8 de Março: O impacto das lideranças femininas nas empresas


Pesquisa aponta que mulheres representam 78% dos cargos de chefia em 295 companhias do Brasil
 

Relatório Women in Business mostra que mulheres são maioria nos cargos de liderança em 34% das empresas de médio porte no Brasil - Imagem: Unsplash

 

A representatividade feminina é cada vez maior na gestão das empresas de todo o planeta. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), mostrou que as mulheres ocupam 78% dos cargos de liderança em 295 companhias alocadas no país.
 

Embora o apontamento seja positivo e os números mostrem clara evolução no quadro de líderes do sexo feminino, o Relatório Global de Gênero do Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2021, não trouxe pontos positivos a curto prazo sobre a equiparação aos números de homens nos cargos de chefia. De acordo com o levantamento, a perspectiva para o fim da disparidade entre mulheres e homens na chefia das companhias na América Latina e no Caribe, tem como cenário base apenas o ano de 2091. A diferença também é considerável quando se trata de ganhos financeiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), elas ainda recebem cerca de 22% menos que os homens.
 

Já no universo das franquias, o contexto se desenha mais favorável às mulheres. O estudo “Liderança Feminina no Franchising”, realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), aponta que as pessoas do sexo feminino comandam 49% das unidades próprias ou franqueadas. Ainda segundo a pesquisa, o faturamento dos estabelecimentos chefiados por gestoras chega a ser 34% maior do que nos liderados por homens. Segundo Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas, o diferencial das líderes está na potencial resiliência de cada mulher. “Superar as barreiras que colocam em nosso caminho é uma missão diária para nós. Acredito que muito dessa capacidade de gestão vem dos desafios que nos impuseram e conseguimos superar. A força de vontade que nos tira da zona de conforto e nos faz enfrentar as batalhas traz ótimas recompensas e o resultado é consequência de todo o nosso trabalho”, declara Leiza.
 

Para a CEO da Minds Idiomas, um dos aspectos mais relevantes para a ascensão das mulheres no mercado de trabalho é a possibilidade de aprender um novo idioma. O apontamento vai ao encontro de uma pesquisa do portal de empregos LoveMondays/Glassdoor, no qual o salário de uma pessoa do sexo feminino que seja bilíngue pode ser 50% maior. “O aprendizado de um novo idioma traz benefícios em diversos pontos. Além do salário, a chance de absorver uma cultura diferente e ter uma abertura para novas possibilidades, novos caminhos e a realização daquilo que antes não nos era permitido sonhar”, cita a CEO da Minds Idiomas.
 

O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, traz a lembrança de destacarmos todos os dias a importância do empoderamento feminino à frente de projetos que buscam a redução da desigualdade nas relações interpessoais e profissionais. Mais de 90% das franquias Minds tem uma mulher como Sócia franqueada, e tem orgulho em dizer que apoia todas as campanhas que favorecem o protagonismo das mulheres.

 

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Em 8 de março de 1917, mais de 90 mil trabalhadoras tomaram as ruas da Rússia para protestar a favor da melhoria das condições de trabalho e de vida. O alvo das manifestações era o Czar Nicolau II (1868-1918). A luta das mulheres russas serviu como exemplo ao mundo e deu origem ao Dia Internacional da Mulher. A manifestação ganhou o nome de "Pão e Paz", pois as operárias se dirigiam de maneira direta contra as atrocidades cometidas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).


 

Sobre a Minds Idiomas

Com 15 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando aqui!

Postar um comentário

0 Comentários