Projeto Núcleo Luz abre inscrições para minicurso gratuito de experimentação em dança

 


Foto: Arthur Roessle/Divulgação

 


 

O curso tem como público jovens de 14 a 22 anos que residam no município de São Paulo e possam participar das aulas presenciais. Inscrições até 18 de abril
 

Após dois anos com edições online devido à pandemia, o Núcleo Luzprojeto artístico-pedagógico de formação e experimentação em dança, que faz parte do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis, retorna com a versão presencial da Oficina Núcleo Luz, minicurso gratuito de experimentação em práticas corporais.
 

No total, serão oferecidas 40 vagas a jovens de 14 a 22 anos, desde que residam no município de São Paulo para participar das aulas presenciais. Não é necessário ter qualquer formação em dança para se inscrever. As inscrições online estarão abertas de 28 de março a 18 de abril de 2022 no site do Projeto Núcleo Luz a seleção ocorrerá por meio de sorteio, caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas.
 

A Turma 1-2022 da Oficina Núcleo Luz, intitulada Experimentos em Composição, será realizada de 3 de maio a 24 de junho com encontros presenciais às terças e quintas, das 14h às 17h, na sede do Núcleo Luz, e virtuais às sextas, por meio de videoaulas. Os matriculados também receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 200,00 e o certificado de participação ao concluir o curso, condicionados à frequência.
 

Este período [da pandemia] nos trouxe muitos aprendizados e mostrou que SIM, é possível viabilizar um curso de dança à distância. Por outro lado, essa vivência reforçou o quão importante é estar junto, evidenciou o valor da troca e do contato em uma atividade de corpo. Agora que retornaremos ao presencial, a reunião do grupo aqui no Núcleo Luz irá potencializar a experiência da Oficina e vamos apostar em uma nova abordagem de trabalho com uma proposta que une duas frentes: aprendizes que terminaram sua jornada no Núcleo Luz e outros que estão iniciando. Estamos ansiosos para começar”, conta Chris Belluomini, diretora artístico-pedagógica do Núcleo Luz.
 

Esta edição da Oficina reunirá estudos do corpo e do movimento aliados a um processo de criação que resultará em um registro poético expressivo do grupo. O trabalho, resultado desse processo, poderá ser compartilhado com o público na sede do Núcleo Luz e eventualmente nas redes sociais do projeto.
 

O curso será ministrado por uma dupla de ex-aprendizes que já concluíram sua formação no projeto, a qual conduzirá aulas de corpo e os processos de investigação relativos ao experimento compositivo, e contará também com videoaulas de prática corporal com múltiplas abordagens e cuidados com o corpo ministradas pelo arte-educador Márcio Greyk. O processo artístico-pedagógico terá orientação direta de Chris Belluomini.
 

“A Oficina foi realmente muito importante, principalmente por ter ocorrido em meio a pandemia. Foi uma oportunidade de aprender em casa. E o mais importante com profissionais super competentes do Núcleo Luz”, revela Gabriela Guimarães, aprendiz da Oficina Turma 2-2021.
 

SERVIÇO:

OFICINA NÚCLEO LUZ

Experimentos em Composição

Turma 1-2022

Inscrições de 28/03 a 18/04 | Aqui

14 a 22 anos | gratuito | híbrido (presencial e virtual)

Aulas de 03/05 a 24/06, às terças e quintas, das 14h às 17h.

Local das aulas: Rua Talmud Thorá, 52, Bom Retiro, São Paulo/SP

 

--

SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007 como parte integrante do Programa Fábricas de Cultura, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico de experimentação e formação na linguagem da dança, voltado preferencialmente a jovens de baixa renda residentes no estado de São Paulo. Sob direção artístico-pedagógica de Chris Belluomini, o Núcleo Luz proporciona aos aprendizes aulas de corpo -- contemporâneo, clássico, danças africanas, capoeira, moderno, danças urbanas, dentre outras --, atividades teóricas e reflexivas e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas por meio dos cursos Ciclo I, Ciclo II e Oficina. O projeto é gratuito e oferece ajuda de custo para os jovens matriculados.


SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.


SOBRE A POIESIS

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Postar um comentário

0 Comentários