Como obter uma ótima gestão de marketing com um orçamento apertado?


 

Tem muitos pontos e estratégias que uma empresa não pode ignorar de jeito nenhum, entre os mais importantes deles, podemos dizer que um destaque especial cabe à gestão de marketing, o que simplesmente acaba fazendo toda diferença.

De fato, pode até haver um ou outro detalhe na rotina de um negócio que, com o passar do tempo, não traga tantas mudanças. 

Mas, este absolutamente não é o caso do marketing e de sua gestão ou administração, que é algo absolutamente fundamental.

A começar pelo marketing em si mesmo, como no caso de uma empresa de aluguel de sala comercial por hora, que simplesmente precisará educar o seu público para que ele compreenda que tipo de serviço exatamente é esse.

Afinal, todo esse universo de coworking e de locação de salas comerciais é algo ainda relativamente novo no Brasil.

 Até pouco tempo atrás ninguém nem sabia do que se tratava, além de que alugar uma sala por uma hora apenas era algo impensável.

Pois bem, a novidade chegou e a inovação bateu à porta, de modo que agora é preciso que as empresas se adaptem ao novo mercado, ao passo em que o público-alvo também precisa começar a ser impactado de alguma forma ativa e criativa.

É exatamente aí que entra o esforço do marketing, no sentido de criar uma narrativa por meio de ações ou campanhas que expliquem às pessoas do que se trata aquela solução, seja um produto ou serviço, e como ela pode facilitar sua vida.

Neste sentido, o papel do marketing é o de fazer com que uma marca apareça do jeito certo, na hora certa e para as pessoas certas. 

Quanto maior for a assertividade desse esforço, mais eficiente ele terá e melhores serão as vendas.

Tudo isso sempre foi assim, agora com o marketing digital essas tendências se agravaram ainda mais. Como no caso de uma empresa que faz comodato máquina de café expresso e quer marcar presença nos motores de busca e nas redes sociais.

Naturalmente, cada novidade traz novos desafios, mas também novas possibilidades, de modo que sempre vale a pena lutar para se adaptar, pois no fim das contas quem consegue fazer isso é quem sai na frente em termos de concorrência.

Justamente, alguns pensam que isso tem a ver com sorte ou que seja algo que só se limita às grandes marcas internacionais. 

Mas, simplesmente não é verdade, pois qualquer negócio que obtiver uma boa gestão de marketing poderá melhorar seus resultados.

Mesmo que esse negócio trabalhe com um orçamento apertado. Até porque, uma das maiores vantagens que a internet tem é, realmente, a da democratização e da inclusão, permitindo que agora qualquer um possa participar.

Portanto, se antes eram apenas as grandes marcas que conseguiram marcar presença na televisão, no rádio e nos poucos veículos de mídia existentes, com o universo digital isso realmente mudou da água para o vinho.

Basta abrir um buscador como o Google, o Bing ou o Yahoo, que são os mais usados no Brasil, e pesquisar por algo como consultoria contábil para encontrar centenas ou mesmo milhares de resultados, alguns bem próximos de quem fez a pergunta.

Se conciliamos isso com a gestão ou administração do mesmo marketing, então obtemos uma fórmula mágica que pode fazer com que qualquer um cresça sem limites, gastando pouco, ampliando-se organicamente e acumulando resultados incríveis.

Por isso, é que decidimos escrever este conteúdo, aprofundando tudo sobre como obter uma ótima gestão de marketing com um orçamento apertado. O que implica trazer conceitos, características e qual a importância disso tudo.

Sem falar que também vamos enumerar as 3 dicas de como obter uma ótima gestão ou administração de marketing na prática, com conselhos que qualquer um que tenha orçamento apertado possa colocar em prática.

É até interessante poder trazer exemplos bem concretos de segmentos e nichos de mercados reais, como temos feito e faremos abaixo. Isso ajuda a ilustrar as dicas ou informações e torná-las acessíveis a qualquer um.

Inclusive, um aspecto positivo da gestão de marketing de hoje é que ela realmente evoluiu tanto que já pode ser aplicada a qualquer modelo de negócios, tanto um de venda no varejo quanto um de serviços como limpeza de carpete empresarial.

Ou seja, basta que haja ali um empresário, um gestor ou um grupo de líderes engajado que realmente tenha um desejo sério e sincero de crescer, que com a gestão de marketing os meios vão se concretizando e conquistando a promessa.

Dito tudo isto, se o seu interesse como leitor é precisamente o de compreender como algumas medidas relativamente simples podem mudar para sempre a história de sua empresa ou marca, então basta que você siga adiante.

O que é e sua importância?

Como vimos, tudo no mundo corporativo começa com um bom planejamento, então no caso do marketing não pode ser diferente. 

Esse plano de ação inclui aspectos teóricos e conceituais que servem como base, e depois estratégias e metas a serem atingidas.

Na verdade, é interessante dizer isso, pois há uma diferença sutil entre gestão ou administração e planejamento. 

Na prática, o segundo estágio é o que vistoria e efetiva o primeiro, sem que nenhuma tática possa sair do papel jamais.

Isso quer dizer que para uma gestão de marketing funcionar com orçamento baixo, primeiro é necessário concluir um plano que seja capaz de traçar todos os objetivos e metas que se pode esperar da atuação efetiva daquela marca.

Se ela atua com cabeamento estruturado de redes, por exemplo, é preciso fazer todo um esforço entre os donos e sócios, resgatando a filosofia da marca e traduzindo isso em uma cultura corporativa mais prática e mais enxuta.

Na prática, o planejamento costuma contar com os seguintes pontos:

  • Análise da situação atual;

  • Definição dos perfis da sua persona;

  • Análise de mercado e da concorrência;

  • Definição das metas e objetivos;

  • Planos de ação e equipes envolvidas;

  • Cronograma (agenda) e orçamento;

  • Monitoramento de resultados.

Enfim, é em cima disso que uma gestão pode e deve ser feita, sobretudo quando o que a empresa procura é otimizar os gastos e custos de operação do marketing.

Infelizmente, hoje é muito comum achar que a gestão de marketing começa com ações práticas ou imediatas voltadas para esse departamento, quando no fundo é preciso revisitar todos esses pontos listados.

Também vem daí a importância desse esforço todo. Afinal, ninguém vai querer colocar metas de marketing e crescimento para, no meio do caminho, descobrir que o orçamento acabou, tendo de interromper as ações.

Passos de como obter isso

É preciso saber tudo sobre ele desde o começo, com muita clareza, o mesmo vale para a equipe e os funcionários envolvidos, por exemplo, pois sem uma visão clara de quanta mão de obra se tem, o risco seria o mesmo, de ter de parar no meio de uma estratégia.

  1. Crie conteúdos incríveis

Hoje não é possível falar sobre gestão de marketing sem falar na importância da criação de conteúdos, que é o melhor meio de administrar seu website.

No fundo, foi-se a época em que bastava ter uma página institucional com os dados de contato da empresa, como se ela fosse um cartão de visitas digital.

É preciso criar toda uma plataforma por meio da qual os clientes possam navegar e ter uma experiência muito mais dinâmica. 

Agora, imagine como uma empresa da área de projetos de ar condicionado pode tocar essa frente com sucesso.

É possível escrever artigos que tragam um aprofundamento das melhores palavras-chave de sua área, logo tornando-se uma referência na área.

Depois, é preciso pensar nas novas gerações, criando também multimídias de conteúdo em ebooks, áudios, podcasts, vídeos, lives e tantos outros formatos. 

Tudo isso tem valor baixo, pois depende apenas do seu conteúdo e conhecimento sobre seu segmento.

  1. Programas e softwares

Outra dica de baixo custo é a de algumas frentes tecnológicas da área de software. Ressaltando que instalar um pátio de máquinas novas ou um sistema inteiramente automatizado é algo caro, mas há programas bacanas que chegam a ser gratuitos.

Assim, uma fábrica de carimbo personalizado consegue fazer a gestão do seu marketing pelo computador, utilizando algumas funcionalidades básicas que já ajudam e muito na operação diária.

Com o tempo, assim que a situação melhorar ou a empresa amadurecer, basta ativar as versões pagas dos mesmos programas, que costumam fazer um upgrade.

  1. Faça boas parcerias

Por fim, uma última dica de ouro é fazer parcerias, pois assim você economiza não apenas recursos financeiros, mas também seu tempo.

Basta imaginar uma empresa de adesivo vinil personalizado fazendo lives com as maiores autoridades do seu segmento.

O efeito disso é que a autoridade da sua marca vai crescer bem mais rápido, então você vai obter por meio dos parceiros um retorno que só altos gastos com tráfego poderiam trazer.

Considerações finais

Sendo assim, falar sobre gestão de marketing é o mesmo que falar sobre o futuro da empresa, pois uma marca depende disso para crescer de modo sólido.

Acima trouxemos conceitos e conselhos práticos que ajudam qualquer um a atingir esse patamar sem colocar a mão no bolso, só por meio de conteúdos, programas gratuitos e boas parcerias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Postar um comentário

0 Comentários