AMPARA Animal convida população a participar de desafio mundial e fotografar a natureza

 

Municípios brasileiros, incluindo São Paulo (SP), entraram na competição que estimula observações da vida selvagem na cidade

Você já parou para observar a natureza ao seu redor, em um parque da cidade, por exemplo? É conhecido entre os amigos como aquele que adora uma selfie em meio as plantas? Se sim, essa missão é para você! De 29 de abril a 2 de maio, cidades brasileiras participam do Desafio da Natureza Urbana e a AMPARA Animal é uma das realizadoras dessa competição, super saudável, aqui no país.

Com escala mundial, o desafio estimula a prática da observação. No Brasil, a instituição que mais ajuda animais no país estará presente em ações na capital paulista e em Poconé (MT), onde a ONG atua na proteção da vida selvagem e terá o apoio do SESC Pantanal.

As expedições para registrar a biodiversidade de Sampa serão feitas em parceria com ONGs e a prefeitura de São Paulo e acontecerão em diferentes regiões da cidade, como no Horto Florestal, Parque Barragem da Guarapiranga (necessária inscrição), Parque do Carmo, Parque da Aclimação e Parque Chácara do Jockey. Biólogos e observadores da natureza parceiros da AMPARA estarão a postos para orientar sobre como fazer uma bioblitz completa.


"Estaremos nos parques ajudando as pessoas a encontrarem e identificarem a biodiversidade existente neles", explica o biólogo e gerente de pesquisa da AMPARA Silvestre, Maurício Forlani.


Para participar, basta ir até os locais ou realizar uma bioblitz por conta própria, buscando espaços que proporcionem o contato com a natureza. A ideia é que, pelo aplicativo iNaturalist, sejam arquivados os registros do máximo de animais e plantas que encontrar, ou pelo eBird (exclusivo para aves).


Criado em 2016 nos Estados Unidos, o Desafio da Natureza Urbana (City Nature Challenge - CNC) é um evento global com foco em trazer a natureza para perto do cidadão. Para isso, motiva pessoas de todo o mundo a encontrarem e documentarem a vida selvagem em suas cidades e essa bioblitz global resulta em uma competição colaborativa com um objetivo comum: reunir o máximo de pessoas em volta da vida selvagem das cidades e documentar o maior número de espécies.


Na edição do ano passado, 44 países se uniram no desafio, resultando em mais de 1 milhão de observações feitas e 45 mil espécies registradas. Além das ações em contato com a natureza, o Desafio da Natureza Urbana deste ano também conta com uma programação diária de workshops, entre os dias 25 e 28 de abril, com o tema “Ampliando o olhar para a biodiversidade”. As palestras estão disponíveis no YouTube.

Saiba mais: www.amparanimal.org.br/desafio-da-natureza-urbana


SOBRE A AMPARA

A AMPARA Animal nasceu em 2010, com a missão de transformar a sociedade através de ações preventivas, gerando impacto positivo com suas ações focadas em educação, controle populacional e adoção de cães e gatos. Combater as mais variadas formas de violência contra a fauna, atuando com advocacy e elaboração de políticas públicas mais eficientes. Defender uma sociedade mais justa e ética, onde os animais sejam tratados com respeito, e possam coexistir com a espécie humana de forma equilibrada.


Em 2015, se tornou a instituição que mais ajuda animais no país, ao se tornar uma "ONG mãe" que oferece suporte para mais de 530 abrigos em âmbito nacional.


Em 2016, uma nova frente foi criada, a AMPARA Silvestre, com foco em conservação ao reabilitar espécies silvestres para que possam ser devolvidas à natureza e também oferecer bem-estar aos animais condenados ao cativeiro.


Há onze anos a AMPARA empreende para que a causa animal ganhe notoriedade e relevância, se tornando a organização referência na defesa dos direitos e proteção dos animais.

Postar um comentário

0 Comentários