporais e de saúde que o indivíduo possui.

Como uma auto de vistoria do corpo de bombeiros, um médico pode solicitar exames mais específicos e aconselhar o tempo de prática das atividades, bem como as limitações em torno da saúde do indivíduo.

Especialmente crianças que, por estarem em uma fase de crescimento, precisam de um acompanhamento ainda mais rigoroso para não afetar a estrutura óssea ou qualquer parte do corpo, que venha a se tornarem empecilhos futuros.

Portanto, o acompanhamento e os conselhos médicos são fundamentais para qualquer pessoa que deseje começar a praticar esportes e atividades físicas.

Em seguida, é importante buscar sobre os esportes para aumentar o conhecimento. Não somente como uma forma de entendê-los, mas como também, para saber quais opções combinam ou não com a criança ou o adolescente.

O que pode levar a uma opinião do próprio sobre o que gostaria de praticar, explicando como cada esporte pode ajudar para o corpo até mesmo de maneira dinâmica com crianças de pouca idade.

Conhecer os gostos e os interesses torna mais fácil achar o esporte ideal dentro do que é permitido, e com isso, começar a busca por locais que oferecem aulas próximas de onde mora.

Levar a criança para conhecer os ambientes também é importante, assim como conhecer o profissional que aplica as aulas para ter um melhor entendimento de como funcionará.

Considerações finais

As atividades físicas e a prática de esportes, ainda no período da infância, podem ser de grande ajuda no futuro quando houver a necessidade de realizar um exame periódico trabalhista.

Isso porque o corpo funciona de uma maneira que lhe traga progresso e ajude no período de crescimento, tanto envolvendo músculos e ossos, como também os hormônios ligados a fase da puberdade.

Acompanhado de um profissional, as atividades físicas e a prática de esportes pode fazer bem ao indivíduo de forma que os resultados que são alcançados com ajuda de uma dieta balanceada, se tornam benefícios para o resto da vida.

Com isso, é fundamental que, desde o início, a criança ou o adolescente possa conhecer e escolher a área onde irá praticar o esporte ou as atividades físicas.

Desta maneira, gerando um maior interesse pelos exercícios que trarão ainda mais benefícios para a sua vida, caso se mostrem como uma atividade prazerosa e melhor aproveitada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postar um comentário

0 Comentários