Evonik comemora 25 anos de atividades em Barra do Riacho, no Espírito Santo

 

 

Clique com o botão direito do mouse para salvar as imagens

Como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik está presente em mais de 100 países, com plantas produtivas em 27 deles. No Brasil, a fábrica de peróxido de hidrogênio, situada em Barra do Riacho, no município de Aracruz (ES), completa 25 anos de atividades neste mês de abril.


Junto com o aniversário de fundação, a Evonik comemora um marco importante: 10 anos sem acidentes de trabalho com afastamento, alcançado no mês de janeiro. Por este motivo acaba de receber o “Gold Safety Award”, uma premiação global da Evonik em reconhecimento ao trabalho dedicado em segurança e saúde nas plantas produtivas em todo o mundo.


A cerimônia de comemoração pelos 25 anos, realizada ontem, dia 13, contou com uma apresentação da Orquestra Camerata SESI, sob regência do Maestro Dennys Serafim e direção de Billy Marreiro, no auditório do SESI, em Aracruz. A cerimônia incluiu homenagem aos sete colaboradores que também estão completando 25 anos de empresa.


“É muito gratificante celebrar 25 anos de uma operação de sucesso como a que temos em Barra do Riacho, na qual privilegiamos nosso compromisso social com a comunidade local e podemos contar com colaboradores dedicados em manter a saúde, a segurança e a prosperidade de todos”, destaca Elias Lacerda, Diretor Presidente para a Região América Central e do Sul da Evonik.


Saúde e segurança como prioridades

Nos últimos 10 anos, o site produtivo vem intensificando ações e projetos para difundir a cultura de saúde e segurança junto aos seus colaboradores. Em 2021, diversos investimentos foram realizados com foco na melhoria de segurança patrimonial da planta, envolvendo desde a construção de muros de alvenaria no entorno da fábrica, até a instalação de sistema de monitoramento por câmeras e alarme, e aprimoramento da estrutura para a segurança dos colaboradores.


A iniciativa também incluiu a aquisição de ferramentas de inspeção das instalações; melhoria das condições gerais da infraestrutura com o objetivo de minimizar riscos industriais; treinamentos e atualização de procedimentos operacionais.


“O fator decisivo para esse histórico positivo de 10 anos sem acidentes com afastamento foi a colaboração e o empenho dos mais de 70 colaboradores diretos e indiretos do site. Toda nossa equipe tem a consciência de que trabalhar com o foco em segurança é um trabalho diário, incansável e constante para garantir a integridade de todos, que é a nossa prioridade máxima”, afirma Dr. Epaminondas Rodrigues, Gerente Sênior Industrial de Active Oxygens – região América Central e do Sul.

 

Ele destaca ainda que o reconhecimento é um importante marco para o planejamento que a Evonik tem adotado em toda a região América Central e do Sul para promover um ambiente mais seguro e produtivo em suas fábricas e escritórios.

 

Todo esse trabalho tem sido desenvolvido pela equipe local de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (ESHQE), com apoio e envolvimento das áreas locais e o acompanhamento da área de ESHQE regional, através de reuniões periódicas, eventos e campanhas de conscientização, que contam com um colaborador virtual, o Edu, criado em 2021 especialmente para fortalecer a cultura de saúde e segurança não só nos locais de trabalho, mas também em casa, junto aos familiares de cada colaborador.


“Agradecemos a todos os colaboradores que, ao longo destes 25 anos de história e 10 anos sem acidentes, contribuíram para que a unidade de Barra do Riacho tenha atingido estes resultados excepcionais de segurança de nossos trabalhadores. A jornada da nossa cultura de segurança está seguindo a passos consistentes e isso somente é possível com a participação diária de cada um agindo proativamente em prol deste objetivo”, reforça Marcio Araki, Vice-Presidente de Operações para a região da América Central e do Sul.

 

Responsabilidade ambiental e social

Com a moderna fábrica situada no município de Aracruz e que é considerada “estado de arte” tanto em tecnologia como em controle ambiental, a Evonik foi uma das primeiras empresas do setor a conquistar a certificação ISO 14001, que atesta as boas práticas ambientais.


Além de adotar um rígido controle em suas unidades fabris com o intuito de preservar o meio ambiente, a empresa se preocupa em colocar em prática ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde suas unidades de negócios estão inseridas.


Entre elas está o apoio ao projeto “Saber Viver”, desenvolvido desde 2016 pela Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, com o apoio de várias indústrias instaladas na região de Aracruz e que visa o amparo a menores de idade e seus familiares, em situações de vulnerabilidade. As diversas oficinas socioeducativas, que visam a inclusão social, são realizadas nas dependências do Espaço Cultural da Evonik, uma das primeiras apoiadoras da iniciativa.

 

“É nosso compromisso, tanto na Evonik quanto no time de Peróxido de Hidrogênio, gerar e distribuir valor para a sociedade. Ter a oportunidade de participar da construção de um futuro mais justo e melhor estruturado para as nossas crianças de Aracruz, além de cumprir com nosso dever social, gera em nós um sentimento de acolhimento e de pertencimento”, declara Raphael Santi, Diretor do Negócio de Active Oxygens para América Central e Sul.

 

Outro projeto local apoiado de forma permanente pela empresa, desde 2017, é o Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, que tem importante papel na conservação da biodiversidade, no combate ao tráfico ilegal da fauna e na conscientização ambiental.

Informações da Empresa

A Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas. A empresa atua em mais de 100 países no mundo inteiro. Em 2021, registrou vendas de 15 bilhões de euros e um lucro operacional (EBITDA ajustado) de 2,38 bilhões de euros. A Evonik vai muito além da química para criar soluções inovadoras, lucrativas e sustentáveis para seus clientes. Cerca de 33.000 colaboradores trabalham juntos em prol de um objetivo comum: melhorar a vida das pessoas hoje e no futuro.

 

Ressalva:

Na medida em que expressamos prognósticos ou expectativas e fazemos declarações referentes ao futuro neste comunicado à imprensa, tais prognósticos, expectativas e declarações podem envolver riscos conhecidos ou desconhecidos, bem como incertezas. Os resultados ou as evoluções reais podem variar em função das mudanças no ambiente de negócios. A Evonik Industries AG e suas coligadas não assumem nenhuma obrigação no sentido de atualizar os prognósticos, as expectativas ou declarações contidas neste comunicado.

Postar um comentário

0 Comentários