Debates sobre inovação, economia e Indústria 4.0 marcam a FEIMEC 2022

 

 

Parque de Ideias reuniu especialistas de mercado para explorar tendências e soluções

Um dos destaques da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC) 2022 foi o Parque de Ideias, um espaço dedicado aos conceitos técnicos e práticos da indústria. Na última sexta-feira (6 de maio), por exemplo, os conteúdos apresentados no Parque abordaram economia, conectividade, manufatura, sustentabilidade e identificação de gaps tecnológicos. 


O CEO da Vallus Capital S/A, Caio Mastrodomenico, palestrou sobre “Economia em tempos de revolução digital na indústria”. A apresentação abordou os desafios da atualização tecnológica para o setor e os impactos que a mudança no perfil de consumo traz para as empresas. Mastrodomenico deu como exemplo a história do telefone celular, que iniciou no mercado como ferramenta de chamada telefônica e hoje tem as ligações como acessório adicional. Diante da mudança de comportamento, a indústria de eletroeletrônicos rapidamente se adaptou e passou a acompanhar o desenvolvimento sobre o produto. 


Caio chamou a atenção também para a discussão sobre a transição energética, visto que o aumento do custo de energia tem impacto direto na indústria. “O Brasil ainda é dependente de recursos hídricos, mas já fez a lição de casa e está investindo em energia limpa. O maior parque de energia solar da América Latina está no Piauí. É indispensável que a indústria se atualize sobre esse assunto”. Sobre as tendências de mercado e consumo, o palestrante falou que a propagação dos carros elétricos e autoguiados devem interferir diretamente no mercado de peças, seguros e assistência de veículos e que, embora seja um tema ainda pouco falado, a preparação para esse futuro começa agora. 


Altos preços de insumos e produtos - Outro ponto destacado por ele foi a necessidade de pesquisas e alternativas que o setor da indústria tem para driblar os altos preços de insumos e produtos. Por exemplo, para suprir a demanda do aço que vem em uma crescente de preços desde 2011, o setor da construção civil tem usado fibra de vidro para substituir o material, bem como os recursos desempenhados pelas impressoras 3D, que atualmente são capazes de imprimir estruturas completas de casas. “Crise é um momento difícil, mas também faz com que você veja oportunidades. O comportamento do consumidor deve ser analisado e a indústria deve atender isso buscando mais recursos inovadores”, completou Mastrodomenico.


A palestra destacou que uma gestão inteligente melhora a eficiência dos processos e o desempenho de uma marca, porém, é importante que além de dispor da tecnologia, a empresa faça a programação e acompanhamento correto dessas métricas. “Atualmente, a Indústria 4.0 dispõe de tecnologias disruptivas que favorecem a gestão e a prevenção de riscos de uma empresa. A chamada IIoT - Industry Internet of Things e o metaverso são recursos importantes que, quando utilizados com estratégia, trazem previsibilidade de bons resultados”. 


Ao finalizar, Caio destacou que a indústria brasileira tem grande potencial de desenvolvimento. “Para cada Real gerado na indústria são gerados R$ 2,40 na economia. O agro já nos mostrou como se faz para crescer. O desenvolvimento se dá por meio de investimentos em tecnologia e monitoramento. A indústria precisa se modernizar e alcançar seu papel de destaque na economia”. 


O Parque de Ideias foi mais uma atração aberta a todos os visitantes da FEIMEC e contou com apoio da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), do IQA (Instituto de Qualidade Automotiva), do INSPER (Instituto de Ensino e Pesquisa) e do VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha).


Visitação - Iniciativa da ABIMAQ e organizada pela Informa Markets, a FEIMEC este ano superou todas as expectativas de público. Até o quarto dia de realização, por exemplo, a visitação havia sido superior à registrada em 2018, quando atraiu 50 mil profissionais. São engenheiros, empresários e estudantes que buscam saber mais sobre as inovações do mercado. Silvana de Souza é uma delas: engenheira mecânica, a profissional afirmou visitar a FEIMEC desde 2008. Ela contou que estava ansiosa pela volta do evento presencial. “A feira estava completa, muito bem organizada e com novidades incríveis no setor de metalurgia, que é onde trabalho. Estava fazendo falta um encontro presencial depois de tanto tempo”. 


Já Lucas Moreira visitou o evento pela primeira vez. O estudante do curso de Mecânica de Usinagem do SENAI revelou que a feira superou suas expectativas. “Um professor sugeriu que eu visitasse a feira para saber mais sobre as novidades tecnológicas. Confesso que é muito maior e melhor do que eu esperava, o pavilhão é enorme e as soluções apresentadas são impressionantes”. Quando perguntado sobre o que mais gostou na feira, Lucas citou o Torno Suíço, equipamento em ascensão no mercado brasileiro. 


A FEIMEC foi realizada até sábado (7 de maio) no São Paulo Expo e reuniu mais de 900 marcas expositoras, ocupando 64 mil metros quadrados do pavilhão.


Indústria Xperience - Para quem não conseguiu visitar o pavilhão de exposições da FEIMEC 2022 ainda dá tempo de se inteirar das novidades do setor e rever o que aconteceu no evento em termos de lançamentos e conteúdo. 


A Jornada Digital Indústria Xperience deste ano acontece de 9 a 13 de maio, com a cobertura das principais atrações da FEIMEC presencial, por meio da plataforma online. A programação completa pode ser conferida neste link; https://bit.ly/3xSm2wq


A programação da Jornada começou nesta segunda (09) e já conta com seis painéis disponíveis. Três deles são sobre a Indústria 4.0: Indústria 4.0 sob o ponto de vista de Negócios e EstratégiaA digitalização do chão de fábrica através da inteligência artificial; e Os novos rumos da manutenção preditiva e prescritiva. E os outros três são sobre Conectividade: Conectividade e IoT em PMELGPD - Porque é tão importante; e “A Inovação aberta na indústria e máquinas inteligentes”. Até sexta (13), outros conteúdos serão disponibilizados.



Sobre a FEIMEC - https://www.feimec.com.br/pt/HOME.html

A FEIMEC se transformou em uma plataforma de negócios completa para todos os segmentos industriais, nacionais e internacionais, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 60 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma ferramenta de conteúdos e negócios exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade.



Sobre a Informa Markets  

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail institucional@informa.com

Postar um comentário

0 Comentários