4 dicas para organizar um evento digno de premiação internacional

 

Especialista cita quatro fatores importantes para melhorar a experiência dos participantes


Segundo a  Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), a expectativa é de que 590 mil eventos sejam realizados até o final deste ano, em todo país. Com a retomada dos eventos presenciais, é muito importante estar preparado para garantir aos participantes a melhor experiência possível.


A pandemia da Covid-19 deixou explícito a importância dos eventos online – aliás, eles foram a única opção durante a maior parte do tempo nesse período e trouxeram excelentes resultados. Porém, o retorno ao formato presencial demanda atenção especial a certos aspectos da experiência dos participantes, que diferem de eventos online.



“A volta dos eventos presenciais é, sem dúvida, muito aguardada por todo o setor. E possibilitar uma boa experiência para o participante que está retornando a este tipo de encontro social é essencial neste momento, quando, além das preocupações com a segurança e saúde, as expectativas do público estão bastante elevadas e precisam ser atendidas de acordo'' comenta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que simplifica a organização de eventos.


Alguns fatores importantes aumentam as chances dos participantes de eventos terem uma experiência mais produtiva, interativa e satisfatória. Pensando nisso Leandro cita as 4 principais boas práticas para o sucesso de um evento junto ao público.



1.   Quantidade de atividades

É preciso pensar para que o conteúdo não se torne exaustivo e isso acabe  prejudicando a experiência. Por isso, a dica é distribuir bem as atividades entre dias do evento e adicionar dinâmicas e interatividade na programação, com o objetivo de fazer com que os participantes permaneçam conectados por mais tempo e o evento tenha diferenciais.



2.    Acesso ao conteúdo após o evento

Uma das maiores vantagens que o formato de eventos online permite, é o acesso a todo o material e vídeos mesmo após o fim do evento. Essa  prática ainda pode existir no formato presencial dessa forma, o inscrito terá a ótima impressão de que aquele conteúdo poderá agregar por mais tempo, extraindo sempre que necessário informações que ele possa utilizar em trabalhos, produções, etc. Além disso, os organizadores podem aumentar o engajamento e visibilidade, vendendo esse conteúdo para quem não participou.


3.  Evento híbrido? Sim! 


Possibilitar a  transmissão de palestras é sem dúvida uma ótima opção e para isso a plataforma utilizada pelos organizadores também costuma ser algo que chama a atenção dos participantes. Quanto mais segura, intuitiva e de fácil acesso, melhor.


Convidar especialistas renomados no nicho do seu evento também acaba trazendo maior credibilidade, popularidade e interesse do público, que muitas vezes se inscreve com essa motivação. 


4.   Fóruns de discussão e sorteios

Ainda em busca de interatividade, uma estratégia que tem sido bem-sucedida são os fóruns de discussão e a criação de enquetes, excelentes opções para ouvir a audiência. Além disso, recomenda-se a realização de sorteios e a criação de comunidades exclusivas nas redes sociais, que também acabam se tornando fóruns de discussão após o evento


A Even3, por exemplo, possui uma plataforma de eventos capaz de criar com facilidade e de forma intuitiva sorteios para os participantes, onde o organizador poderá escolher qual grupo vai fazer parte do sorteio (inscritos ou credenciados).


Sobre a Even3 

Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos. A startup começou sua operação trazendo alternativas para a organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online. Atualmente, a plataforma permite a realização de videoconferências, sessões ao vivo ou gravadas, acompanhamento da programação dentro da plataforma. Além disso, a empresa oferece ainda serviços de publicação de conteúdos acadêmicos e tecnologia para que empresas e instituições de ensino possam realizar seus eventos em um ambiente seguro e personalizável com as características das marcas



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