Mudanças de temperatura alertam para importância da proteção


Principal aliada da imunidade, vacina ajuda a conter os casos de síndromes respiratórias e ainda contribui com a redução da pressão no sistema de saúde

 

São Paulo, 2022. A chegada do outono, no último domingo, 20, provocou mudanças significativas nas temperaturas em todo o país. Em São Paulo, onde termômetros apontavam para os 30º C, começaram a semana marcando média de 20º, “uma queda acentuada que alerta para as temidas doenças respiratórias, típicas da temporada”, observa a médica infectologista do Grupo Sabin, Dra. Luciana Campos.

 

A especialista destaca que os relatos de gripe e resfriados, otite, sinusite, e até mesmo pneumonia se tornam comuns nas unidades básicas, clínicas, consultórios, hospitais e, mesmo sendo comuns neste período do ano, preocupam. “Estamos em um momento oportuno para alertar a população sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado e completo, para ter mais segurança contra doenças típicas dos dias mais frios, quando ficam mais expostas à circulação de vírus e bactérias”, explica.
 


Composta por quatro tipos de cepas do vírus influenza, sendo duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e duas do tipo B, a vacina é fundamental para conter o avanço das doenças da estação “mantendo o organismo apto a produzir respostas contra a invasão dos vírus”, detalha e orienta “por isso, é essencial verificar as imunizações ainda pendentes e atualizá-las, independente da estação do ano”.

 

A médica aponta ainda outro fator que precisa ser levado em consideração: a pressão que os casos de síndrome respiratória provocam nos sistemas de saúde do país. “De fato, a pandemia provocou mudanças significativas no comportamento das pessoas. Muitas redobraram os cuidados com a atenção à saúde e entenderam a importância da vacinação para o bem estar e individual e coletivo. Houve um avanço e agora podemos transformar esta mudança em índices positivos, alcançando cada vez mais pessoas com as campanhas de vacinação e incentivando que esta seja uma prática prioritária. Assim, podemos evitar que cenas como as que vimos no início deste ano, com hospitais lotados de casos de gripe, voltem a acontecer. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, é possível reduzir o índice de internações de quadros graves de infecção respiratória”.

 

Serviço: As vacinas do Grupo Sabin são acondicionadas em equipamentos que seguem os padrões exigidos pela agência reguladora. As doses são transportadas em condições ideais de temperatura e armazenamento. Em São José dos Campos, elas estão disponíveis tanto na plataforma e-commerce, no atendimento na Unidade Matriz, e também conta com uma equipe exclusiva para atendimento in company e domiciliar.

 

Para acompanhar as novidades do Grupo Sabin, acesse as redes sociais:

 

Linkedin | Instagram | Facebook | Youtube

Postar um comentário

0 Comentários