Villarreal continua desafiando as probabilidades e chega à semifinal da Champions League


Os atuais campeões da Europa League eliminaram o Bayern de forma impressionante no jogo de volta das quartas de final desta terça (12), chegando à semifinal da principal competição de clubes da UEFA, já tendo eliminado a Juventus nas oitavas de final.


 



 

O cenário de 2006 se repete e, da mesma forma que foi incrível lá, está sendo em 2022. 16 anos depois de surpreender a Europa ao chegar às semifinais da Champions League, o Villarreal conseguiu novamente e, desta vez, eliminando os gigantes continentais Juventus e Bayern de Munique. Na noite de terça-feira (12), um gol tardio de Samuel Chukwueze, aos 43’ do 2º tempo, rendeu ao time da LaLiga Santander um empate por 1 a 1 em Munique e uma vitória impressionante, que contra todas as probabilidades, fechou em 2 a 1 no agregado nas quartas de final contra os campeões da Bundesliga.
 

Depois de vencer a Europa League na temporada passada, o Villarreal está desfrutando de mais uma primavera do futebol europeu. Há apenas algumas décadas, isso seria impensável tendo em vista que a cidade de Vila-Real tem uma população de apenas 50.000 habitantes e que o clube nunca havia disputado a primeira divisão da Espanha antes de 1998. Mas tudo começou a mudar quando o empresário local Fernando Roig tornou-se o acionista maioritário do clube e lançou as bases para que o Villarreal se tornasse uma das melhores equipes da Espanha e da Europa.
 

Na Champions League de 2005/06, o Submarino Amarelo foi para as quartas de final e Jens Lehmann, goleiro do Arsenal, fez a defesa de um pênalti batido por Juan Román Riquelme, meia do Villarreal. Defesa esta que faz o Arsenal chegar à final em vez do time espanhol. Agora, 16 anos depois e como campeão da Europa League, o Villarreal está de volta à final da Champions League, que será disputada no Stade de France -- tal como em 2006.


O gênio Unai Emery

O clube da costa leste da Espanha possui um dos melhores treinadores da Europa, Unai Emery. O estrategista é agora quatro vezes vencedor da Europa League, vencendo três vezes com o Sevilla e uma vez com o Villarreal em 2020/21. Tendo trabalhado também na França e na Inglaterra, o ex-jogador de 50 anos já viu todos os tipos de futebol e sabe como preparar seu time para todos os tipos de desafios.

Antes da partida fora de casa em Munique, Emery concentrou-se na preparação mental e também conduziu seus jogadores pelas táticas da eliminatória com algumas de suas famosas sessões de vídeo. Isso funcionou e manteve o time espanhol vivo nas quartas de final, mas sua jogada de dados final foi a substituição: Samuel Chukwueze marcou exatamente três minutos depois de ser substituído.

Embora Emery tenha revelado no início desta temporada que havia interesse do Newcastle em contratá-lo, ele decidiu ficar no Villarreal, citando seu compromisso com o projeto de longo prazo no clube atual, e sua presença ajudou a manter vivo o sonho da Champions League para o Villarreal.

O impacto das contratações do clube
 

O Villarreal conseguiu montar um elenco impressionante, fazendo contratações ágeis quando identificam as oportunidades certas no mercado. Nos últimos dois anos, eles trouxeram Gerónimo Rulli, Dani Parejo, Francis Coquelin, Étienne Capoue, Juan Foyth, Pervis Estupiñán, Giovani Lo Celso e Arnaut Danjuma, todos titulares nas duas partidas das quartas de final contra o Bayern de Munique.

Alguns desses jogadores chegaram inicialmente por empréstimo e tiveram experiências tão positivas que tanto jogador quanto clube trabalharam para que fossem permanentes. Outros foram contratados por taxas mais significativas, mas ainda provaram ser de excelente valor, como Danjuma, que marcou seis gols nesta temporada da Champions League depois de se tornar a segunda transferência mais cara do clube no verão passado.

Uma academia para rivalizar com os melhores da Espanha

Outro fator chave na ascensão do Villarreal é a academia do clube, que tem sido uma prioridade para o presidente, Fernando Roig, desde que chegou ao clube. Eles não treinam apenas talentos locais, mas também de toda a Espanha, pois o clube tem uma rede de olheiros presentes em todas as regiões.

Do elenco atual, jogadores importantes como Gerard Moreno, Alfonso Pedraza, Samuel Chukwueze e Yéremy Pino já passaram algum tempo na academia do clube. O mesmo acontece com Pau Torres, nascido em Vila-real e que durante toda a vida fez parte da modesta população da cidade. Jogar pelo clube de sua cidade natal é um sonho tornado realidade e uma das razões pelas quais o zagueiro rejeitou chances e oportunidades de mudar para outros clubes "maiores".
 

Agora Torres e todos os seus companheiros de Villarreal podem comemorar o fato de que mais uma semifinal da Champions League está chegando ao Estadio de la Cerámica 16 anos depois de sua primeira invasão até agora. Eles esperam dar um passo além do que fizeram da última vez.

Assista à rodada de LaLiga Santander nos Canais Esportivos do Grupo Disney e na plataforma de streaming Star+!

 

Não é só Futebol. É LaLiga.

#PlayLaLigaSantander

Postar um comentário

0 Comentários