Livro com temática indígena resgata cultura de povos originários, exalta sua língua e aborda a biodiversidade brasileira

 Mukani Descobre Sua Força


Inspirado nos mitos Huni Kuin, o livro ‘Mukani Descobre Sua Força’ é editado em português, inglês e hãtxa kuin, idioma indígena tradicional do povo Huni Kuin e contou com a participação do professor e doutor Joaquim Maná Huni Kuī, um dos únicos indígenas no Brasil com PhD em linguística

 

Mukani é uma menina indígena de nove anos que, mesmo com sua pouca idade, apresenta bravura e muito mistério, envolto em mágica. Originária da etnia Huni Kuin, a menina “yuxiã” possui o poder de se comunicar com animais, plantas e os espíritos encantados Yuxibu, sendo a única pessoa a poder ajudar o povo de sua aldeia contra o plano de desmatamento do Mr. Txakabu, o Senhor do Mal.

 

Essa é a história fictícia do livro Mukani Descobre Sua Força, criada e escrita por Renata Tolli, empreendedora social e professora formada pelo extinto projeto CEFAM, que acaba de ser lançado nos Estados Unidos. O evento aconteceu no último dia 5, durante o 7th Vital Voices Miami Hybrid Mentoring Walk|Talk, realizado no Faena Hotel em Miami Beach. Vale ressaltar que o Vital Voices é uma organização não governamental fundada pela Hillary ClintonA obra tem apoio da FEPHAC (Federação do Povo Huni Kuin do Acre).

 

Para contar essa história, Renata contou com a ajuda e a experiência da antropóloga Virginia Gandres, que atua na área de antropologia há mais de 30 anos e é engajada na causa indígena. O ilustre professor e doutor Joaquim Maná Huni Kuī, um dos únicos indígenas no Brasil com PhD em linguística, participa como conselheiro. Já as ilustrações ficaram a cargo dos artistas Vinícius Galhardo, responsável pela capa e por ilustrações, e Acelino Huni Kuī, pelas ilustrações Hãtxa Kuin.

 

“Minha ideia foi transformar mitologia, daquela contada há mais de seis mil anos nas florestas, em uma aventura para as crianças se interessarem pelo tema. Mas eu quis contar de uma forma não antropológica”, explica Renata sobre o objetivo da obra, e revela de onde veio a inspiração: “Nós não temos um super-herói da Marvel, por exemplo, que seja indígena e represente a América Latina. Então, nasceu em mim a vontade de colocar uma menina indígena nesse papel.”

 

O livro Mukani Descobre Sua Força é apresentado em três línguas: português, inglês e hãtxa kuin, idioma indígena tradicional do povo Huni Kuin. “A ideia de que uma parte do livro fosse traduzida em hãtxa kuin partiu do Dr. Joaquim Maná Huni Kuī, porque esse é o trabalho que ele vem fazendo no Acre: o de ensinar medicina no idioma hãtxa kuin. Eu adorei a ideia, e foi o nosso acordo”, revela a autora.

 

Para Renata, uma storyteller com mais de 30 contos escritos, Mukani é um símbolo de coragem, força, amor e amizade. “A grande lição deixada por Mukani Descobre Sua Força é o respeito ao próximo, aos seres vivos e aos mais velhos, assim como o sentido da amizade. Ou seja, Mukani representa os valores mais simples possíveis da vida, que são os de que nós mais precisamos”, ressalta; e conclui: “Eu quis fazer uma coisa mágica para as crianças olharem e pensarem: ‘Assim como Mukani, temos tantos poderes em nossas mãos’. Além de incentivá-las à leitura e a viver esse resgate cultural, em que possam falar com orgulho: ‘Eu não sou europeu, eu sou daqui, sou parte dos povos originários das Américas. E esses povos merecem respeito, por serem guerreiros que resistiram até agora.”

 

Então não perca tempo e adentre o mundo encantado Yuxibu Huni Kuin de Mukani Descobre Sua Força, e conheça a história contagiante da garotinha Mukani que, com seu poder de transformação — interno e externo — irá conscientizar o mundo sobre a importância da preservação das florestas tropicais, dos povos originários e das culturas tradicionais. Ao final do livro o leitor irá pensar consigo mesmo: “Há tanto de Mukani dentro de cada um de nós.”

 

O livro será lançado em versão digital e em formato trilíngue, mundialmente, no dia 19 de abril de 2022 -- Dia do Índio --, em parceria com a editora Inverso.

 

Sobre o povo Huni Kuin

Guardiões de um dos territórios de maior biodiversidade do planeta, no coração da Floresta Amazônica, o povo Huni Kuin habita regiões do Brasil e do Peru, e para eles não existem fronteiras. A população Huni Kuin hoje é de mais de 16 mil indígenas (Censo de 2019), divididos em 12 Terras Indígenas e 117 aldeias nos rios Tarauacá, Jordão e Breu, no município de Tarauacá, e também em Santa Rosa e Feijó, no Brasil. O povo Huni Kuin também habita o Peru e está espalhado em sete comunidades.


Segundo Renata Tolli, uma parte de toda a arrecadação de Mukani Descobre Sua Força será destinada à FEPHAC, para que a Federação possa dar continuidade aos programas de educação, fortalecendo o idioma hãtxa kuin dos povos indígenas.

 

Sobre a autora Renata Tolli

Nascida em Osasco, São Paulo, Renata mora no exterior há 22 anos. Mãe de quatro filhos e atualmente residindo em Tel Aviv, segunda maior cidade de Israel, a brasileira começou a ter curiosidade pelos povos indígenas após fazer um teste de ancestralidade. “Fiz o teste de DNA ancestral e vi que 25% da minha pessoa é de origem guarani. E toda essa coisa de estar fora do Brasil me fez dar mais valor às minhas raízes”, afirma Renata.

 

Serviço

Pré-venda do livro (físico) - versão em português a partir de 17 de março - site


 

Informações técnicas

Mukani Descobre sua Força

Páginas: 165

Peso: 270 gramas

Detalhes em verniz na capa e encarte especial

Postar um comentário

0 Comentários