(14/4) - COM COMPOSIÇÃO DE TARSILA DO AMARAL, BRASIL JAZZ SINFÔNICA FAZ SEU PRIMEIRO CONCERTO NO TEATRO B32

 

Foto Divulgação Teatro B32

 



 

CASA DE ESPETÁCULOS SERÁ A NOVA CASA DE ENSAIOS E APRESENTAÇÕES DA ORQUESTRA



Brasil Jazz Sinfônica, uma das mais importantes orquestras do País, acaba de firmar parceria com Teatro B32, novo pólo cultural localizado na avenida Faria Lima, em São Paulo. O moderno espaço será a nova casa de ensaios e apresentações da orquestra, que atualmente é gerida pela Fundação Padre Anchieta.
 

E para marcar a estreia desta nova fase, no dia 14 de abril, a partir das 20h, será realizado um concerto especial para convidados da Jazz Sinfônica com Arnaldo Antunes e Mônica Salmaso. Com direção artística do maestro Ruriá Duprat e sob a batuta de Tiago Costa, a orquestra ainda prestará homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922 ao executar a composição Rondo D'Amour, de Tarsila do Amaral.


Parceria em prol da cultura
 

Segundo o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf, a união entre a Brasil Jazz Sinfônica e o Teatro B32 visa popularizar e democratizar o acesso à cultura e à música, num local conhecido como centro financeiro de São Paulo. “Queremos difundir, para o maior número de pessoas, a excelência da Brasil Jazz Sinfônica, que é reconhecida em todo o território nacional e em inúmeros países. Expresso meu orgulho em administrarmos uma orquestra que há mais de 30 anos une o popular e o erudito, especialmente em concertos com grandes nomes da nossa música brasileira".
 

O Diretor Executivo da Brasil Jazz Sinfônica, Fábio Borba, conta que as apresentações da orquestra serão realizadas em diferentes espaços do teatro, desde o auditório até a praça externa, com o intuito de levar sua sonoridade única, com direito a samba, frevo, bossa nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae.
 

Borba também destaca a relevância da união entre a orquestra e um dos mais modernos espaços de cultura da atualidade. "É um importante passo na história da nossa orquestra. A Brasil Jazz Sinfônica contribuirá com a cultura numa região importante de São Paulo, porém, sem muitas opções culturais. Essa parceria vem justamente para mudar esse cenário, onde nós levaremos a cultura, a boa música, a tradicional orquestra Brasil Jazz Sinfônica para um dos pontos mais importantes, não só de São Paulo, mas também do país."
 

“A concepção e a construção do Teatro B32 estão diretamente ligadas à exuberância e à diversidade das expressões artísticas brasileiras. Nosso objetivo é criar um espaço único para apresetações culturais. Neste contexto, ter a Brasil Jazz Sinfônica conosco nos traz orgulho e alegria”, nas palavras de Rafael Birmann, idealizador do Complexo B32.


Sobre a Brasil Jazz Sinfônica
 

Formada por 70 músicos a Brasil Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade única, com direito a samba, frevo, bossa nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos, criados não raras vezes com exclusividade para o grupo.
 

Conhecida e prestigiada em todo o território nacional e em inúmeros países, a Brasil Jazz Sinfônica já tocou com nomes do cenário musical, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Carlinhos Brown, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater, Stacey Kent e Paquito D’Rivera.


Sobre o Teatro B32
 

Distinto da maioria dos teatros que são introspectivos e fechados em si, a arquitetura do B32 foi pensada para se relacionar de forma transparente e integrada com a cidade. Uma grande fachada de vidro no fundo do palco possibilita descortinar a paisagem urbana para a plateia, ao mesmo tempo que revela o seu interior para o público externo, gerando uma integração interior/exterior dinâmica que ajuda a dar vida aos espaços públicos do empreendimento. O Teatro B32 propõe uma integração única com a cidade, com a programação de todos os tipos e para todas as idades e públicos.
 

O Teatro está integrado a uma praça externa com uma fonte e uma escultura em formato de baleia, com 6 metros de altura por 20 metros de cumprimento. O paisagismo do empreendimento é de Tom Basley. Elevado sobre pilotis, o térreo do teatro se configura como uma extensão coberta da praça, convidando as pessoas a usufruírem de todo o espaço público externo do empreendimento, numa concepção de uma arquitetura sem muros, de um manifesto por um novo urbanismo para São Paulo.
 

“A exemplo do Lincoln Center, em NYC, será possível assistir a um espetáculo na Sala principal, ou simplesmente tomar um café, em sua bela alameda. Exposições de artes, recitais, grandes concertos, peças de teatro, espetáculos de dança e shows estão prometidos para o Teatro B32”, destaca Sandra Rodrigues, Diretora Artística do espaço.
 

O Rooftop traz a oportunidade de um espaço ao ar livre, com mesas no jardim e uma vista privilegiada da região, proporcionando ao público um espaço de convivência único, com diferentes ângulos e perspectivas da cidade.
 

O Teatro B32 é o único espaço na américa latina com o título de Gala Venue. A gala é uma empresa canadense, líder em plataformas telescópicas pelo mundo. Com esse sistema, é possível transformar o Teatro B32 em menos de 10 (dez) minutos. É um espaço único, para abrigar a diversidade cultural de São Paulo e de todo o Brasil.


Postar um comentário

0 Comentários