Ceviche de badejo: prato com sabor tropical é uma das estrelas do menu do Maitei Hotel, de Arraial d’Ajuda

 

Face ao sucesso da iguaria entre os clientes do restaurante desse premiado hotel-boutique, sua proprietária, a empresária Erika Sanches, revela a receita 


Quem frequenta Arraial d’Ajuda já sabe: degustar uma refeição no restaurante do Maitei Hotel é se deliciar com uma proposta gastronômica que reflete o sul da Bahia e, de quebra, ter a possibilidade de contemplar do alto de uma colina uma vista em 360 graus para o Atlântico. Com menu assinado pela chef Fernanda Possa, os pratos brindam o paladar com sabores e aromas que aguçam os sentidos e permanecem para sempre na memória.

Destaque do cardápio, o ceviche de badejo é um dos mais pedidos pelos clientes. “Quando criei essa receita, minha ideia foi imprimir um ar mais tropical e uma certa textura, elementos que, em conjunto, proporcionam uma experiência degustativa mais ampla e rica”, explica Fernanda. Para isso, ela utiliza um peixe local extremamente fresco e, entre outros ingredientes, a manga, que é responsável pela docilidade e tropicalidade do prato, além da pupunha, que confere a necessária crocância. “Essa alquimia de ingredientes e temperos provoca uma admirável explosão de sabores”, diz a chef, acrescentando que a finalização do preparo ainda inclui um ‘segredinho’ que é conhecido apenas pelos que provam da iguaria no restaurante do hotel.


Em comum acordo com a chef, a proprietária do Maitei, a empresária Erika Sanches, explica: “O nosso cardápio é enxuto, mas cada item foi pensado e desenvolvido de acordo com vários fatores, como matérias-primas regionais e fusões entre as culinárias baiana e mediterrânea. Fernanda entendeu muito bem o que eu queria e o nosso chef, o Robson Santos, executa tudo divinamente”.


Com vista para o mar e ambiente aconchegante, o restaurante dispõe de apenas 22 lugares, todos mediante reserva. A adega reúne 37 rótulos de vinhos selecionados cuidadosamente pelo sommelier Núbio Ribeiro, os quais são harmonizados aos pratos do menu. Seja qual for o pedido, qualidade e frescor dos ingredientes sazonais traduzem-se numa incomparável imersão gastronômica.


Confira, a seguir, a receita do ceviche de badejo (porção individual):

Ingredientes

100 gramas de filé de badejo

100 gramas de palmito pupunha

30 gramas de manga

Limão (a gosto)

Azeite (a gosto)

Pimenta dedo-de-moça (a gosto)

Coentro (a gosto)

Cebola roxa (a gosto)

 

Como preparar

Corte o filé de badejo, o palmito e a manga em pequenos pedaços e pique o coentro, a pimenta e a cebola roxa. Em um recipiente, coloque os cubos de peixe, manga e palmito e acrescente a cebola roxa, a pimenta, o coentro, o sumo de limão e o azeite. Misture tudo suavemente e sirva de imediato.

 

Sobre o Maitei Hotel

Maitei, em tupi-guarani, significa “saudações”. Esse termo, não por acaso, dá nome ao hotel, um refúgio que conta com apenas 17 suítes, das quais 9 com vista panorâmica para o Atlântico e estrategicamente localizado no alto de Arraial d´Ajuda (Bahia). Inaugurado em dezembro de 2005, tem seu projeto arquitetônico e paisagístico assinado pelo arquiteto Luciano Soares, que procurou mesclar sofisticação e rusticidade em um ambiente agradável e aconchegante. Todas as suítes contam com hidromassagem e, entre as facilidades oferecidas, há duas piscinas, sauna a vapor, sala de ginástica e spa (capacidade para duas pessoas). Premiado pelo TripAdvisor e Conde Nast Johansens, o Maitei Hotel, que não aceita hóspedes com idade inferior a 12 anos, tem os selos de certificação da Conde Nast Johansens, Sul Hotels e Circuito Elegante.

 

MAITEI HOTEL

Endereço: Estrada do Mucugê, 475, Arraial d’Ajuda

Telefone: 73 3575-3799

E-mail: maitei@maitei.com.br

Site: www.maitei.com.br/pt-br

Redes Sociais:  https://www.facebook.com/MaiteiHotel e www.instagram.com/maiteihotel

Horário do restaurante: diariamente a partir das 15h; não aceita menores de 12 anos de idade

Postar um comentário

0 Comentários