Curiosidade: O que a organização da sua mesa tem a ver com a sua próxima promoção no trabalho?!



O bem-estar no trabalho pode aumentar a produtividade em até 12%, aponta pesquisa

A simplicidade no estilo de vida é uma prática fundamental para aprimorar a mente. (Imagem: Unsplash)





Uma empresa com um ambiente organizado influencia em um clima mais agradável e na produtividade de uma equipe. Um clima organizacional mais saudável estimula o processo de criatividade e com isso resulta na retenção de talentos. A organização é um dos aparatos fundamentais para um profissional que almeja atingir o sucesso profissional, e isso se inicia pela forma de como a sua mesa de trabalho está apresentável. O termo “pessoa organizada” apresentou 64% de buscas, de acordo com o Google, no dia 06 de março de 2022.



Pessoas organizadas costumam ser mais produtivas e são pelas pequenas atitudes que profissionais se destacam no mercado de trabalho, como por exemplo começando pela organização da sua própria mesa. Pessoa organizada sabe cumprir prazos, entregar metas e atingir resultados. A partir desses pontos, esses profissionais se tornam mais reconhecidos pelos líderes e gerentes que buscam promover um membro da empresa.



De acordo com informações do portal JusBrasil, o neurologista da ABN (Academia Brasileira de Neurologia), Leandro Teles, afirma que a organização simplifica o trabalho do cérebro, pois possibilita que ele anteveja o seu esforço para executar suas funções. Quanto mais organizado um colaborador for, mais rendimento ele terá perante a performance de suas tarefas. Mas para isso é preciso levar em consideração também a sua saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Inpress Porter Novelli (Portal de RP) em parceria com o IBPAD (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados) mostrou que 70% dos colaboradores disseram estar mais tensos ou preocupados com o trabalho devido a Covid-19.




Para Jéssica Giustino, Gerente de RH do Cebrac Franchising, a organização está interligada à saúde mental. “Uma pessoa que tem um conjunto de metas em um planejamento a seguir e estabelece um ritmo para cumpri-las educa a mente para atuar com responsabilidade. Além disso, leva uma vida mais leve, sabendo das suas funções do dia a dia”, ressalta Jéssica.



Aprimorar a mente para atender as responsabilidades do dia requer o hábito de estabelecer a organização seja na vida pessoal ou profissional. “Ter uma vida organizada é ter a garantia de uma vida mais próspera em todos os aspectos. No âmbito profissional, as pessoas organizadas cumprem metas e estipulam o seu tempo para cada tarefa. Com isso, elas são referências no ambiente de trabalho pois possuem uma mente mais focada para cada objetivo do dia.”, explica Luciana Fontes, superintendente do Cebrac Franchising.



Uma mesa organizada de um profissional reflete muito no modo de como ela lida com as tarefas. De acordo com a opinião de Heather Clawson, blogueira e autora do livro Habitually Chic Creativy at Work, constatou que o sucesso corporativo exige organização e estilo (identidade). Segundo ela, uma mesa organizada revela muito sobre o desempenho de um profissional.



Pensando nisso, Jéssica Giustino, cita alguns tópicos curiosos que os hábitos organizados podem causar. Confira:



1- Sono melhor: Pessoas organizadas têm o estresse reduzido. De acordo com o Journal of Neuroscience, um simples gesto de organização, como arrumar a cama pela manhã, já faz a diferença. Pessoas que arrumam suas camas todas as manhãs têm 10% mais chances de relatar uma boa noite de sono.




2- Mente saudável: Ser organizado diminui a pressão arterial. O bem-estar no trabalho pode aumentar a produtividade em até 12%, segundo a Mental Health Foundation (Instituição de Caridade do Reino Unido). O profissional pode reservar sua atenção para tarefas mais importantes ou mais agradáveis, contribuindo para um aumento na qualidade de vida.




3- Redução de doenças neurodegenerativas: Responsabilidade, autocontrole e foco são características que podem reduzir em 20% o risco de doenças neurodegenerativas, como: Alzheimer; Parkinson; Esclerose Múltipla. Segundo um estudo da revista Neuroepidemiology.




Quer ter uma vida saudável e ser indicado para uma promoção no trabalho?! Comece organizando a sua própria mesa. Luciana Fontes dá dicas para que a sua mesa do escritório se torne visivelmente mais agradável?




1- Espalhe frases de motivação;

2 - Tenha livros expostos;

3 - Coloque um objeto que represente a sua personalidade (Ex: Flores ou um quadro pequeno);

4 - Tenha uma mesa confortável e a mantenha sempre limpa.




Ter uma mente saudável e em paz é fundamental para crescer no ambiente profissional. Prepare-se para o mercado de trabalho e desenvolva as suas habilidades, conheça os cursos do CEBRAC aqui!




CEBRAC

No CEBRAC você vai além do conhecimento técnico e específico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. O CEBRAC possui 27 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Veja os cursos aqui!

Postar um comentário

0 Comentários