Benefícios de ir ao trabalho de bicicleta



A bicicleta foi um dos primeiros veículos de transporte sobre rodas da História, ainda presentes nos dias atuais em esportes ou como hobby para muitas pessoas. 

Disponíveis em vários formatos e funcionalidades, as bicicletas como meio de transporte alternativo são uma tendência cada vez mais popular, estampada nas ciclovias que se multiplicam nas grandes metrópoles. 

As vantagens de seu uso se manifestam nos níveis:

  • Pessoal (saúde, satisfação, liberdade); 

  • Financeiro (otimização de gastos pessoais); 

  • Ambiental (formas menos poluentes de locomoção); 

  • Produtivo (ganho de tempo, agilidade, acessibilidade). 

Portanto, este artigo vai apresentar os benefícios de usar a bicicleta para se deslocar até o trabalho em dois grandes tópicos, abordando como a medida pode trazer bem-estar ao indivíduo e à sociedade ao seu redor. 

Para o indivíduo

Inserir o uso da bicicleta como um hábito diário traz uma série de benefícios à saúde física e emocional do trabalhador, culminando em uma maior satisfação e motivação para as atividades diárias. São alguns exemplos de benefícios internos:

Aumento no gasto calórico diário

Cada indivíduo possui uma quantidade pré-estabelecida de calorias consumidas por dia, independentemente de suas atividades, é o chamado metabolismo basal. A maior parte da energia gerada pelo organismo é usada na sustentação de órgãos e células. 

Os batimentos cardíacos, o funcionamento cerebral e as contrações do estômago e intestino são exemplos de ações involuntárias, vitais para a sobrevivência humana. Junto a muitas outras, geram uma demanda de 1100 a 1400 calorias diárias. 

Este consumo é distribuído entre músculos e fígado (26%), cérebro (18%) e coração (9%), com taxas residuais para outros órgãos do corpo. Esses valores se referem ao organismo em estado de repouso, os diferentes níveis de sedentarismo. 

Andar de bicicleta até o trabalho é um excelente modo de eliminar o sedentarismo de sua rotina diária, trazendo qualidade de vida e reduzindo o risco de doenças graves. 

Um exame periódico empresa pode atestar o aumento no consumo de calorias a partir da mudança. 

Estímulo do metabolismo 

Esse efeito se dá pelo maior estímulo ao metabolismo, que identifica a nova necessidade por mais energia. O trabalho dos músculos que envolvem mãos e pés cresce, o desenvolvimento destes drena mais calorias e nutrientes para estas áreas. 

Os novos estímulos do metabolismo melhoram a digestão e a capacidade de absorver nutrientes, aprimoram a qualidade do sono, diminuem dores e fraquezas, além de impulsionar hábitos alimentares mais saudáveis. 

Melhoria na capacidade respiratória 

Andar de bicicleta é considerado uma atividade aeróbica, um tipo e frequência de exercício que usa oxigênio como fonte geradora de energia. Assim, ao engajar nesses exercícios, o indivíduo acelera o funcionamento de seus pulmões. 

Para indivíduos que enfrentam problemas relacionados à respiração, o novo hábito pode ser de grande serventia. Um elemento essencial para o condicionamento físico, adquirir fôlego é importante para controlar uma RPG para hipercifose e reeducar a própria respiração. 

Fortalecimento muscular 

O uso de aparelhos como a bicicleta engaja uma série de músculos das pernas e do abdômen, estimulando um melhor desenvolvimento dessas estruturas. É possível ganhar grande força com o exercício, bem como hipertrofia ao combiná-lo com a musculação. 

Com o fortalecimento muscular, o indivíduo ganha maior capacidade de equilíbrio para atividades como polimento para peças de alumínio, diminui o cansaço, diminui o risco de lesões e age na prevenção da perda de massa magra derivada do envelhecimento. 

Redução da gordura corporal 

Também chamada de “body fat”, o índice de gordura corporal é um dos principais indicativos da obesidade oculta, uma condição de saúde que simula sintomas similares aos experimentados por pacientes obesos, sem que haja um quadro real de sobrepeso. 

Além da obesidade oculta, o controle da gordura corporal também previne o crescimento da gordura visceral, que se acumula na parede externa de órgãos como estômago, fígado e intestinos, dificultando a circulação sanguínea. 

Por consequência, uma série de doenças ligadas ao sistema cardiovascular são prevenidas com hábitos como as atividades aeróbicas em laudo de insalubridade e LTCAT

Infartos, aneurismas e AVCs assistem sua incidência cair em uma população fisicamente ativa. 

Ganho na coordenação motora

A coordenação motora parte da consciência apurada de seu próprio corpo e do ambiente ao seu redor, sendo assim ligada ao maior controle de movimentos. Indivíduos que apresentam boa coordenação são ágeis, enérgicas e eficientes. 

A bicicleta é sobretudo um esporte de equilíbrio, consiste em apoiar-se sobre duas rodas finas, com pouco espaço de apoio para o passageiro. Com o tempo, o ganho de coordenação motora se refletirá até mesmo no trabalho propriamente dito. 

Saúde mental 

Cuidar da saúde física é, até certo ponto, cuidar da própria saúde mental. As empresas que lidam com o capital humano demonstram uma preocupação cada vez maior com o estado emocional de seus colaboradores, posto que esses aspectos impactam a produtividade. 

Um dos pontos mais apontados como causa direta da perda de rendimento, uma pesquisa feita com empresas de todos os níveis, é o tempo e o estresse de deslocamento até o ambiente de trabalho para uma oficina de lavagem de estofados de carros, por exemplo. 

Engarrafamentos, filas e um transporte público lotado são alguns exemplos muito comuns de situações que minam a disposição do trabalhador. 

Usar uma bicicleta para se deslocar por distâncias pequenas a médias pode solucionar este conflito. 

Para a cidade 

As cidades também contam com melhorias quando a população decide por meios de transporte alternativos, tais como a bicicleta. 

Soluções adjacentes, similares, como o patins e o patinete, atuam juntos para gerar os seguintes benefícios nas cidades:

Menor emissão de gases poluentes

Os gases originários da queima de combustível são uma das fontes de poluição do ar, que pode interferir na iluminação noturna, no número de doenças respiratórias, na facilidade com o ar e na inspiração de menores níveis de chumbo, por exemplo. 

Quando se trata de meio ambiente, a emissão de gases tóxicos é um fato importante a ser mencionado. 

Derivados da gasolina e do diesel, estas substâncias estão associadas com eventos climáticos como o efeito estufa. 

Trânsito desafogado 

Outro ponto que também deve ser mencionado quando se trata dos automóveis nas grandes cidades é o trânsito, que piora de acordo com a demanda maior por formas ágeis de locomoção. As bicicletas saem na frente por seu compressor portátil pneu.

O crescimento das metrópoles exige uma abordagem mais inteligente no que compete à concentração de veículos. O uso de bicicletas para locomover-se reduz a demanda por carro próprio, o que desafoga o trânsito. 

É possível, para distâncias mais significativas, realizar transbordos com estações metroviárias, posto que muitas delas contam com locais exclusivos para a guarda de bicicletas e outros pertences. 

Maiores opções de transporte 

O trabalhador de uma empresa de estrado plástico 50x50x5 pode usufruir de maior mobilidade quando há maiores opções de transporte disponíveis. 

Trata-se de um ganho que pode melhorar sua qualidade de sono ou reduzir o estresse no deslocamento. 

Os meios alternativos surgem para agregar aos transportes públicos, desenhados para atender um grande número de pessoas em curto espaço de tempo. A bicicleta, entre eles, é o veículo mais potente, podendo percorrer distâncias maiores. 

Agilidade no deslocamento 

Ao invés de esperar o trânsito, filas e pontos de ônibus, a bicicleta permite que o trabalhador viaje imediatamente ao sair de casa. 

A pedalada pode alcançar uma velocidade de 35 quilômetros por hora, sendo os profissionais capazes de atingir os 100. 

Essa capacidade encurta o tempo gasto com o transporte, reduzindo atrasos e tornando o trabalhador mais independente em relação às condições da cidade. A infraestrutura disponível, sob a forma de ciclovias, é também uma vantagem deste meio de locomoção. 

Economia com passagens 

O investimento em uma bicicleta é ligeiramente inferior ao de uma moto, com retorno muito maior em termos de economia. Não são necessárias despesas com gasolina e outros tipos de combustível, a manutenção é mais barata e a regulamentação é mais simples. 

Além desses fatores, vale salientar a economia com passagens de metrô ou ônibus. É possível deslocar-se para muitos lugares de maneira totalmente gratuita, o que salva parte do orçamento e pode ser um grande lucro, a depender das necessidades do trabalhador. 

Redução do ocupamento de garagens 

As garagens licenciadas por um laudo PPRA e PCMSO, sejam estas particulares, localizadas dentro das residências, em condomínios ou coletivas, nos estabelecimentos comerciais, representam um problema em termos de ocupação de espaço na cidade. 

A densidade populacional alta, típica das metrópoles, transforma cada pedaço de terra em um produto valioso. A quantidade de carros nessas regiões aumenta a demanda por serviços de garagem, o que consequentemente aumenta seu preço. 

Não apenas uma bicicleta se adequa melhor aos projetos de arquitetura de sua construção, a aquisição deste meio de transporte elimina a necessidade de pagar taxas elevadas de garagem ao visitar um shopping, loja ou qualquer outro empreendimento. 

Considerações finais 

Sendo assim, usar um meio de transporte alternativo para ir até o trabalho pode ser a solução que o profissional necessita para economizar tempo e dinheiro. 

Uma medida que não apenas beneficia sua vida, como traz vantagens para o meio ambiente e o planejamento da cidade. 

É importante considerar os impactos para a saúde e o orçamento no longo prazo, pois são eles que justificam o investimento inicial em uma bicicleta. Adquirindo um modelo adequado às suas necessidades, o indivíduo ganha novas formas de explorar as ruas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários