Cuidados com os cães e gatos no frio: veja como protegê-los


Especialista apresenta dicas que podem ajudar a preservar a saúde dos animais

Tutores devem manter pets aquecidos no clima frio/DIVULGAÇÃO


Com a chegada das baixas temperaturas e tempo seco, não são apenas os humanos que sentem os impactos do frio. Os animais de estimação também podem sofrer com o clima e precisam de cuidados especiais nesta época do ano. Algumas medidas podem evitar problemas sérios na saúde dos pets.

Certos cuidados são essenciais, como garantir que o ambiente onde os cães ou gatos dormem esteja aquecido e livre de umidade. É preciso estar atento aos animais que ficam na área externa de casa, o lugar da casinha precisa ter uma cobertura para ajudar a manter o interior seguro das chuvas e de geadas. “O ideal é colocá-la em um espaço estrategicamente longe do vento”, orienta o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professor Tiago Ladeiro de Almeida.

“Cobertores e mantas irão auxiliar no controle e isolamento da temperatura do local onde o pet descansa. Uma alternativa é utilizar papelão como forro entre o chão e a casinha, para gerar calor e aumentar o conforto do bichinho. Em condições intensas de ar gelado, é aconselhável agasalhar os pets”, completa.

O especialista indica outros cuidados com o tempo frio para preservar saúde dos animais. “Durante o outono e o inverno, algumas enfermidades são mais facilmente desenvolvidas, como a gripe, que atinge, principalmente, os cachorros”, alerta. “Os tutores devem checar a carteira de vacinação veterinária para garantir que os seus cães e gatos vão passar por esse período sem grandes complicações”, enfatiza.

Algumas doenças podem ser mais comuns no período de frio, segundo o coordenador. “Além de ser um ato de carinho, aquecer seus pets pode minimizar dores nas articulações, por exemplo. Essa atitude pode prevenir crises alérgicas, de asma, a rinotraqueíte, a cinomose e outros problemas”, afirma. “A melhor forma de prevenção é com visitas regulares com o médico veterinário para conhecer o status de saúde dos pets”, finaliza.

 

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Postar um comentário

0 Comentários