Claudia Matarazzo lança novo livro sobre cultura e gastronomia do Brasil

 



 

Lançamento da Editora Senac São Paulo, a obra contextualiza os pratos icônicos de cada região

 

Nos últimos anos aprendemos a valorizar mais as riquezas do Brasil, com as fronteiras fechadas devido a pandemia, muitas pessoas optaram por desbravar nosso país e descobriram a natureza exuberante, cultura, sabores e tradições culinárias. Com o intuito de enaltecer a gastronomia brasileira, Claudia Matarazzo lança o livro Mesa Brasileira: guia para degustar e servir melhor nossa comida regional.

 

Novidade da Editora Senac São Paulo, a obra apresenta ingredientes, receitas e pratos do Brasil que merecem ser valorizados. O texto, leve, discorre sobre o mix de influências (europeias, africanas e indígenas) que, ao longo dos séculos, resultou em uma “etiqueta brasileira” -- sendo diferente em cada região, pois há peculiaridades na maneira de cozinhar, servir e comer nos cinco cantos do país.

 

Pelas páginas, o leitor viaja no tempo, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época. Ao aterrissar na atualidade, a obra apresenta os itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio. Muito além de um livro de receitas, Claudia busca contextualizar cada prato, pois acredita que conhecer nossa história e a cultura de cada lugar torna mais saborosa a experiência da degustação. Para isso, contou com a ajuda essencial do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro.

 

A receita para preparar a obra Mesa Brasileira veio de muitas ideias e ingredientes. Claudia já viajou o mundo, mas reafirma que não há culinária mais rica que a brasileira: “A comida e os sentimentos que ela desperta falam com as pessoas -- e vão direto ao que lhes é mais sagrado: suas lembranças mais afetivas e antigas. Entender a história da nossa comida regional foi uma linda viagem por lugares que já conhecia, mas com um outro olhar. Não pretendo aqui ditar as regras da comida regional brasileira, ao contrário: a ideia é mostrar como cada região tem sua maneira de cozinhar, servir e comer -- e dar a quem lê este livro a oportunidade de saborear mais e melhor esses pratos.”.

 

Essa mescla de cozinha e cultura contribui para o desenvolvimento de estudantes e profissionais e reafirma o compromisso da Editora Senac São Paulo com a difusão de nossa gastronomia.

 

Sobre a autora

Claudia Matarazzo é jornalista, escritora, apresentadora de rádio e televisão. É autora de dezoito livros sobre etiqueta, casamento, comportamento, etiqueta inclusiva e realiza palestras em todo o país. Iniciou sua carreira na revista Casa Claudia, onde ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo e escreveu colunas sobre comportamento e moda para várias revistas nacionais, como Playboy, Vogue Homem, Chiques & Famosos, e jornais como o Diário de São Paulo. Também assinou por mais de cinco anos, uma coluna semanal no AT REVISTA do jornal A TRIBUNA -- Santos (SP). Em 2005 apresentou diariamente a coluna “Atitude” na Rádio Band News FM. De 2006 a 20013 foi Chefe de Cerimonial do Governo do Estado de São Paulo.

Na televisão, apresentou durante um ano na Rede Globo, um quadro semanal sobre Etiqueta no programa “Mais Você”, além de outros programas na TV Cultura, TV Gazeta e Rede Sesc Senac de Televisão. Atualmente ministra Palestras, Cursos e treinamentos de Etiqueta Empresarial, Comportamental, Acessibilidade e Mercado do Luxo, além de uma coluna semanal na revista A Tribuna de Vitoria. Participa como consultora de comportamento do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo

 

Ficha técnica

Mesa Brasileira: guia para degustar e servir melhor nossa comida regional

Autoras: Claudia Matarazzo

Páginas: 176

Preço: R$ 110

Onde comprar: Livraria Senac 

Editora Senac São Paulo

 

Postar um comentário

0 Comentários