Amigos da Arte anuncia municípios selecionados para a #ViradaSP 2022

 

Evento reúne artistas locais, nacionais e internacionais em maratonas culturais em formato híbrido



A Amigos da Arte acaba de anunciar os municípios selecionados para a #ViradaSP de 2022. Este ano, 22 cidades do interior e do litoral de São Paulo realizam a maratona de 24 horas ininterruptas com atrações culturais de diferentes linguagens nos formatos presencial, virtual e híbrido. A iniciativa faz parte do #JuntosPelaCultura2022, programa de difusão cultural ligado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte.


Para a realização do evento, a Secretaria fez um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes. As datas e programação de cada Virada ainda serão divulgados. 


"Nossa filosofia, em consonância com o governo do Estado de São Paulo, é descentralizar o fazer artístico e cultural e envolver sempre o maior número possível de cidades do interior e litoral. A Virada vem justamente ao encontro desta ideia, com ampla participação e um engajamento sempre muito importante da população e dos artistas locais", destaca Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.


No Litoral foram selecionadas as cidades de Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião. Já no interior Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi e Indaiatuba. Todos os municípios participantes recebem ainda o título de capitais culturais do estado do ano.


A novidade da #ViradaSP fica por conta de seis cidades que participam pela primeira vez do evento. São elas, Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião.


Os proponentes suplentes em ordem decrescente de pontuação são as cidades de Piracicaba, Araçatuba, Bauru, Jundiaí, Caraguatatuba, Serrana, São João da Boa Vista, Caieiras, Barueri, Diadema, Praia Grande e Guarulhos.


Mais sobre o JuntosPelaCultura


O programa visa fomentar a produção, ampliar o acesso à arte e à cultura e, de forma simplificada, articular o estado, prefeituras e segmentos artísticos para a realização de ações culturais, eventos e atividades da economia criativa. Por meio de chamadas públicas, o Juntos Pela Cultura viabiliza parcerias para a execução dos principais programas de difusão cultural paulistas, com gestão da Amigos da Arte.


Desde 2019, o programa já contou com o lançamento de 25 chamadas públicas para municípios, para artistas e para organizações, com mais de 4 mil propostas inscritas. As seleções foram realizadas por júris especializados e comissões com maioria da sociedade civil, resultando em 1.977 projetos selecionados. Desses, 1.256 oriundos de prefeituras e 721 projetos de artistas, produtores culturais e organizações.


Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos, a entidade desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactam mais de 30 milhões de pessoas.



Postar um comentário

0 Comentários