Celebridades e profissionais do mundo da arte celebraram o 30º aniversário da illy Art Collection nos Jardins Reais, em Veneza

 


Trieste, 19 de abril de 2022 - Um brunch em Veneza deu início às celebrações do 30º aniversário da illy Art Collection. Celebridades, artistas, curadores e amantes da arte contemporânea reuniram-se nos Jardins Reais, na Praça de San Marco, e conferiram o design dos 30 anos das xícaras illycaffè idealizadas desde 1992, e que atualmente constituem uma das maiores coleções de arte contemporânea do mundo.


Depois de atravessarem a ponte levadiça que conduz da Praça de San Marco até ao Jardim Real, os convidados entraram em uma estufa especialmente decorada com um motivo bucólico que remete às cores e nuances das icônicas xícaras. 


Inspirada nos Jardins Reais, a instalação Illy Art Collection recria um jardim em que as xícaras representam flores, e onde a decoração arquitetônica industrial se mistura com a natureza: 459 xícaras desenhadas por 125 artistas internacionais expostas em ordem cronológica decoram uma estrutura fluída, sobre diversas plantas.


Entre os grandes mestres da arte presentes na inauguração da exposição das 114 coleções concebidas por renomados artistas internacionais ao longo dos últimos 30 anos destacam-se: Cecilia Vicuña, que acaba de receber um Leão de Ouro, Cecilia Alemani, curadora da 59ª Exposição Internacional de Arte, o arquiteto e designer Luca Trazzi, Marc Quinn, um dos expoentes mais famosos da jovem arte britânica e o artista conceitual americano Joseph Kosuth. Também estavam presentes os curadores do pavilhão francês da Bienal Arte, Sam Baradouil e Till Fellrath que, juntamente com a presidente da Bienal de Lyon, Isabella Bertolotti, se divertiram no jardim com Helene Donnet e Alexandra Fain, as fundadoras da Asia Now.


O brunch, realizado nos Jardins Reais com vista para a bacia de San Marco, contou ainda com a presença de Anna Cleveland, Yvonne Scio, Marica Pellegrinelli juntamente com William Kouam Djoko, Fiammetta Cicogna e as irmãs Viola e Vera Arrivabene. Andrea Illy junto com sua esposa Elisabetta e suas filhas Jaqueline e Andrea Dominique, mantiveram uma conversa animada com Helen Nonini.


Também estavam presentes no evento, a CEO da illycaffè, Cristina Scocchia, Roberto Cicutto, presidente da Bienal de Arte de Veneza e Adele Re Rebaudengo, presidente da Fundação Venice Gardens.

Até 30 de junho a illy Art Collection decora a estufa dos Jardins Reais.

Andrea Illy - Presidente da illycaffè

 

Cristina Scocchia - CEO da illycaffè

Andrea Illy com sua esposa Elisabetta e filhas Jaqueline e Andrea Dominique

 

A instalação Illy Art Collection recria um jardim onde as xícaras representam flores

Sobre a illycaffè             

A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 8 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Como resultado de suas inovações, a illycaffè contribui para o progresso da tecnologia do café em nível global. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias alicerçadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o Prêmio Internacional Ernesto Illy, a empresa homenageia os cafeicultores de todo o mundo que, segundo ela, têm produzido o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Em 2019, reforçou o compromisso de perseguir um modelo de negócio sustentável integrando o interesse das pessoas com o meio ambiente, adotando o estatuto de Società Benefit. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação internacional B Corp como resultado do seu compromisso de cumprir os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. Em 2020, a illycaffè empregava 1.291 pessoas globalmente, quando registrou receitas consolidadas de 446,5 milhões de euros. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista da illycaffè com uma participação minoritária para apoiar a empresa em seu crescimento internacional. Há 261 lojas illy de marca única em mais de 40 países pelo mundo.

Postar um comentário

0 Comentários