WOW restaura capela oitocentista e propõe uma viagem pela tradição do passado, reinventada para o futuro

 

O novo distrito cultural da região do Porto, em Portugal, restaura e abre para visitação a Capela Atkinson, de Nicolau Nasoni

O Solar Oitocentista do Choupelo projetado por Nicolau Nasoni no século XVIII

O WOW, o novo distrito cultural localizado no coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia, na região do Porto, Portugal, é mesmo uma caixinha de surpresas. O complexo, que abriga sete museus, 12 bares e cafés, uma escola de vinho, várias lojas, um espaço para exposições e outro para eventos, ainda conduz seus visitantes a uma viagem que passa pela tradição do passado, reinventada para o futuro.

 

Prova disso é a restauração da Capela Atkinson, situada no Solar Oitocentista do Choupelo, que faz parte do complexo do WOW e foi projetada pelo pintor e arquiteto italiano Nicolau Nasoni, figura importante que marcou o estilo Barroco Setecentista na cidade do Porto. A Capela foi redescoberta durante as obras para a instalação de um dos sete museus do WOW, o Museu da Moda e dos Têxteis - um dos highlights do complexo - e data do século XVIII, assim como seus afrescos quase ilusionistas. A maior parte da estrutura do WOW está localizada em prédios e caves do vinho do Porto restauradas e recuperadas para abrigar as modernas instalações de seus museus, lojas, restaurantes e demais atrações.

Afrescos de Nicolau Nasoni restaurados na Capela Atkinson.

A visitação à Capela Atkinson, assim como ao Solar Oitocentista de Choupelo, está aberta ao público por meio do acesso ao Museu da Moda e dos Têxteis e promete uma viagem no tempo traçada pelas artes e arquitetura de uma época que merece ser sempre revisitada pelos adoradores da história de construções antigas e solenes de uma época.

 

E como nenhum passeio cultural é completo sem um mergulho nas iguarias locais, o WOW ainda oferece, no mesmo edifício, um restaurante de alta gastronomia, o Mira Mira, uma das 12 atrações gastronômicas do complexo. Com vista exuberante para o Porto, o Mira Mira sugere que os visitantes se sentem à mesa e compartilhem os pratos em uma dinâmica de degustação que transita por diversas nacionalidades. Destaque para o carro-chefe da casa, batizado de Mira Mira Baos, uma estupenda barriga de porco cozida a baixa temperatura com molho de soja, gengibre, cebolinha e gergelim, ou o Robalo com creme de manga, soja, lascas de coco, Yuzo, tomate cereja, cebola roxa e coentro.

O Mira Mira propõe um mergulho nas iguarias locais.

A restauração e abertura do complexo do Solar Oitocentista de Choupelo e a instalação nele do Museu da Moda e dos Têxteis é mais uma prova de que o WOW transcende a temática do vinho e pode instigar e dar a oportunidade a novas gerações de conhecerem e apreciarem a história do norte de Portugal, assim como dos artistas que marcaram época com suas obras e trajetórias. 

Sobre O WOW

WOW é um novo quarteirão cultural da região do Porto, Norte de Portugal. É constituído por sete museus, doze restaurantes/bares, lojas, uma escola de vinho, um espaço para exposições temporárias e uma galeria de arte. Está situado na margem sul do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, e oferece uma vista avassaladora sobre a cidade do Porto e a Ponte Luís I.


Foi inaugurado em julho de 2020 a partir da requalificação de antigas caves de vinho do Porto, que ganham assim uma nova vida ao serviço da cultura e da tradição do Porto e da região Norte de Portugal. O projeto de 55 mil metros quadrados tem como missão revelar o fator WOW da cidade e nasce da ambição de aumentar a capacidade de atração turística da região norte do país.


O WOW compila a história, a magia e as emoções por trás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça. Mas vai além e acrescenta à fórmula a história do Porto e o que de melhor se faz no norte de Portugal, como os têxteis e a moda. E não falta a componente gastronômica: há diferentes conceitos de restaurantes, bares e cafés para descobrir no local.


Saiba mais em https://wow.pt/pt

Postar um comentário

0 Comentários